sexta-feira, 20 de março de 2020

COVID-19: Em comunicado, Sivaldo revela que Governo do Estado pode reativar unidades privadas de saúde para tratar pacientes com Coronavírus em Garanhuns. Segundo Deputado, Dom Moura também deve atender parte da demanda; neste caso, com adequação de setores do Hospital

Albino: “Estamos integrados com Fé em Deus e Muito trabalho, para que 
tenhamos o menor impacto possível na vida dos pernambucanos”

O Governo de Pernambuco, junto com a prefeitura do Recife, divulgou na quarta-feira (18) o aumento de leitos de UTI e de retaguarda da rede estadual de saúde em tempos de coronavírus. São mais 1000 leitos, sendo 400 de UTI na capital e 600 de retaguarda no interior que se somam aos existentes. Até dois hospitais que estavam desativados foram assumidos pelo estado para a missão.

No primeiro momento, e de forma emergencial, o governo buscou leitos que já estivessem prontos e disponíveis por região. A prioridade foi a região metropolitana, por onde começou a pandemia no estado, e Caruaru, que já tinha quase 20 casos em investigação. A partir daí, regionalmente, a cada 100Km em direção ao Sertão, a Secretaria Estadual de Saúde conseguiu leitos também em Araripina, Serra Talhada e Petrolina.

Em Garanhuns, iniciou-se também na quarta-feira o processo de verificação de leitos que estarão à disposição para pacientes de Coronavírus, inclusive na rede privada. A missão vem sendo conduzida pelo deputado Sivaldo Albino e pela V GERES. “Visitei os hospitais em Garanhuns e estamos vendo inclusive antigas unidades de saúde particulares que possam ser reativadas pelo Governo do Estado para tratamento exclusivamente de pacientes com Coronavírus” – Afirmou o deputado.

O Hospital Dom Moura também deve atender parte desta demanda, com adequação de setores da unidade hospitalar.

Segundo Sivaldo Albino, o governo do estado tem dado respostas rápidas no enfrentamento à esta pandemia, com planejamento e monitoramento diário: “Estamos integrados para que tenhamos o menor impacto possível na vida dos pernambucanos. Com fé em Deus e muito trabalho.” – Finaliza.
. 

BRASÍLIA: Bolsonaro diz que pode já ter sido infectado pelo coronavírus e revela que em breve poderá fazer novo teste

Bolsonaro: “Aqui em casa, toda a família deu negativo. Talvez, eu tenha sido 
infectado lá atrás e nem fiquei sabendo. Talvez. E estou com anticorpo.”

BRASÍLIA — O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira que pode fazer um terceiro exame para saber se está com o novo coronavírus e mencionou a possibilidade de já ter sido infectado. Até agora, 22 pessoas que participaram da viagem de Bolsonaro aos Estados Unidos, no início do mês, testaram positivo para o vírus.

— Eu estou bem. Fiz dois testes. Talvez faça mais um até. Recebo orientação médica — disse Bolsonaro, na saída do Palácio da Alvorada. 

Bolsonaro ainda levantou a hipótese de ter sido contaminado pelo vírus e não ter descoberto:

— Aqui em casa, toda a família deu negativo. Talvez, eu tenha sido infectado lá atrás e nem fiquei sabendo. Talvez. E estou com anticorpo.

Bolsonaro fez o primeiro teste no dia 12, após o secretário de Comunicação Social, Fabio Wajngarten, ter sido diagnosticado com o vírus. O segundo exame foi feito na última terça-feira. Depois de fazer o teste, contudo, o presidente teve contato com ao menos uma pessoa que foi diagnosticada com o vírus: o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno.

Na quarta-feira, após a divulgação do resultado de Heleno, Bolsonaro já havia dito que não via problemas em fazer um novo exame:

— Não tem problema nenhum. Não sei o prazo mínimo, (o ministro da Saúde, Luiz Henrique) Mandetta pode me dizer quando é que eu posso me submeter a um novo exame. Sem problema nenhum, posso me submeter a um novo exame.

Nesta sexta-feira, foi divulgado que mais quatro membros da comitiva que foi aos EUA estão com o vírus: o ajudante de ordens Major Cid; o assessor-chefe adjunto da Presidência, Filipe Martins; o chefe do cerimonial da Presidência; Carlos França e o diretor-adjunto do Departamento de Segurança, Coronel Gustavo Suarez. Os novos casos foram confirmados por Bolsonaro na manhã desta sexta-feira.

O Globo

Ex-senador Armando Monteiro testa positivo para o novo coronavírus

Atualmente, Armando está sem febre e outros sintomas graves 
da doença; o que lhe proporciona um quadro de "absoluta normalidade".

O ex-senador Armando Monteiro, de 68 anos, testou positivo para o novo coronavírus. Atual presidente do PTB em Pernambuco, Armando está em isolamento doméstico, tomando os cuidados médicos para o tratamento da doença. Segundo o petebista, ele teria feito os exames após voltar de Brasília, onde teve contato com várias lideranças políticas que foram diagnosticadas com a Covid-19. 

De acordo com o ex-senador, ele está sem febre e outros sintomas graves da doença; o que lhe proporciona um quadro de "absoluta normalidade".

Diário de Pernambuco

GARANHUNS: Prefeito age rápido e edita novo Decreto visando conter a disseminação do Covid-19 no Município. Obras públicas e privadas estão suspensas. Bares, Lanchonetes e Restaurantes devem ser fechados

As novas medidas do decreto n° 018/2020 entram em vigor a partir
deste sábado (21), e terão validade por um prazo de 15 dias.

O Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, anunciou, nesta sexta-feira (20), medidas rigorosas de combate ao novo coronavírus no município. O decreto municipal n° 018/2020, editado pelo gestor, determina o fechamento de lojas do comércio, restaurantes, bares e parques, bem como a suspensão das feiras livres e serviços de transporte alternativo em Garanhuns.

Após reunião realizada hoje, em seu Gabinete, no Palácio Celso Galvão, para a definição de ações preventivas imediatas, o prefeito Izaías Régis concedeu uma coletiva para profissionais da imprensa local, em conjunto o médico otorrinolaringologista Fernando Câmara. Também participaram da ocasião profissionais do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Procuradoria do Município, Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato do Comércio Varejista de Garanhuns (Sindilojas), Federação do Comércio de Bens (Fecomércio) e Sindicato dos Comerciários.

O novo decreto modifica o artigo 8º do Decreto Municipal n° 015/2020, e será publicado em edição extraordinária do Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco (Amupe), desta sexta-feira (20). “A nossa responsabilidade com os moradores de Garanhuns é muito grande. Por isso, estamos determinando o fechamento do comércio por 15 dias, além de outras medidas rigorosas. Conto com o apoio dos comerciários e da população, para que entendam a medida de urgência, e nos ajudem no combate ao coronavírus, permanecendo em suas casas e cumprindo com o decreto”, pontuou o gestor.

As novas medidas do decreto n° 018/2020 proíbem o funcionamento, a partir deste sábado (21), durante o prazo de 15 dias, de bares e restaurantes, salões de beleza, clubes sociais, lanchonetes e correlatas, e lojas em galerias ou correlatas a shopping centers. A partir desta segunda-feira (23), fica proibido o funcionamento do comércio em geral, incluindo também os mercados públicos municipais. Com exceção de mercados, supermercados, farmácias e postos de gasolina. Esta medida é válida até o dia 31 de março, podendo ser prorrogada.
.

Também ficam suspensos os serviços de transportes alternativos de qualquer região, com exceção para transportes de urgência, e também para pacientes em tratamentos oncológicos e de hemodiálise. Os atendimentos ambulatoriais nas unidades próprias e credenciadas da Rede de Saúde de Garanhuns estão suspensos a partir da segunda-feira, até que haja uma nova decisão. A suspensão também é válida para as feiras livres do município, a partir do domingo (22), sendo o último dia para realização destas.

Seguem suspensos, sem exceções, durante o período de validade do decreto, todos os eventos públicos e particulares, sejam eles de caráter cultural, religioso ou comemorativo, cuja previsão de aglomeração seja superior a 50 pessoas. Lanchonetes e restaurantes poderão funcionar apenas por meio de entregas delivery.

No âmbito da administração pública, os servidores com idade superior a 60 anos, e/ou que sejam detentores de doenças crônicas que implicam em maior risco de morbimortalidade relacionada à covid-19, poderão exercer suas funções em sistema home office, mediante comprovação da enfermidade. Os secretários municipais estão autorizados a conceder sistema home office aos demais servidores, com exceção dos servidores da Secretaria de Saúde, Autarquia Municipal de Segurança Trânsito e Transportes, Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SADH) e Defesa Civil. Servidores que apresentarem sintomas relacionados à covid-19 deverão ficar em isolamento, sem necessidade de apresentação de atestado médico para o afastamento.

Também fica determinada a suspensão de obras de construção civil, públicas ou privadas. Além da emissão de alvarás de construção ou início de novas obras por um prazo de 15 dias, que poderá ser prorrogado. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos analisará a necessidade de continuidade de obras públicas, apenas para atendimento ao combate à covid-19, podendo determinar a suspensão de sua execução por um prazo de 15 dias ou mais.

O funcionamento dos Parques Euclides Dourados e Ruber Van Der Linden (Pau Pombo) estará suspenso a partir deste sábado (21), durante o período de 15 dias, que também pode ser prorrogado. Fica recomendado aos supermercados a criação de horário especial para atendimento exclusivo às pessoas acima de 60 anos. Por fim, o decreto autoriza também que o Poder Público requisite espaços em cemitérios privados, havendo tal necessidade.
.

Sistema de saúde pública entrará em colapso em abril, afirma Mandetta

Ainda de acordo com Ministro, a previsão para a queda da curva de infecção se dará apenas em 
setembro, mantendo durante  cinco meses a alta transmissão do coronavírus no país.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou que a curva de transmissão do novo coronavírus deve se iniciar nos próximos 10 dias, com rápida subida no número de casos entre os meses de abril, maio e junho. De acordo com Mandetta, no final de abril o sistema público de saúde brasileiro pode entrar em colapso. 

"Claramente, em final de abril nosso sistema de saúde entra em colapso. Colapso é quando você tem dinheiro, mas não tem onde entrar (nos hospitais)", afirmou Mandetta, ao lado do presidente Jair Bolsonaro. Eles participam de videoconferência, nesta sexta-feira (20), com empresários sobre medidas de enfrentamento ao coronavírus.

O ministro afirmou, ainda, que a previsão para a queda da curva de infecção se dará apenas em setembro, mantendo durante  cinco meses a alta transissão do coronavírus no país.  "A gente está modelando para ver se trabalhamos com algumas interrupções, segurando o máximo dos idosos que são quem leva ao colapso do sistema", afirmou Mandetta sobre possíveis medidas de contenção dos casos.

          Diário de Pernambuco

BOA NOTÍCIA: Primeira paciente pernambucana com coronavírus está curada, segundo informa a Secretaria de Saúde do Estado

Até o momento, 31 casos da doença
foram confirmados no Estado. Até ontem, eram 28.

A mulher de 66 anos, que ao lado do marido foi a primeira diagnosticada com a Covid-19 em Pernambuco, teve cura clínica constatada nesta sexta-feira (20).

Ela estava internada no Real Hospital Português. O marido dela, de 71 anos, e outros oito pacientes da doença, permanecem internados, todos estáveis. Os demais casos confirmados estão em isolamento domiciliar. Nas últimas 24 horas, o número de casos confirmados da Covid-19 em Pernambuco subiu de 28 para 31. Dois deles são residentes no Recife e um em Jaboatão dos Guararapes.

O total de notificações no estado até as 12h desta sexta é de 520 casos, sendo 289 ainda em investigação.

Diário de Pernambuco

GARANHUNS: Secretaria de Saúde confirma que dois casos de Coronavírus estão sendo investigados no município

Vigilância Epidemiológica reitera que os casos em investigação estarão
em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela equipe do departamento.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, informa que atualmente existem dois casos do novo coronavírus em investigação no município. De acordo com a NOTA TÉCNICA N°3/2020 publicada hoje (19/03) pela Secretaria Estadual de Saúde, esses dois casos não se enquadrariam mais na definição como ‘suspeitos’, consequentemente sem a necessidade de notificação.

Essa medida segue a orientação do Ministério da Saúde, já que Pernambuco possui casos confirmados por transmissão comunitária, o que resulta na notificação apenas de casos graves da doença (Síndrome Respiratória Aguda Grave). Como o quadro que estamos enfrentando do coronavírus é dinâmico, as mudanças estarão sendo esclarecidas diariamente.

A Vigilância Epidemiológica reitera que independente da notificação, os casos em investigação estarão em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela equipe do departamento. Outros detalhes sobre as novas definições de caso serão publicadas no Boletim Informativo Diário da Secretaria Municipal de Saúde, disponível no Portal da Prefeitura de Garanhuns, amanhã (20).
.

RECIFE: Governador determina o fechamento de Shoppings, Bares, Restaurantes e Comércio de Praia por conta do Coronavírus

Paulo Câmara: "A mensagem principal que quero deixar para cada um dos senhores e das senhoras 
é que precisamos que o máximo possível de pessoas permaneçam em suas casas”.

O Governo de Pernambuco mandou fechar shoppings, salões de beleza e correlatos, clubes sociais, bares, restaurantes, lanchonetes e comércio de praia para conter o avanço Coronavírus no Estado. A determinação, válida a partir desse sábado, 21, foi anunciada durante um pronunciamento do governador Paulo Câmara, ontem, quinta-feira, dia 19. 

Até essa quarta-feira, dia 18, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) divulgou que 22 pessoas estavam infectadas pela doença em Pernambuco, e 364 casos estão em investigação. Um novo boletim será divulgado ainda nesta quinta-feira. 

Segundo o governador de Pernambuco, bares e restaurantes poderão continuar a funcionar, desde que apenas para a realização de entregas. Os parques e praias permanecerão abertos, segundo determinação do Governo Estadual, para corridas, caminhadas e outras práticas esportivas. Durante o pronunciamento, Paulo Câmara estava com os olhos marejados e pediu para as pessoas ficarem em casa.

"A mensagem principal que quero deixar para cada um dos senhores e das senhoras é que precisamos que o máximo possível de pessoas permaneçam em suas casas. Limitem, efetivamente, suas saídas, a ir ao supermercado, farmácia, itens de primeira necessidade", declarou o Governador Paulo Câmara. 

JC Online