terça-feira, 17 de março de 2020

CORONAVÍRUS: Campeonato Pernambucano de Futebol é suspenso por tempo indeterminado

Outros campeonatos também foram suspensos, dentre eles:
o Paulista, Mineiro, Gaúcho, Alagoano e o Carioca.

A Federação Pernambucano de Futebol (FPF) anunciou a paralisação do Campeonato Pernambucano da Série A1 2020, no início da noite dessa segunda-feira, dia 16. A decisão acontece antes da disputa da última rodada da primeira fase da competição, marcada inicialmente para o dia 25 de março, a quarta-feira da próxima semana. Os cancelamentos das disputas acontecem em razão do novo coronavírus.

De acordo com o diretor de competições Murilo Falcão, suspender a Competição foi uma resolução da presidência da entidade e não há tempo determinado para o retorno da disputa. O Sindicato dos Jogadores Profissionais de Pernambuco também solicitou na FPF a suspensão do campeonato estadual e também da Copa do Nordeste, através de ofício. O Sindicato pede, de acordo com o presidente Ramón, ex-atacante, a paralisação até que a situação do coronavírus seja resolvida.

Os Jogos dos Campeonatos Paulista, Mineiro, Gaúcho, Alagoano e Carioca também foram suspensos. A CBF também paralisou as competições Nacionais por conta da pandemia do Coronavírus. A paralisação da Copa do Nordeste também deve ser anunciada nas próximas horas.

Jornal do Commercio

NÚMERO DE INFECTADOS SUBIU DE 7 PARA 18 NO ESTADO E PRIMEIRO CASO NO INTERIOR FOI REGISTRADO EM BELO JARDIM: Por causa do coronavírus, Governador determina suspensão das aulas em escolas públicas e privadas, assim como nas universidades de todo o Estado

Na última quarta-feira (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS)
declarou o novo coronavírus (covid-19) como uma pandemia.

Devido ao avanço do novo coronavírus (covid-19), o Governador de Pernambuco determinou, por tempo indeterminado, a suspensão das aulas em toda a rede estadual de educação, pública e privada, a partir desta quarta-feira (18). Nesta segunda-feira (16), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou que há 18 infectados, incluindo uma criança de 10 anos.

"Fica determinada, a partir do dia 18 de março de 2020, a suspensão do funcionamento das escolas, universidades e demais estabelecimentos de ensino, público ou privados, em todo o Estado de Pernambuco", diz trecho do decreto assinado pelo governador Paulo Câmara (PSB) nesta segunda-feira (16).

Novas medidas contra o coronavírus - Além da suspensão das aulas, o governador Paulo Câmara anunciou, em entrevista coletiva na noite desta segunda-feira (16), no Palácio do Campo das Princesas, novas medidas sanitárias para diminuir o contágio do coronavírus. Ficou acertado que haverá a higienização dos coletivos após todas as viagens realizadas, triplicando o número de limpezas feitas atualmente. O governo informou que estações e terminais também serão higienizados frequentemente.

Casos confirmados de coronavírus em Pernambuco - A SES-PE informou, nesta segunda-feira (16) que já foram confirmados laboratorialmente, pelo Instituto Evandro Chagas (Pará) e Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), 18 casos do novo coronavírus em Pernambuco.
"
Ao todo, foram notificados, entre o dia 25 de fevereiro e a manhã desta segunda-feira (16), 183 casos suspeitos para covid-19, com as 18 confirmações, três prováveis (pessoas investigadas que tiveram contato próximo ou domiciliar com caso confirmado), 81 descartados e outros 81 ainda em investigação. Entre os 18 casos confirmados, 4 são de pessoas que tiveram contato com confirmados, o que configura transmissão local do vírus. Até o momento, não há transmissão comunitária em Pernambuco, ou seja, o vírus não está circulando na sociedade sem conhecimento da sua origem. Está restrito e circulando em um grupo determinado de pessoas", diz o boletim divulgado pelo órgão.

Belo Jardim - Foi confirmado um caso em Belo Jardim. O paciente deu entrada no Hospital Santa Fé com sintomas de gripe e depois transferido para um hospital da capital. Ele e a família tinham viajado à Itália recentemente.
.

Casos confirmados do novo coronavírus no Brasil ultrapassam 230 - Os casos confirmados do novo coronavírus alcançaram 234 nesta segunda-feira (16), segundo a atualização divulgada pelo Ministério da Saúde. É mais do que o dobro de três dias atrás. Na sexta-feira (13), o total passou de 100 pela primeira vez e agora já ultrapassa os 200. Nesse domingo (15), o balanço registrou 200 pessoas infectadas.

Prevenção - O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o coronavírus. Entre as medidas estão:

Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.

Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

Evitar contato próximo com pessoas doentes.

Ficar em casa quando estiver doente.

Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.

Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com freqüência.

Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Para a realização de procedimentos que gerem aerossolização de secreções respiratórias como intubação, aspiração de vias aéreas ou indução de escarro, deverá ser utilizado precaução por aerossóis, com uso de máscara N95.
.

O que é coronavírus? - Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.

A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1. 

Pandemia - Na última quarta-feira (11), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o novo coronavírus (covid-19) como uma pandemia. Uma doença infecciosa é considerada uma pandemia quando sua disseminação sai do controle e se espalha por uma região geográfica ou mesmo por todo o planeta, afetando uma grande quantidade de pessoas. Mais de 118 mil pessoas foram infectadas em 114 países. Ao todo, mais de 4.300 mortes foram registradas.

Garanhuns: Prefeito edita Decreto e adota medidas preventivas relacionadas ao novo coronavírus. Aulas e eventos estão suspensos

Decreto n° 015/2020 que regulamenta ações preventivas será
publicado nesta terça (17), e tem validade de 15 dias.

O Governo Municipal de Garanhuns informa sobre as medidas preventivas temporárias que serão adotadas, por meio do Decreto n° 015/2020, assinado pelo prefeito Izaías Régis, nesta segunda-feira (16), em virtude do combate e prevenção ao contágio do novo coronavírus (Covid-19). Em virtude disso, uma reunião foi realizada hoje, no Gabinete do Prefeito, no Palácio Celso Galvão, com o objetivo de instalar um Comitê Municipal, para monitoramento e promoção de ações imediatas de combate ao coronavírus, levando em consideração que no município ainda não há caso confirmado ou suspeito da doença.

A partir do decreto, que será publicado no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco (Amupe) desta terça-feira (17), e tem validade de 15 dias, fica instituído o Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública (COE), presidido pela Secretaria Municipal de Saúde, e composto também pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica, além da Chefia de Gabinete do Prefeito, Procuradoria do Município, e Secretarias de Comunicação Social, Governo, Ouvidoria e Articulação Política, Educação e Controladoria do Município. “Estamos adotando várias medidas para atuar na prevenção ao coronavírus, pensando na saúde e bem-estar da população de Garanhuns, integrando as secretarias e órgãos competentes da nossa cidade”, afirmou o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis.

As medidas do decreto deverão ser cumpridas integralmente por todos os órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura de Garanhuns, além da população em geral. De imediato, estão suspensos todos os eventos públicos e particulares, sejam eles de caráter religioso, cultural ou comemorativo, cuja previsão de aglomeração seja superior a 100 pessoas.
.

Os eventos, com previsão de aglomeração superior a 100 pessoas, dependerão de autorização prévia da administração municipal, devendo ser fiscalizados pela Vigilância Epidemiológica, que poderá utilizar do poder de polícia para cancelar o evento, caso sejam descumpridas as determinações descritas anteriormente. Também estão canceladas todas as viagens de servidores da Prefeitura para cidades onde estão registrados casos comunitários ou locais do Covid-19. As reuniões entre servidores e consultores oriundos de cidades onde existem casos da doença deverão ser realizadas por meio de videoconferência.

Estão suspensas as aulas na Rede Municipal Pública e Privada de Ensino a partir desta quarta-feira (18), até o dia 30 de março de 2020; bem como as reuniões institucionais no âmbito da administração pública direta e indireta, com exceção daquelas que atendem a assuntos excepcionais de interesse público. Com o objetivo de garantir a alimentação dos alunos da Rede Municipal de Ensino, a Secretaria de Educação poderá ainda entregar kits merenda, ou alimentação pronta, aos pais e responsáveis, durante o período. Também ficam suspensas as atividades em grupos voltadas para crianças, adolescentes e idosos nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV’s) dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras’s) da cidade.

Os servidores com idade superior a 60 anos, e/ou que sejam detentores de doenças crônicas que implicam em risco de maior morbimortalidade relacionada ao Covid-19, poderão, mediante comprovação da enfermidade, exercer suas funções em sistema home office. Fica autorizada a realização de despesas, inclusive com dispensa de licitação, para a contratação de profissionais e pessoas jurídicas, aquisição de medicamentos e outros insumos para o enfrentamento da epidemia no município.
. 

Todos os cidadãos que tenham regressado de viagem internacional ou de locais onde hajam casos comunitários do Covid-19 deverão ficar em isolamento domiciliar durante sete dias, contando com a perícia de equipe das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) no período.

Todos os passageiros de avião que tenham retornado de capitais de estados que já tenham a transmissão comunitária, ou de outros locais que possuam casos comunitários ou locais do Covid-19, deverão fornecer dados à equipe de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura, com a finalidade de ser cadastrados para garantir monitoramento e prevenção. Bem  como os passageiros de ônibus oriundos de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, ou de outros locais que possuam casos comunitários ou locais da doença.

As coletas das amostras do Covid-19 só poderão ser realizadas pelos profissionais de saúde do município de Garanhuns com autorização da Vª Geres e/ou Secretaria Estadual de Saúde.

O decreto poderá ser acessado na íntegra no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco de hoje (17), e estará disponível no site: http://www.diariomunicipal.com.br/amupe/.
.

FUNCIONAMENTO DO PARQUE EUCLIDES DOURADO - Tendo em vista o DECRETO MUNICIPAL Nº 015/2020, de 16 de março de 2020, que estabelece medidas temporárias no âmbito do território deste Município de Garanhuns de prevenção ao contágio pelo Novo Coronavírus (COVID-19), as atividades no Parque Euclides Dourado passarão pelas seguintes adequações:
         
1. A Academia Garanhuns, bem como a Academia ao Ar Livre estarão fechadas no período de 16 de março a 1º de abril de 2020;
         
2. A Biblioteca Pública Municipal Luiz Brasil estará fechada no período de 17 de março a 1º de abril de 2020;
         
3. Todas as atividades do projeto Corpo, Saúde e Movimento (Dança; Step; Jump; Step Dance; Funcional e Ginástica) estarão suspensas no período de 16 de março a 1º de abril de 2020; e   
         
4. Também ficam suspensos no interior do Parque Euclides Dourado, no período de 16 de março a 1º de abril de 2020, todos os eventos públicos e particulares; reuniões de Grupos de Corrida ou atividades físicas ministradas por profissionais autônomos, cuja previsão ou aglomeração seja superior a 100 (cem) pessoas. 

Salientamos que a vigência das adequações acima referenciadas, todas alusivas ao Parque Euclides Dourado, poderão ter sua vigência prorrogada de conformidade com o estágio de evolução do COVID-19.

Com informações da Secretaria de Comunicação
Social da Prefeitura Municipal de Garanhuns