sexta-feira, 6 de março de 2020

Paulo Câmara: “A Data Magna significa reafirmar valores de justiça, liberdade e democracia”

Nesta sexta, Governador presidiu a cerimônia em homenagem aos
heróis e aos ideais da Revolução Pernambucana de 1817.

O governador Paulo Câmara comandou, nesta sexta-feira (06.03), no Palácio do Campo das Princesas, a solenidade em comemoração aos duzentos e três anos da Revolução Pernambucana de 1817. Ladeado por parlamentares, secretários de Estado e militares, Paulo Câmara ressaltou a bravura dos heróis do movimento que, há mais de 200 anos, tiveram a coragem de lutar por liberdade, justiça e igualdade em Pernambuco.

“Celebrar a Data Magna é reafirmar valores importantes de justiça, liberdade e democracia, que ainda são muito necessários à realidade brasileira e precisam ser passados para as novas gerações de pernambucanos. É enaltecer os que lutaram para diminuir desigualdades. É por esses valores que a gente trabalha de forma incansável. Este é um momento pelo qual nos sentimos orgulhosos por sermos pernambucanos mas, ao mesmo tempo, precisamos estar atentos ao Brasil e à necessidade de diminuir desigualdades, sejam elas sociais, regionais ou econômicas. É para isso que estamos trabalhando: para termos uma sociedade mais justa, com mais liberdade e preservando os valores democráticos”, afirmou Paulo Câmara.
.

Além do hasteamento das bandeiras do Brasil, de Pernambuco e da Insígnia do Governador, Paulo Câmara também fez menção ao Monumento aos Hérois da Revolução Pernambucana de 1917, com a aposição de uma coroa de flores na escultura do artista Abelardo da Hora, localizada na Praça da República, em frente ao Palácio.

DATA MAGNA - Desde 8 de junho de 2017, por meio da Lei nº 16.059, o Poder Público realiza, todo dia 6 de março, o hasteamento solene da bandeira de Pernambuco no Palácio do Governo e a colocação de flores no Monumento aos Revolucionários. A data ainda prevê a realização anual de Reunião Solene na Assembleia Legislativa para entrega da Medalha do Mérito Democrático e Popular Frei Caneca.
.

Fotos: Américo Santos/SEI

Obras de requalificação urbanística têm início na avenida Santo Antônio

Projeto será executado em duas etapas e vai abranger toda extensão central da via; refletindo positivamente 
nas vendas do comércio e ainda intensificando o turismo no centro da cidade”, conforme o Prefeito

Foram iniciadas as obras de requalificação urbanística da avenida Santo Antônio, no centro de Garanhuns. As áreas que receberão os trabalhos, na primeira etapa, já estão sendo preparadas, no trecho central, onde está localizado o posto policial da avenida. O projeto, no valor total de R$ 2.492.792,51, será executado em duas etapas, abrangendo toda a extensão da via, do Espaço Cultural Luís Jardim até o fim da avenida, em frente à Igreja Matriz de Santo Antônio. 

Inicialmente serão instalados os tapumes para isolamento das áreas que vão receber a requalificação, com novos espaços de convivência, acessos de escadas e rampa, atendendo às questões de mobilidade e acessibilidade urbana. Posteriormente, também vão ser construídas as praças dos “Guarás” e dos “Anuns”, que remetem à etimologia do nome da cidade. A praça localizada em frente ao Palácio Celso Galvão, sede do Poder Executivo Municipal; também passará por reformas.
.

Os projetos que conduzem a intervenção foram desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão. A obra vai impactar positivamente no comércio do município, por meio do fortalecimento da economia local, geração de empreendimentos, e ampliação das condições de mobilidade urbana e acessibilidade na via. “Estamos cumprindo com mais um compromisso assumido em nossa gestão. A requalificação urbanística da avenida Santo Antônio é uma grande obra para Garanhuns, e vai refletir positivamente nas vendas do comércio, além intensificar o potencial turístico do centro da cidade”, destacou o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis.

Outras mudanças — Será realizada a revitalização de toda a área do Espaço Cultural Luís Jardim, preservando a memória e mantendo o mural histórico do lugar. A área do Largo do Colunata também vai passar por uma ampliação e repaginação paisagística, e receber melhorias em eletricidade, esgotamento, abastecimento e drenagem de águas. Novos boxes serão implantados, visando o fomento e instalação de novos negócios, além de gerar empregos para  localidade.
.

Assessoria de Comunicação Social e Imprensa
do Governo Municipal de Garanhuns — (ACSI)
Fotos: Camila Queiroz — (Secom/PMG)

GARANHUNS: Prefeitura divulga atrações do Viva Dominguinhos 2020

Como acontece há anos, Festival irá abrir o São João do Nordeste.
Evento acontecerá entre os dias 30 de abril a 02 de maio.

Nos dias 30 de abril a 02 de maio, Garanhuns abre oficialmente o São João do Nordeste com o Viva Dominguinhos, evento que, pelo sétimo ano consecutivo, homenageia uma das figuras mais ilustres da cidade, José Domingos de Morais. O evento, desenvolvido pela Prefeitura de Garanhuns, que reúne grandes nomes da música nacional e regional, teve sua programação divulgada durante a manhã desta quinta-feira (05), no Palácio Celso Galvão, sede do Poder Executivo. Além dos shows, que serão realizados nos períodos diurnos e noturnos, o Viva Dominguinhos também traz projetos especiais que visam perpetuar a herança cultural nordestina. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

A Praça Mestre Dominguinhos vai receber o principal polo do evento, o Palco Viva Dominguinhos, com a apresentação de shows noturnos, sempre a partir das 20h. A estrutura do local será semelhante aos anos anteriores, sem camarotes em estruturas elevadas e com praças de alimentação nos dois lados da praça. Durante o dia, na sexta e no sábado, a partir das 10h, o evento também vai trazer toda a riqueza da cultura local com o Palco Canta Dominguinhos, no Espaço Colunata.

Em 2019, aproximadamente 200 mil pessoas passaram pelos polos da festa, gerando um impulsionamento econômico em vários setores da cidade, como nos ramos de hotelaria, gastronomia e comércio. Este ano, o Viva Dominguinhos promete perpetuar ainda mais o legado musical do filho de Garanhuns, trazendo não só uma programação formada por artistas reconhecidos nacionalmente, mas também gerando renda e promovendo empregos temporários para os moradores da cidade.
. 
Na quinta-feira (30), o garanhuense Mourinha do Forró abre oficialmente a série de shows do Palco Viva Dominguinhos, seguido por Geraldinho Lins e o artista Dorgival Dantas, figura já tradicional no evento. Quem encerra a primeira noite de festa é o paraibano Luan Estilizado. Na sexta-feira (01), será a vez do cantor Nando Azevêdo abrir a programação. A cantora potiguar Marina Elali será a segunda a se apresentar na Praça Mestre Dominguinhos. Santanna, O Cantador, pupilo de Luiz Gonzaga e grande fã e amigo de Dominguinhos, também traz seu show para a praça. Lucy Alves, cantora e multi instrumentista paraibana, será a última da noite, apresentando canções autorais e clássicos da cultura nordestina. No sábado (02), última noite de shows, a Praça Mestre Dominguinhos recebe Nádia Maia, que convida os cantores André Rio, Josildo Sá e Irah Caldeira; o cearense Waldonys; O Grande Encontro, formado pelos artistas consagrados Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo; e o cantor Alcymar Monteiro.

O Espaço Colunata vai abrigar o Palco Canta Dominguinhos, que aquece o público com muito forró a partir da sexta-feira (01), com uma roda de sanfona formada por diversos músicos da região, às 10h. O polo segue até a tarde com Cláudio José; o grupo UsCafuçu; Carla Marques; Bebeto Oliveira e o Forró Esquenta Coração; Andrea Amorim; Forró do Xeeh e Belinha Lisboa. No sábado (02), o forró inicia com mais uma roda de sanfona, seguido pela Caminhada do Forró, que irá reunir amantes do ritmo musical nordestino para um cortejo pelas ruas da cidade, saindo do Parque Euclides Dourado e encontrando o público no Espaço Colunata. A Orquestra de Sanfonas Mestre Dominguinhos; Fran Cordeiro; Ivan Maceió; Five Intense; Valéria Santos; Amanda Back e Forró Pesado também estão na programação.

Projetos especiais — Além das apresentações em polos musicais, o Viva Dominguinhos também promove ações culturais que buscam perpetuar a história, os costumes e a arte nordestina. Entre os projetos realizados está o Desmistificando a Sanfona, que promove nas instituições municipais de Ensino de Garanhuns, um encontro entre um especialista em sanfona e os alunos. O convidado explana toda o contexto histórico e noções acerca do instrumento. A arte é o principal objeto do projeto Dominguinhos em Quadros, que traz um colorido especial a alguns pontos de Garanhuns, com pinturas feitas por um artista garanhuense, retratando a vida e obra de Dominguinhos.

O Viva Dominguinhos é realizado pelo Governo Municipal por meio da secretarias de Cultura e Turismo, com apoio direto das Secretarias de Educação, Comunicação Social, Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos e Infraestrutura. Ainda são parceiros a AMSTT, Conselho Tutelar, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e SAMU.
.


PALCO VIVA DOMINGUINHOS (PRAÇA MESTRE DOMINGUINHOS)

30/04 - QUINTA-FEIRA
MOURINHA DO FORRÓ
GERALDINHO LINS
DORGIVAL DANTAS
LUAN ESTILIZADO

01/05 - SEXTA-FEIRA
NANDO AZEVÊDO
MARINA ELALI
SANTANNA
LUCY ALVES

02/05 - SÁBADO
NÁDIA MAIA (CONVIDA ANDRÉ RIO,
JOSILDO SÁ E IRAH CALDEIRA) WALDONYS 
GRANDE ENCONTRO (ALCEU VALENÇA,
ELBA RAMALHO, GERALDO AZEVEDO)
ALCYMAR MONTEIRO

PALCO CANTA DOMINGUINHOS

01/05 - SEXTA-FEIRA
RODA DE SANFONA I
CLÁUDIO JOSÉ
USCAFUÇU
CARLA MARQUES
IVAN MACEIÓ
BEBETO OLIVEIRA E O FORRÓ ESQUENTA CORAÇÃO
ANDREA AMORIM
FORRÓ DO XEEH
BELINHA LISBOA

02/05 - SÁBADO
RODA DE SANFONA II
ORQUESTRA DE SANFONAS MESTRE DOMINGUINHOS
FRAN CORDEIRO
IVAN MACEIÓ
FIVE INTENSE
VALÉRIA SANTOS
AMANDA BACK
FORRÓ PESADO
PROJETOS ESPECIAIS
CAMINHADA DO FORRÓ
DESMISTIFICANDO A SANFONA
DOMINGUINHOS EM QUADROS

PE: Pregão para contratar Carros de Luxo para Deputados é Suspenso

Pregão foi suspenso, devido a divulgação do Certame; que repercutiu
negativamente nas redes sociais, no início desta semana.

Na véspera da realização do processo licitatório para contratar empresa de aluguel de veículos para “atender demandas de locomoção” da Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE), a Casa divulgou o adiamento do pregão por tempo indeterminado no Diário Oficial desta quarta-feira, dia 4. A divulgação do Certame repercutiu negativamente nas redes sociais, no início desta semana.

O valor máximo global da licitação, pelo aluguel dos veículos no período de 12 meses, era de R$ 6.809.438,28, somando-se os dois lotes. O pregão seria do tipo “menor preço global por lote”. Isso significa que, obedecidas as especificações, ganharia a empresa que oferecesse o menor preço. O lote I previa 73 unidades, entre eles 46 veículos tipo utilitário luxo, com quatro portas, capacidade para sete passageiros, no mínimo 2.400 cilindradas, potência mínima de 171 cavalos e tração 4x4, por um valor total mensal de R$ 445.250,41.

Já o lote II contemplava 20 veículos mais simples, sendo 10 para uso fixo e 10 para uso eventual, no valor total mensal de 47.476,60. Todos os veículos, de ambos os lotes, deveriam ter ano de fabricação 2019 ou posterior. A sessão de disputa estava marcada para ocorrer nesta quinta-feira, dia 5, a partir das 10h. O aviso de licitação do pregão eletrônico havia sido publicado pela primeira vez no último dia 15 de fevereiro, e republicado no dia 18 do mesmo mês.

De acordo com o Blog de Jamildo, a Alepe estaria devendo mais de 10 notas com a atual empresa fornecedora dos carros, a Barreto Santos Ltda. Ainda de acordo com o Blog, alguns parlamentares mostraram-se preocupados com a repercussão negativa da licitação, o que poderia atingir a sua imagem em um ano eleitoral. O JC tentou contato com o 1º secretário da Casa, Clodoaldo Magalhães (PSB), responsável pelos contratos da Alepe, para falar sobre a suspensão do processo licitatório, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

Com informações do Jornal do Commercio