quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

FIQUE LIGADO Prazo para eleitor regularizar título termina em 6 de maio

Para regularizar o título, o cidadão deve comparecer 
ao cartório eleitoral próximo a sua residência.

Os cidadãos que tiveram o título de eleitor cancelado têm até o dia 6 de maio para regularizar a situação. Após o prazo, quem não estiver em dia com o documento, não poderá votar nas eleições municipais de outubro, quando serão eleitos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país.

No ano passado, 2,4 milhões de títulos foram cancelados porque os eleitores deixaram de votar e justificar ausência por três eleições seguidas. Para a Justiça Eleitoral, cada turno equivale a uma eleição.

Para regularizar o título, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral próximo a sua residência, preencher o Requerimento de Alistamento Eleitoral (RAE) e apresentar um documento oficial com foto. Além disso, será cobrada uma multa de R$ 3,51 por turno que o eleitor deixou de comparecer. O prazo para fazer a solicitação termina no dia 6 de maio, último dia para emissão do título e alteração de domicílio eleitoral antes das eleições.

Além de ficar impedido de votar, o cidadão que teve o título cancelado fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições.

A situação de cada eleitor pode ser verificada no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O primeiro turno será realizado no dia 4 de outubro. Se necessário, o segundo turno será no dia 25 do mesmo mês. Cerca de 146 milhões de eleitores estarão aptos a votar.

BRASIL: Por conta do novo coronavírus, Ministério da Saúde antecipa vacinação contra a gripe para o próximo dia 23 de março

Segundo a pasta, intenção da antecipação
é facilitar futuros diagnósticos.

Um dia após a confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil, o Ministério da Saúde anunciou que irá antecipar a campanha nacional de vacinação contra a gripe para o dia 23 de março. Segundo o ministro Luiz Henrique Mandetta, essa ação ocorrerá 23 dias antes do previsto. A confirmação foi dada nesta quinta-feira (27), durante coletiva, em São Paulo. A vacina, contudo, não previne contra o coronavírus. 

Segundo o ministro Mandetta, a antecipação serve para facilitar futuros diagnósticos dos médicos. "O profissional de saúde quando receber um paciente com sintomas e é informado sobre a vacina diminui o espiral de epidemia. Além disso, ajuda a não confundir a população, que não sabe com qual quadro viral está", disse.

Ainda de acordo com ele, a vacinação será feita por grupos, dando prioridade a crianças, gestantes e idosos, como já ocorreu nos outros anos. No entanto, haverá uma ampliação para outros grupos, como forças de segurança, por exemplo. A expectativa é que haja 75 milhões de doses para a população.

Instituto Federal de PE oferece cursos de espanhol aqui em Garanhuns

Inscrições devem ser realizadas no período de
28 de fevereiro a 4 de março no Sisdiex.

O Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), por meio do Centro de Libras e Línguas Estrangeiras do Campus Garanhuns (CELLE), no Agreste de Pernambuco, ofertará os cursos de "Introdução ao Estudo da Língua Espanhola e Prácticas de Lectura y Escritura en Español". Os cursos são gratuitos e abertos ao público em geral.

As inscrições devem ser realizadas no período de 28 de fevereiro a 4 de março no Sisdiex. Já a confirmação da inscrição deve ser realizada na Divisão de Extensão do campus (DIEX), nos dias 5, 6 e 9 de março, mediante apresentação dos documentos exigidos para cada curso e um produto de higiene pessoal.

Para ambos os cursos será exigida idade mínima de 14 anos e Ensino Fundamental II completo. Especificamente para o curso Prácticas de Lectura y Escritura en Español, o candidato deve comprovar formação em língua espanhola de no mínimo 30 horas, apresentando no ato da confirmação de inscrição um documento oficial (certificado ou declaração).

Os cursos terão a carga horária total de 8 horas. Para cada turma serão ofertadas 20 vagas. Aulas iniciam dia 11 de março e finalizam dia 1º de abril de 2020.

Com informações do G1 Portal de Notícias

SERÁ SEXTA (28): Sesc realiza ação gratuita de saúde em Garanhuns

Serviço vai oferecer atendimentos
de saúde, cidadania, bem-estar e recreação.

Será realizado na sexta-feira (28) o Sesc Saúde, uma ação com atendimento gratuito para a população de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. O evento vai contar com aferição de pressão, teste de glicemia, de acuidade visual e reparos nas armações de óculos.

O serviço vai receber ainda orientações sobre prevenção ao uso de drogas e combate à violência, grupo de estimulação da memória, limpeza de pele, massagem, fisioterapia para ajustes quiropráticos e posturais, orientações nutricionais, informações sobre o câncer de mama e cuidados com os bebês.

Também terá informações sobre o Bolsa-Família, o Passe Fácil e o Programa Criança Feliz. Compesa e Celpe vão orientar sobre serviços e fazer atendimento comercial. O Banco de Alimentos do Sesc vai distribuir alimentos doados por parceiros, além de realizar ações educativas.

As atividades ocorrem das 9h às 12h, na associação comunitária do bairro Liberdade, que fica na Rua das Emboabas, 653. No local serão montados estandes para o atendimento ao público.