quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

ARCOVERDE: Zeca Cavalcanti dá a largada de 2020 com grande encontro de liderança e amigos. Petebista deve disputar a Prefeitura

Durante o encontro, o ex-prefeito fez um balanço de sua passagem pelo comando da cidade; lembrando 
suas realizações que mudaram a paisagem da cidade e deram uma nova infraestrutura ao município.

Com o lema de fazer Arcoverde voltar a sorrir, mais de 300 pessoas foram recebidas pelo ex-prefeito Zeca Cavalcanti (PTB) em sua casa no primeiro dia útil do ano, dando a largada de 2020 como pré-candidato a prefeito de Arcoverde. Lideranças políticas, empresários, médicos, lideranças comunitárias, vereadores, pré-candidatos a vereador e representantes de vários segmentos como educação, mototaxistas, lotaram a área externa da residência de Zeca iniciando a pré-campanha deste ano.

A reunião ocorreu no início da semana e foi marcada por vários testemunhos de lideranças e profissionais sobre o que foi o governo Zeca nos anos de 2005 a 2012. “Foi um reencontro de amigos, colegas, lideranças que sonham em ver Arcoverde voltar a sorrir e por fim ao baixo astral que vem tomando conta de nosso município, colocando nossa cidade atrás de outras cidades pernambucanas, quando deveríamos estar liderando. É esse sentimento de mudança que queremos levar de volta a prefeitura”.

Durante o encontro, o ex-prefeito fez um balanço de sua passagem pelo comando da cidade lembrando as suas realizações que deram uma nova infraestrutura ao município; como a duplicação das Av. José Bonifácio, o Corredor da Integração, a Av. Julio Pacheco Freire, as policlínicas, escolas em tempo integral, mais de 400 obras de calçamento, asfalto e conquistas importantes como a escola técnica, a UPA de Especialidades, a Universidade de Pernambuco e a estrada de Ipojuca, que hoje encontra-se abandonada.

CIDADE JÁ SE PREPARA PARA FOLIA DE MOMO: Prefeitura informa que convocatória para o carnaval de Garanhuns 2020 já está disponível

Inscrições estão abertas até o dia 31 de janeiro,
podendo ser presenciais ou via Correios.

A Secretaria de Cultura de Garanhuns abriu ontem, terça-feira (07) a convocatória para a seleção de propostas que poderão fazer parte da grade de programação do Carnaval de Garanhuns de 2020. Artistas, grupos musicais ou culturais, blocos carnavalescos, maracatus, escolas de samba e trios elétricos, entre outros que apresentem propostas condizentes com o período poderão compor o evento. As inscrições devem ser realizadas até o dia 31 de janeiro, presencialmente ou via Correios. O edital completo está disponível no site www.garanhuns.pe.gov.br.

As inscrições presenciais deverão ser realizadas no período de segunda a sexta-feira, no horário das 08h30min às 14h, na sede da Secretaria, localizada no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, situado na avenida Afonso Pena, S/N, bairro Santo Antônio. A outra possibilidade é o envio da documentação via Correios, para este mesmo endereço, com postagem até às 17h do dia 31 de janeiro de 2020. Não serão aceitas inscrições via fax, internet ou qualquer outra forma de encaminhamento.

Após o período de inscrições, as propostas serão submetidas à avaliação por parte da Secretaria de Cultura, com resultados divulgados no site institucional, com data ainda a ser divulgada. O Carnaval de Garanhuns 2020 será realizado no período carnavalesco tradicional do ano, marcado para entre os dias 22 e 25 do mês de fevereiro, nos bairros Boa Vista e Magano. 

ELEIÇÕES 2020: Vereadora Betânia da Ação Social deixa o PTB de Izaías e ingressa no PSB de Sivaldo Albino

Betânia: "Passo também a ser mais uma a defender que Sivaldo seja
nosso candidato a prefeito, para que Garanhuns possa cuidar mais das pessoas”.

GARANHUNS - A vereadora Betânia da Ação Social, como é conhecida pela população de Garanhuns, Agreste do estado, anunciou nesta segunda (06/12), que deixará o PTB e ingressará no PSB (Partido Socialista Brasileiro) na próxima janela partidária, e que disputará a reeleição para o legislativo municipal pela legenda socialista. Betânia conversou nas últimas semanas com o deputado estadual Sivaldo Albino, líder do PSB na ALEPE, e acertou a mudança de partido.

"Passo também a ser mais uma a defender que Sivaldo seja nosso candidato a prefeito, para que Garanhuns possa cuidar mais das pessoas, que priorize a assistência em saúde nas unidades básicas, que nossas crianças tenham melhor educação e que os serviços sociais amparem os que mais precisam. Temos visto muito investimento em eventos e praças, que são importantes pois trazem turistas, mas as pessoas mais humildes precisam também de recursos e que a gestão olhe mais para eles" - Defendeu Betânia.

Sivaldo registrou o importante apoio. "Temos visto que as pessoas querem mais. E Garanhuns pode mais, pode continuar crescendo sem descuidar das pessoas mais simples. A vinda da vereadora Betânia para o grupo socialista, com sua experiência e dedicação, vai contribuir bastante". E complementa: "Temos conversado com diversas lideranças políticas e comunitárias, e estamos construindo juntos um projeto de desenvolvimento para Garanhuns. No momento oportuno a oposição terá seu candidato. Outras lideranças ligadas à gestão municipal ou que fazem parte de uma oposição construtiva também estão buscando novos caminhos, podemos somar e seguir unidos." - Finaliza.

ATENÇÃO MOTORISTAS DE TRANSPORTE ESCOLAR: O Detran abriu convocação para primeira vistoria do ano

No interior, os veículos devem se dirigir a uma das 24 Ciretrans Especiais, de
segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Não há agendamento online para esse serviço.

O calendário de vistoria obrigatória de transporte escolar em Pernambuco teve início nesta segunda-feira (6). Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), a primeira inspeção de 2020 deve ser feita até o dia 31 de janeiro, de acordo com a terminação das placas. O estado tem 2.194 veículos que prestam esse serviço. Para os veículos da Região Metropolitana, a vistoria é realizada das 14h às 16h, na sede do Detran, na Iputinga, na Zona Oeste do Recife.

Interior - Os veículos desta região devem se dirigir a uma das 24 Ciretrans Especiais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Não existe agendamento online para a vistoria de transporte escolar. Há unidades em Caruaru e Garanhuns (Agreste), Petrolina, Arcoverde e Afogados da Ingazeira (Sertão), e Vitória de Santo Antão (Zona da Mata).

Alerta - De acordo com o Detran, conduzir o veículo sem portar a autorização para condução de escolares é infração grave. Por isso, os motoristas ficam sujeitos a multa de R$ 195,23 e retenção do veículo, até a regularização. O condutor também perde 5 pontos na carteira.

Determinações - Apenas motoristas habilitados nas categorias "D" ou "E" e mais de de 21 anos podem dirigir esse tipo de transporte.

A licença também só é concedida a condutores aprovados em um curso especializado e que não tenham cometido infrações grave ou gravíssima ou que não sejam reincidentes em infrações médias durante os últimos 12 meses.

Para fazer o registro anual e regularização do transporte escolar, é preciso pagar uma taxa de R$136,98. Ao pagar esse valor, o motorista tem direito a duas inspeções semestrais obrigatórias.

Portanto, quem pagou a taxa na primeira inspeção obrigatória, em janeiro, não precisa quitar outro boleto.

Confira as condições para aprovação do Transporte Escolar

Registro como veículo de passageiros.

Equipamentos obrigatórios em ordem.

Pintura de faixa horizontal na cor amarela, com quarenta centímetros de largura, à meia altura, em toda a extensão das partes laterais e traseiras da carroceria, com a inscrição "Escolar" em preto. No caso de veículo de carroceria pintada na cor amarela, as cores aqui indicadas devem ser invertidas.

Equipamento registrador instantâneo inalterável de velocidade e de tempo (Tacógrafo) e certificado do aparelho inspecionado pelo Inmetro.

Lanterna de luz branca, fosca ou amarela disposta nas extremidades da parte superior dianteira e lanternas de luz vermelha disposta na extremidade superior da traseira.

Cintos de segurança em número igual à lotação.

Todos os veículos destinados a Transporte Escolar devem possuir dispositivo de visibilidade dianteira e traseira, que podem ser espelhos retrovisores ou câmera de monitoramento.

G1 Caruaru e Região