sábado, 20 de junho de 2020

Prefeitura autoriza doação de bem imóvel para o Sesc Garanhuns


Terreno doado à entidade, está localizado entre as ruas Cônego
Benigno Lira e Olavo Bilac, no centro da cidade.

O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, apresentou, nesta sexta-feira (19), no Palácio Celso Galvão, a Lei nº 4659/2020, que foi sancionada esta semana, autorizando a doação, pelo Governo Municipal, de um bem imóvel, localizado no centro da cidade, ao Serviço Social do Comércio (Sesc). O projeto foi encaminhado pelo Poder Executivo para a Câmara Municipal de Vereadores, onde foi aprovado com maioria de votos, autorizando assim, a ampliação das atividades do Sesc.

Na Câmara, os votos favoráveis à aprovação do projeto de doação foram de Ary Júnior, Luzia da Saúde, Carla de Zé de Vilaço, Gersinho Filho, Alcindo Correia, Marinho da Estivas, Audálio Filho, Zaqueu Lins e Daniel da Saúde.m Já os votos contra foram registrados por três vereadores: Gil PM, Betânia da Ação Social e Tonho de Belo do Cal. Cláudio Humberto Bispo, o popular professor Márcio, se absteve de votar.
.

Nesta sexta, durante a apresentação, o gestor municipal esteve acompanhado do vice-prefeito Haroldo, e detalhou a lei para vereadores, secretários municipais e representantes do Sesc. A área de 7.340,429m² está localizada entre as ruas Cônego Benigno Lira e Olavo Bilac, no bairro Santo Antônio, ao lado do Hotel do Sesc e em frente ao Centro de Produção Cultural, Negócios e Tecnologia (CPC). “O Sesc é um grande parceiro, que gera emprego e renda em nosso município. Tenho certeza que a doação deste imóvel vai possibilitar que seja realizado um projeto grandioso para Garanhuns”, pontuou o prefeito Izaías Régis.

A lei autoriza também a implantação de um projeto ecológico de preservação e sustentabilidade ambiental na depressão existente, construindo um belvedere (mirante) no local. Além de realizar trabalhos de educação ambiental em parceria com a Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal do Agreste (UFAPE), e escolas municipais de Garanhuns. Todo o projeto arquitetônico deverá ser aprovado pela Secretaria Municipal de Obras Serviços Públicos.

Também será executado o projeto “Sesc Poluição Zero”, que consiste na construção de uma moderna estação de tratamento de esgoto, que vai atender a unidade executiva do Sesc (localizada na Rua Manoel Clemente); o Hotel do Sesc; o CPC; o Restaurante Chá Preto; a Escola Sesc; a Academia Edelson José Cruz de Lima; o Parque Aquático; o Ginásio de Esportes; a Galeria de Artes e Cinema Ronaldo White e o Banco de Alimentos do Sesc.
.

CÂMARA – Ontem no Palácio Celso Galvão; durante o ato formal de doação do terreno, 6 dos 9 vereadores que votaram a favor do projeto estiveram presentes. Um deles foi Alcindo Correia (PTB), sobre quem recaiu a responsabilidade de articular/orquestrar a aprovação da doação na Câmara Municipal. Alguns poucos vereadores, 3 na verdade, e especialmente Gil PM, que tem se comportado como uma espécie de líder da oposição, muito embora esteja no PTB do Prefeito Izaías Régis; questionou na Câmara dias atrás, qual seria a contrapartida que o Sesc ofereceria uma vez a doação fosse efetivada.

Ao usar da palavra nesta sexta na Prefeitura, Alcindo fez questão responder a indagação de Gil, colocando publicamente a importância do Sesc para Garanhuns e para o Agreste Meridional, destacando o papel social da entidade, sobretudo no que diz respeito a geração de emprego, renda e no oferecimento de educação, serviço de hotelaria, academia, alimentação e entretenimento.

        Visivelmente chateado com a posição equivocada e ultrapassada de Gil, e certo de que a Câmara acertou na aprovação da doação, Alcindo manifestou: “Os nove vereadores que votaram a favor do projeto, votaram à favor do povo de Garanhuns, votaram a favor do povo do Agreste Meridional. Tem um vereador que fica dizendo: qual é a contrapartida? Então esse vereador tem que aprender a ser vereador, tem que aprender a estudar os projetos que ele vai votar”, destacou Correia, lembrando que a contrapartida que o Sesc pode oferecer ele já uma faz, uma vez que se instalou na cidade com um hotel com quase 300 leitos, tem um restaurante destinado a atender mais de 500 comerciários diariamente, tem em funcionamento uma quadra de esportes com espaço para receber 2.500 pessoas que já recebeu competições internacionais, bem como disponibiliza uma piscina olímpica, um auditório (o maior e melhor do Norte/Nordeste) e ainda tem um mega centro de convenções em funcionamento na cidade.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário