terça-feira, 24 de março de 2020

FIQUE LIGADO: Vacina contra gripe influenza já está sendo aplicada aqui em Garanhuns. Primeira etapa da campanha vai imunizar pessoas acima de 60 anos; e ainda profissionais de saúde

Vacinação, acontecerá até o próximo dia 15 de abril nas UBS's em funcionamento 
no município; assim como em pontos estratégicos espalhados pelas áreas urbana e rural.

A Secretaria Municipal de Saúde definiu novas estratégias para promoção da Campanha de Vacinação Contra a gripe Influenza em Garanhuns, com o objetivo de garantir a imunização do público-alvo. A vacinação é exclusiva para pessoas com mais de 60 anos e profissionais da área de saúde até o dia 15 de abril, e posteriormente será estendida para outros públicos, até o fim da campanha, em 22 de maio. A vacina contra a influenza não previne o coronavírus, mas vai ajudar no combate a outros tipos de enfermidades, auxiliando os profissionais de saúde a identificar o tipo de vírus que acomete o paciente.

A vacinação acontece, exclusivamente para o público-alvo, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município, das 08h30min às 15h30min, e também através de visitas domiciliares, especialmente para os idosos acamados com comorbidades. Sempre de acordo com as orientações repassadas pelo Ministério da Saúde, a fim de prevenir a circulação do novo coronavírus, evitando o contato direto e aglomerações. O público prioritário também poderá ser vacinado em sistema de ‘drive-thru’, no qual o idoso será vacinado sem precisar sair do carro.

Nas unidades, a vacinação também se dará por ordem alfabética, até o fim da campanha, a partir desta terça-feira (24), para as iniciais: ‘A, B, C, D e E’. Nas quartas serão as iniciais ‘F, G, H, I, J’; às quintas: ‘K, L, M, N, O’; nas sextas-feiras ‘P, Q, R, S, T’; e nas segundas as iniciais ‘U, V, W, X, Y, Z’. Também ficam suspensas, por recomendação do Ministério da Saúde, as vacinas de rotina nas UBS’s.
.

Diversos pontos estratégicos nas áreas urbana e rural do município também foram definidos, descentralizando a vacinação nas unidades, a partir desta quarta (25), sempre de 08h30min às 12h, com o apoio do 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º BIMtz) e da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT). De segunda a sexta-feira, até o fim da campanha, profissionais estarão vacinando o público-alvo no Largo do Colunata, no centro da cidade, e também na Praça Souto Filho, conhecida como Fonte Luminosa.

No período de 24 a 27 de março, das 08h30min às 12h, a vacinação estará disponível também no Relógio da Flores, Ajoc, e no ponto de apoio do Sítio Mochila de Cima. De 30 de março a 02 de abril, no mesmo horário, o público-alvo pode procurar os pontos localizados na Escola Estadual Duque de Caxias, na Vila do Quartel; na Erem Francisco Madeiros (Ceru), no bairro Magano; na igreja localizada ao lado da antiga UBS Cohab 2 (I), no bairro Francisco dos Santos Figueira; além da Escola Antônio Alves Cavalcanti, no Sítio Borges.

Também foram definidos pontos estratégicos, no período de 03 a 08 de abril, das 08h30min às 12h, na Escola Giselda Vieira Belo, no bairro São José; na Erem Dom João da Mata Amaral, no bairro Boa Vista; e na Escola Antônio Adeildo Ferreira, no Sítio Bravos. De 13 a 15 de abril, também das 08h30min às 12h, é a vez dos pontos localizados ao lado da UBS Bela Vista I, no bairro Dom Hélder Câmara; e Escola Anália de Souza, no Sítio Tigre; José Rosendo Barbosa, no Sítio Timbó, e no ponto de apoio localizado no Sítio Capoeiras.

Secom/PMG
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário