terça-feira, 31 de março de 2020

ATENÇÃO ESTUDANTES: Cronograma para provas do Enem 2020 segue sendo cumprido, apesar da crise provocada pelo coronavírus

Inscrições serão de 11 a 22 de maio. Provas no modelo
tradicional estão mantidas para 1º e 8 de novembro.

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, tanto no modelo tradicional como na nova versão digital, serão realizadas entre 11 e 22 de maio. O cronograma com todas as datas da avaliação foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (31). Não houve alteração por conta da pandemia do coronavírus. As provas tradicionais estão marcadas para 1º e 8 de novembro. Os testes digitais serão aplicados em 11 e 18 de outubro.

O valor da taxa de inscrição é o mesmo do ano passado, R$ 85, e deve ser paga até 28 de maio. Uma novidade é que neste ano será obrigatória a inclusão de foto atual do participante no sistema de inscrição.

O participante que optar por fazer o Enem 2020 impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir o processo, não poderá alterar sua opção. Para o Enem digital serão disponibilizadas 100 mil inscrições, com distribuição de quantitativo de acordo com o edital. O preenchimento será por ordem de inscrição.

A estrutura dos dois modelos, tradicional e digital, é a mesma. Não houve alteração em relação às outras edições anteriores: quatro provas objetivas (ciências humanas, linguagens, matemática e ciências da natureza), constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol).

CORONAVÍRUS - Segundo o Ministério da Educação (MEC), não foi discutida a possibilidade de alteração nas datas das provas do Enem por causa do coronavírus. Nos dois editais divulgados nesta terça-feira (31), dos modelos tradicional e digital do exame, o Covid-19 aparece apenas no item em que trata da possibilidade de aplicação das provas em datas diferentes.

"O participante que esteja com uma das doenças infectocontagiosas deverá comunicar sua condição, por meio da Página do Participante, até um dia antes da aplicação do exame para análise de uma possível participação na reaplicação do Exame, em formato impresso, em data a ser divulgada pelo Inep", diz um trecho do edital.

Em seguida o texto acrescenta a lista de doenças infectocontagiosas que serão consideradas, quando é incluído o Covid-19: "coqueluche, difteria, doença invasiva por haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e Covid-19".

JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário