segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

CORAÇÃO DA CIDADE: Prefeito assina ordem de serviço e obras de reforma da avenida Santo Antônio já começam em janeiro

Ação vai impactar diretamente no comércio, fortalecendo
a economia local e gerando novos negócios no centro da cidade.


O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, assinou nesta segunda-feira (23), em seu Gabinete, no Palácio Celso Galvão, a Ordem de Serviço para início das obras de requalificação urbanística na avenida Santo Antônio, no centro da cidade. A ação vai impactar diretamente no comércio do município, fortalecendo a economia local, gerando novos negócios, e ampliando as condições de mobilidade urbana e acessibilidade na via.

Durante a ocasião estiveram presentes o vice-prefeito Haroldo, os titulares das pastas de Planejamento e Gestão, Carlos Carvalho; e Obras e Serviços Públicos e Obras, Pedro Maia. Além de representantes da empresa que será responsável pela execução das obras, secretários municipais e profissionais da imprensa local.

O prefeito Izaías Régis atentou para o cumprimento dos prazos estabelecidos, por parte da empresa responsável pela requalificação. “A reforma é um compromisso assumido pela nossa gestão. Vamos revitalizar toda a parte central de uma avenida que é o coração de Garanhuns, por isso é importante que todos estejam atentos aos prazos. A responsabilidade de vocês é grande, pois precisamos fazer essa obra que vai ampliar as opções de comércio, lazer e acessibilidade em Garanhuns”, pontuou o gestor municipal.
.

As obras têm início em janeiro do próximo ano, e serão executadas em duas etapas, pela empresa Metta Serviços de Construções Eireli; abrangendo toda a extensão da via, do Espaço Luís Jardim, até o fim da avenida, em frente à Igreja Matriz de Santo Antônio. “Vamos acompanhar de perto a execução dos trabalhos, e seu desenvolvimento em todas as etapas, até a conclusão. Com certeza será uma requalificação importante para Garanhuns, em vários aspectos”, afirmou o secretário de Obras e Serviços Públicos, Pedro Maia.

O valor total da obra será de R$ 2.492.792,51 (dois milhões, quatrocentos e noventa e dois mil, setecentos e noventa e dois reais e cinquenta e um centavos), com repasses do Ministério do Desenvolvimento Regional, que foram adquiridos por meio de duas emendas parlamentares, do ex-deputado federal Jorge Côrte Real, e do ex-senador Armando Monteiro. Além de uma contrapartida com recursos próprios do Governo Municipal.
.

Os projetos que conduzirão a intervenção urbanística foram desenvolvidos pelos profissionais da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão. "Foram meses de dedicação por parte dos nossos engenheiros, arquitetos e técnicos na concepção de uma das principais obras da atual gestão. Obra que vai impactar em uma das principais e mais antigas rotas de comércio do Agreste Meridional Pernambucano, aquecendo o centro da cidade e gerando desenvolvimento econômico, social e cultural", finalizou o secretário de Planejamento e Gestão, Carlos Carvalho.

Outras mudanças — Será revitalizada toda a área do Espaço Luís Jardim, preservando a memória e mantendo o mural histórico do lugar. A área do Largo do Colunata também vai passar por uma ampliação e repaginação paisagística. Com a mudança, novos boxes serão implantados, fomentando a instalação de novos empreendimentos e a geração de empregos. Além disso, o projeto contempla novos acessos de escadas e rampa, atendendo também às questões de mobilidade e acessibilidade urbana.

Espaços de convivência serão priorizados ao longo da via, com a construção das praças dos “Guarás” e dos “Anuns”, que remetem à etimologia do nome da cidade. A praça localizada em frente ao Palácio Celso Galvão, sede do Poder Executivo Municipal; e a praça onde está localizado o posto policial do centro também serão beneficiadas com a reforma.
.

ELEIÇÕES: Luiz Tenório fala sobre a possibilidade de ser novamente Prefeito de Iati: “O que deu certo no passado; dará ainda mais certo no futuro”

Duas vezes chefe do executivo daquele município; Luiz falou ao Blog na última quinta (19). 
A redação; ele revelou que está trabalhando em um grande projeto de desenvolvimento para Iati.

Uma escola técnica estadual; a reabertura do Banco do Brasil; a criação de uma secretaria de juventude; e ainda o estímulo ao comércio. Essas, são algumas ideias que fazem parte de um grande projeto de desenvolvimento que está em fase de construção; e que servirão ao plano de Governo de Luiz Tenório; pré-candidato a Prefeito de Iati.
         
         Duas vezes  chefe do executivo daquele município; Luiz falou ao Blog na última quinta (19). Na ocasião, apesar de entusiasmado com a possibilidade de retornar ao executivo; Tenório se mostrou preocupado com o momento que vive o município. Para ele, é preciso que a forma de governança mude drasticamente; do contrário Iati seguirá penalizada.

Ele cita, por exemplo, o caso do Quati e da Bela Vista, duas regiões da cidade que sofrem com a falta de água; e que aguardam uma iniciativa do executivo, capaz de colocar um fim no problema. Em ambas localidades, a falta do líquido tem gerado um grande prejuízo. Para as famílias, isso tem impedido a realização de tarefas básicas; como cozinhar ou mesmo cuidar da higiene pessoal. Já para iniciativa privada, o prejuízo é na produção.

Luiz também se queixa da forma como o aterro sanitário da cidade vem sendo administrado. De acordo com ele, antes, o lugar era utilizado apenas pelo município; atualmente, no entanto; na gestão do Prefeito Tonho de Lula (PSB), outras treze cidades fazem uso do espaço para despejo de lixo. Para Luiz isso acaba sobrecarregando o aterro; o que na prática; inviabiliza o bom funcionamento do equipamento público.

Para ele, os casos que envolvem o aterro sanitário e a falta de água, representam falhas da administração; nada que não possa ser resolvido por um gestor determinado; o que não é o caso de Tonho de Lula; segundo as palavras do ex-prefeito.  

Luiz Tenório: “O que está faltando a Iati, é alguém que goste; mas que sobretudo ame a sua terra e o seu povo para tomar as medidas necessárias. Quando fui prefeito, fiz muito pelo meu chão e quero fazer ainda mais. Conheço os caminhos de Brasília; sei como buscar recursos; prova disso está nos R$ 12 milhões de reais em emenda que consegui para Iati junto a deputados; antes da saída do meu filho, Alexandre, da Prefeitura. Obras; realizei por toda a cidade; ou seja, conduzi um governo que deu certo no passado; e que dará ainda mais certo no futuro; acaso o povo de Iati me conceda mais um mandato”.

ELEIÇÃO - Na última quinta (19); dia em que falou ao Blog do Gidi Santos; Tenório demonstrou disposição para encarar a disputa do próximo ano. Para ele o desgaste político, associado as poucas realizações; fazem de Tonho de Lula; um adversário ideal a ser batido.

Luiz acredita, que em 2020; com o bloco na rua, sua candidatura deve deslanchar. Para isso acontecer; ele dará visibilidade as ações empreendidas pela sua administração; como por exemplo, as pavimentações; a abertura de novas salas escolares; e de informática; a edificação de três quadras poliesportiva e ainda a política de valorização dos professores de Iati. Quando foi Prefeito, Luiz transformou a cidade; o que lhe credencia a disputa pelo Executivo. “No tempo certo, vamos apresentar todo o nosso trabalho”, finaliza ele.