quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

RECIFE: Em pronunciamento de fim de ano na Alepe, Sivaldo elogia Izaías e a realização da Magia do Natal em Garanhuns

Em discurso na Assembleia, deputado salientou ser importante que o futuro gestor do município 
não apenas dê continuidade ao evento, como também assuma o compromisso de ampliá-lo.

Em seu último pronunciamento de 2019, no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (ALEPE), o Deputado Estadual Sivaldo Albino (PSB), fez uma espécie de balanço de suas atividades como parlamentar e aproveitou para tecer alguns elogios ao evento Magia do Natal, realizado anualmente aqui em Garanhuns.

Segundo ele, desde 2003; quando foi criado, numa parceria entre a Prefeitura Municipal de Garanhuns e a Câmara de Dirigentes Lojista (CDL); que o evento tornou-se um grande atrativo, embelezou a cidade e a cada ano foi crescendo em tamanho, em público, em divulgação e atraindo cada vez mais turistas; oriundos de todas as partes do Brasil.

Nesta quinta, na Alepe, Sivaldo reconheceu que mais recentemente, já na gestão do Prefeito Izaías Régis, o evento tomou uma nova dimensão e consolidou-se como um dos grandes atrativos turísticos da cidade e do estado.

Ao discursar na Assembleia, o parlamentar aproveitou ainda para agradecer a cada um dos que trabalharam pela realização do evento em 2019, desde o mais humilde ambulante, passando pelos artesãos, comerciantes e também aos moradores da cidade, sobretudo aqueles que ornamentaram seus imóveis, contribuindo com a beleza da Magia do Natal.

Sivaldo salientou ainda, que, no momento em que as eleições de 2020 se avizinham, é importante que qualquer que venha a ser o futuro gestor ou gestora do município, não apenas dê continuidade ao evento Magia do Natal, como também assuma o compromisso de ampliá-lo, de aperfeiçoá-lo, inclusive com a  participação crescente da iniciativa privada, passando pelas parcerias com o Governo do Estado e Governo Federal, a fim de fortalecer o turismo, gerando emprego e renda para o município e região.

“Estão de parabéns todos aqueles e aquelas, que direta ou indiretamente participaram do Magia do Natal 2019, em especial o Prefeito Izaías Régis, por ter dado continuidade e ampliado este evento nascido em 2003, que sempre representou um grande acerto da Prefeitura, do comércio e da população de Garanhuns”, disse o parlamentar.

Na ocasião, o deputado foi aparteado por quase uma dezena de deputados, entre os quais Tony Gel, Romário Dias, José Queiroz, Antônio Fernando e Henrique Queiroz.

DEZEMBRO VERMELHO: Ação da Secretaria de Saúde beneficiou a população de Garanhuns nesta quinta-feira (19)

Iniciativa contou com o apoio do ônibus ‘Prevenção
Para Todos’, e promoveu 480 testes rápidos.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), promoveu, nesta quinta-feira (19), no Espaço Luís Jardim, uma ação alusiva ao ‘Dezembro Vermelho’, que busca conscientizar a população sobre o combate ao vírus HIV, além da prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e hepatites virais. A iniciativa contou com o apoio do ônibus ‘Prevenção Para Todos’, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Na ocasião, 120 pessoas foram beneficiados em 480 testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C. Além de 120 procedimentos de aconselhamento e a distribuição de preservativos. A equipe foi formada por profissionais de biomedicina, enfermagem, psicologia e assistência social. O pedreiro Marcos Antônio da Silva aproveitou a oportunidade para buscar a prevenção e realizar seus exames. “Acho essa iniciativa muito importante, pois temos que fazer os exames para se manter informado. E assim cuidar de si e o melhor”, declarou.

A coordenadora do CTA, Fabíola Lins, destacou a relevância da campanha e da rede de atendimento no combate ao HIV e prevenção das infecções sexualmente transmissíveis. “Por uma questão cultural muitas pessoas acabam não procurando o serviço que o município dispõe, que é o CTA/SAE. Essa ação de hoje é justamente uma forma de alertar para a importância de se prevenir e realizar a testagem para as infeções sexualmente transmissíveis e hepatites virais”, pontuou.

CTA/SAE — O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)/Serviço de Assistência Especializada (SAE) — Espaço Pró-vida funciona como referência no desenvolvimento de ações de prevenção, diagnóstico e aconselhamento do HIV, hepatites B e C, sífilis, e outras infecções sexualmente transmissíveis no município. O serviço funciona na rua Mato Grosso do Norte, n° 26, no bairro Boa Vista (próx. a sorveteria Doce Mel), de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h, para os serviços do Centro de Testagem e Aconselhamento. Já os atendimentos do Serviço de Assistência Especializada, acontecem às quartas-feiras, das 07h às 16h. O telefone para contato é (87) 3763-1790.
.

Com informações da Secom/PMG

IATI: Durante entrevista, Luiz Tenório confirma pré-candidatura a Prefeito

Acaso se confirme; essa será a terceira disputa em que Luiz passará pelo crivo popular. Em outras 
duas oportunidades, nos anos de 96 e 2000, ele foi eleito Prefeito com votações expressivas.

Entrevistado com exclusividade pelo Blog do Gidi Santos na tarde desta quinta-feira (19); preocupado com os seus conterrâneos e ainda motivado com a possibilidade de voltar a servir a população de Iati; o ex-prefeito Luiz Tenório, admitiu pela primeira vez que pode disputar a Prefeitura daquele município no próximo ano.

Acaso se confirme; essa será a terceira disputa em que Luiz passará pelo crivo popular. Em outras duas oportunidades, 96 e 2000, ele foi eleito Prefeito com votações expressivas. Na primeira, bateu Antônio de Souza quase que dobrando a sua votação. Já na segunda, derrotou o seu principal adversário, Expedito de Manoel Pinto; com mais de (4.500) quatro mil e quinhentos votos de vantagem.

Com as duas vitórias; e ainda a partir de gestões bem avaliadas, inclusive por opositores; Luiz conseguiu emplacar dois aliados para o posto de Prefeito; caso do seu sobrinho, Hernani Tenório em 2004; e de seu filho, Alexandre Tenório em 2008. Somadas, essas quatro conquistas advogam a favor do prestígio político dos Tenório em Iati; o que aliás, credencia Luiz à disputa majoritária do próximo ano.

Em 2020, o atual Prefeito Tonho de Lula (PSB), deve disputar a reeleição; mas a exemplo do que ocorreu em 2016 (quando chegou a Prefeitura com apenas 127 votos de vantagem); ele não terá vida fácil. Isso porque, ano que vem, Tonho enfrentará um adversário de peso; que não por acaso; já articula apoio a sua postulação junto a aliados históricos, assim como busca agrupar novas lideranças à seu bloco político.

Por onde tem passado, Luiz Tenório tem provocado reações de carinho, respeito e amizade; o que não poderia ser diferente; afinal; na vida pública, exercendo o posto de Prefeito de Iati, Luiz dedicou o seu tempo a cuidar das pessoas sem distinção; priorizando investimentos em saúde, educação e em políticas de geração de emprego e renda.

Nesta quinta; ao confirmar sua pré-candidatura ao Blog, ele deixou claro o que pretende fazer acaso volte a comandar os destinos do município de Iati. “Servir a população”.
.