terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Ensino Superior: Izaías Anuncia que Airon Melo Será o Reitor da UFAPE

Nomeação, cria efetivamente 
Universidade Federal do Agreste.

“Acabei de receber a informação do Ministério da Educação, da nomeação do professor Airon Melo, para reitor da UFAPE. Airon era o diretor da Antiga UFRPE/UAG, hoje UFAPE – Universidade Federal do Agreste de Pernambuco. O agora nomeado reitor da UFAPE, é zootecnista e Doutor em Zootecnia.

Há meses vimos solicitando essa nomeação, por meio da nossa bancada federal em Brasília, os deputados Sílvio Costa Filho (PRB-PE), Fernando Rodolfo(PL-PE) e o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). Essa nomeação cria efetivamente a nossa Universidade Federal do Agreste, com a composição de sua reitoria.

CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE – Ainda em março do ano passado, o então Senador Armando Monteiro (PTB-PE) teve seu parecer aprovado pela Câmara dos Deputados, ao projeto de lei que criou a a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), com sede em Garanhuns. O projeto foi sancionado em abril de 2018, pelo então presidente Michel Temer (MDB).

A UFAPE, cuja implantação está orçada em R$ 121 milhões, nasce do desmembramento do campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFREP) em Garanhuns. Com a Universidade do Agreste, Garanhuns consolida sua liderança como polo regional.

Os alunos do campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco/UAG passam a integrar automaticamente a UFAPE. Além do cargo de reitor e vice-reitor, foram criados 600 cargos de professor na nova universidade federal, além de cargos administrativos.

O campus da Universidade Federal Rural em Garanhuns, que foi transformado na Universidade Federal do Agreste, oferece atualmente os cursos de veterinária, agronomia, ciência da computação, zootecnia, engenharia de alimentos e licenciatura em letras e em pedagogia.”

Izaías Régis Neto – Prefeito de Garanhuns
Em 10 de dezembro de 2019

Mais Empregos Para Cidade: Garanhuns Vai Receber um Hotel da Ibis

Chegada do empreendimento a cidade, é mais uma conquista da gestão do prefeito Izaías
Régis, que em seu sétimo ano, aumentou o número de visitação turística ao município.

O município de Garanhuns, que recebe turistas o ano todo, mas principalmente em eventos como o Viva Dominguinhos, FIG e A Magia do Natal, vai contar com uma unidade do Hotel Ibis, o que vai ampliar a quantidade de leitos na cidade. 

O Ibis é uma rede de hotéis de categoria econômica, pertencente à empresa francesa Accor, que reúne outras marcas. O Ibis trabalha com três variações de hotéis, o Ibis Budget, o mais econômico dos três. O Ibis, que seria o intermediário, e o Ibis Styles, que é mais moderno e confortável. O Hotel que vai ser construído em Garanhuns é o tipo Ibis Styles. A unidade vai contar com 104 quartos e vai ser o primeiro de bandeira internacional da região. 

A chegada do Ibis a Garanhuns é mais uma conquista da gestão do prefeito Izaías Régis que em seu sétimo ano, aumentou o número de visitação turística à cidade, com a criação de eventos que atraem milhares de visitantes a cada ano. “O turismo é um grande impulsionador das economias em todo o mundo. Este setor responde por 8,1% do PIB nacional. Nós buscamos a cada dia, formas de gerar desenvolvimento e renda para o nosso município, e o investimento na indústria do turismo é uma dessas ações”, pontuou o gestor.

Em janeiro, a diretoria da rede, deve vir a Garanhuns lançar oficialmente o projeto, no Gabinete do Prefeito. O dia específico será definido e divulgado em breve.

Operação Duas Rodas recolhe 94 motos em situação irregular nas cidades de Garanhuns, Lajedo, Correntes, Saloá e Caetés

Na ação, dois homens foram detidos 
com uma moto e uma "cinquentinha" furtadas.

Uma operação intitulada "Duas Rodas" realizada pela Polícia recolheu 94 motocicletas entre os dias 2 e 6 deste mês, aqui no Agreste Meridional. A ação policial esteve em Garanhuns, Lajedo, Correntes, Saloá e Caetés para combater o crime e reduzir acidentes provocados pelo uso inadequado de motos.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Operação contou com o apoio do Grupo de Motoristas da PRF e abordou 282 pessoas e 244 veículos, sendo emitidas 420 autuações por irregularidades. Dentre as irregularidades verificadas, estava a falta de capacete e carteira de habilitação, assim como licenciamento atrasado, falta de equipamentos obrigatório e o uso de bebidas alcoólicas.

DETIDOS - Na ação, dois homens foram detidos com uma moto e uma "cinquentinha" furtadas. A primeira moto foi furtada em Osasco, São Paulo, em 2013, e a outra no Recife, em 2016. Os condutores foram levados para a delegacia de Polícia Civil de Lajedo.

         NE10 Interior
.

Ministério Público de Pernambuco recomenda que Garanhuns crie lei para regulamentar eventos particulares em locais públicos

Prefeito tem um prazo de dez dias para informar 
se acata ou não as medidas recomendadas. (MPPE).

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis Neto, que regulamente o processo de realização eventos particulares em locais públicos. A recomendação ocorre após chegar ao conhecimento da Promotoria de Justiça de Garanhuns de uma suposta ilegalidade na realização de um show organizado por uma empresa privada na praça Mestre Dominguinhos.

No texto da recomendação, o promotor de Justiça Domingos Sávio Pereira Agra ressaltou que o poder público deve ordenar o uso dos espaços públicos com base nos princípios constitucionais da Legalidade, Impessoalidade e Publicidade.

“O uso dos bens públicos deve garantir o atendimento do interesse público, sendo impositiva a aplicação da lei e a obrigação de agir observando-se a finalidade pública da gestão administrativa”, destacou o promotor de Justiça, no texto da recomendação.

O prefeito tem um prazo de dez dias para informar ao MPPE se acata ou não as medidas recomendadas. O documento foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do MPPE desta segunda-feira (9).

DEVE REFLETIR NA ELEIÇÃO DE 2020: Pesquisa revela que Bolsonaro e Paulo Câmara estão em baixa com os Garanhuenses

Dentre os 400 entrevistados no Estudo da Plural, 69% disseram não estar satisfeitos 
com o Governo Bolsonaro, enquanto que 51% reprovaram a gestão Paulo Câmara.

A recente pesquisa realizada e divulgada pelo Instituto Plural aqui em Garanhuns revela que o trabalho desenvolvido pelo Presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) e pelo Governador Paulo Câmara (PSB) não vêm agradando aos Garanhuenses.

Dentre os 400 entrevistados no Estudo, 69% não estão satisfeitos com o Governo Bolsonaro (45% Péssimo; 16% Ruim e 8% Regular para Ruim), enquanto apenas 21% aprovam o modelo de Gestão apresentado pelo Presidente até o momento (1% Ótimo; 11% Bom e 9% Regular para bom). Outros 1% não souberam responder ou não quiseram opinar.

Já o Governador Paulo Câmara (PSB) é reprovado por 51% dos Garanhuenses de acordo com os números divulgados pela Plural Pesquisas. Desses 25% consideram a Gestão do Socialista Péssima; 14% como Ruim e 12% avaliam como Regular para Ruim. 35% dos entrevistados avaliam positivamente o trabalho de Câmara no Estado (1% Ótimo; 21% Bom; 13% Regular para Bom), enquanto que 7% consideram o Governo Estadual como ‘Regular’ e outros 8% não sabiam responder ou não opinaram.
.

REFLEXO NAS ELEIÇÕES DE 2020? – Caso os números da Plural Pesquisas reflitam fielmente o sentimento dos Garanhuenses, os candidatos a Prefeitura de Garanhuns ligados a Bolsonaro e a Paulo poderão vir a ter dificuldades nas eleições do próximo ano quando tiverem seus nomes vinculados aos líderes na Nação e do Estado, respectivamente.

No lado de Bolsonaro, surgem como possíveis nomes na disputa municipal, o Coronel Campos, que até pouco tempo gerenciava, na esfera regional, o INCRA, mas que se desligou após o rompimento do Presidente da República com Luciano Bivar (PSL), e o produtor Edu Cabral, que coordenou a campanha do PSL em Garanhuns e em diversas Cidades de Pernambuco nas eleições do ano passado.

Já Paulo Câmara tem no deputado Estadual Sivaldo Albino a sua principal liderança e aliado em Garanhuns. Albino exerce a liderança do PSB na Assembleia Legislativa de Pernambuco (ALEPE); vota favorável a todas as matérias do Governo e corriqueiramente vem chamando para si a defesa do Governador, se envolvendo, inclusive, em polêmicas, como recentemente junto ao ex-governador Mendonça Filho e o deputado Estadual Marco Aurélio, que lidera a Bancada de Oposição na ALEPE.
.

A PESQUISA - O Instituto Plural de Pesquisas e Monitoramento de Mídias aplicou 400 questionários em diferentes localidades de Garanhuns, entre os dias 26 e 29 de novembro, tendo como público-alvo a população eleitora do Município. 

O Estudo, apresenta uma margem de erro de mais ou menos 4,9%, e um grau de confiança de 95%. Ainda segundo a Plural, a “soma dos percentuais poderá não atingir ou ultrapassar os 100% em virtude de arredondamento ocorrido no processamento eletrônico do SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) ou múltiplas respostas para a pergunta. Ainda de acordo com a Plural, a coleta de dados foi realizada por uma equipe de entrevistadores com experiência e treinamento específico em pesquisa de opinião e avaliação através de questionário elaborado de acordo com os objetivos da pesquisa.
.


           Blog do Carlos Eugênio

2020: Projeto do PTB é eleger o maior número possível de Prefeitos e Vereadores. Garanhuns, Ipojuca e Igarassu estão nos planos do Partido

Para isso, o presidente de honra do partido, o ex-senador Armando 
Monteiro tem conduzido um processo intenso de reuniões e de filiações.

Manter a presença em municípios estratégicos do Estado, a exemplo de Igarassu, Ipojuca e Garanhuns, e ampliar a força do partido por todas as regiões, elegendo um número significativo de prefeitos e vereadores. É este o projeto do PTB de Pernambuco para as próximas eleições municipais, e que tem sido construído sob a liderança do presidente de honra do partido, o ex-senador Armando Monteiro Neto.

Nas últimas semanas, Armando tem conduzido um processo intenso de reuniões e filiações, realizando também encontros ampliados com lideranças regionais e representantes de segmentos da sociedade.

Para se ter uma ideia, nos últimos meses foram realizados encontros com mais de 130 lideranças de 45 municípios. Os novos petebistas se somam às 50 pré-candidaturas majoritárias já definidas pela sigla, das quais 09 tentam a reeleição e 04 a sucessão.

O presidente estadual do PTB, José Humberto, destaca que o partido tem sido procurado e também está em contato permanente com lideranças alinhadas com bandeiras do partido já aprovadas nos municípios comandados por prefeitos petebistas.

“O PTB tem compromisso com o desenvolvimento econômico dos municípios, com o crescimento regionalmente equilibrado do Estado, onde as oportunidades de geração de emprego e renda sejam proporcionadas para a população dentro de suas próprias cidades. Aliado a isto, temos gestões que são referência em qualidade na prestação de serviços públicos”, afirma José Humberto.

O presidente de honra do partido, Armando Monteiro, reforça que irá dar continuidade aos encontros com lideranças para fortalecer o partido e para discutir as melhores opções de projeto para os municípios pernambucanos. “Em 2020, o PTB terá os melhores nomes e projetos para os novos desafios que se apresentam para o desenvolvimento dos municípios”, conclui.

Blog do Edmar Lyra