sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

"Garanhuns deve adotar medidas para garantir qualidade da água fornecida para as escolas municipais", defende Ministério Público

Em recomendação, órgão ainda pede a manutenção regular, 
pelo menos semestral, dos reservatórios existentes nas escolas.

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomenda ao município de Garanhuns a adoção de medidas cabíveis para adequar o fornecimento de água aos alunos da rede municipal de ensino. O poder público deve manter o controle de qualidade da água mediante laudos de análise com periodicidade mínima mensal nos pontos de consumo de todas as escolas, em conformidade com as normas da Vigilância Sanitária.

O MPPE recomenda ainda a manutenção regular, pelo menos semestral, dos reservatórios existentes nas escolas. A recomendação, publicada no Diário Oficial Eletrônico de quinta-feira, 28 de novembro, é endereçada às Secretarias Municipais de Educação e de Saúde de Garanhuns, ao Prefeito Izaías Régis Neto e ao Procurador-Geral do Município.

No texto da recomendação, o promotor de Justiça Domingos Sávio Pereira Agra considerou o auto nº 2015/1949047, que tramitou na Promotoria de Justiça de Garanhuns e tratou do acompanhamento do fornecimento de água em todas as escolas da rede municipal de ensino do município.

No procedimento administrativo, em questão constatou-se que o Município não comprovou o controle efetivo da qualidade da água fornecida aos alunos, nem a regular manutenção dos reservatórios existentes nas escolas das zonas urbana e rural. E, por fim, que o município não apresentou o plano de fornecimento de água aos alunos acompanhados de plano de manutenção e limpeza dos reservatórios das escolas, não se dispondo a firmar termo de compromisso perante o MPPE para solucionar as irregularidades.

Os destinatários têm um prazo de 30 dias úteis para informar ao MPPE se acata ou não a recomendação, que foi publicada no Diário Oficial Eletrônico desta sexta-feira (29). Em caso de acatamento, os destinatários devem enviar os comprovantes das medidas efetivamente adotadas para o atendimento da recomendação. Em caso de não cumprimento injustificado, poderão ser propostas ações civis públicas de obrigação de fazer e de improbidade administrativa.

Euclides Dourado ganha espaço em homenagem a Dominguinhos

Obra produzida pelo artista plástico João Oliveira está edificada nas imediações da pista de 
cooper e consiste numa escultura de Dominguinhos, talhada num tronco de eucalipto. (Secom/PMG).

Famoso por ser um dos espaços mais agradáveis de Garanhuns, o Parque Euclides Dourado, no bairro Heliópolis, ganhou um novo atrativo. Trata-se de um cenário nordestino em homenagem a Dominguinhos, filho ilustre de Garanhuns, falecido em 2013. 

De acordo com a Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, a obra produzida pelo artista plástico João Oliveira está edificada nas imediações da pista de cooper e consiste numa escultura de Dominguinhos, talhada num tronco de eucalipto, além de um cenário que retrata um espaço rural nordestino, composto por uma casa de taipa, um poço, animais, plantas e instrumentos caraterísticos de uma vida simples no campo.

“Músicas do Mestre Dominguinhos também serão tocadas em determinadas horários do dia, dando um cenário de ainda mais realismo a obra de João Oliveira, que é funcionário público, e atua como Guarda Municipal de Garanhuns desde 1998”, registra o secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Eugênio.

João Oliveira é um daqueles talentos que vai se revelando a cada peça. Ele também é o criador das esculturas ‘Garanhuns, Eis a tua origem’; o busto de Euclides Dourado; a ‘Jardineira de Garanhuns’ e ‘Águas de Garanhuns’, além de outras peças que estão espalhadas pelo Parque. “Com o apoio do prefeito Izaías Régis vamos trabalhar em novas obras para que o parque, que já é tão belo, possa ficar ainda mais atraente para todos os seus visitantes”, ressaltou o artista plástico João Oliveira, que é natural de Bom Conselho, mas aprendeu a gostar de Garanhuns desde 1991, quando veio morar na cidade, enquanto serviu ao Exército Brasileiro, no 71º BI Mtz.

Sábado é dia de romantismo com Elymar Santos na Magia do Natal

Artistas locais também se apresentam no
Palco Prefeitura, a partir de hoje (6). (Secom/PMG).

Concretizando o sucesso do evento ‘A Magia do Natal’, o Palco Prefeitura recebe mais uma série de apresentações culturais a partir desta sexta-feira (6). Durante todo o fim de semana, o público poderá conferir atrações musicais no polo localizado em frente ao Palácio Celso Galvão, no centro da cidade. Amanhã (7), o cantor carioca Elymar Santos vem a Garanhuns pela primeira vez e promete esquentar os corações românticos dos casais apaixonados. O Desfile do Papai Noel, um dos principais atrativos do evento natalino, também acontece no sábado (7) e domingo (8), a partir das 18h. 

A programação de hoje (6) conta com as apresentações do Coral Infantil da Igreja Presbiteriana Central de Garanhuns; da cantora Paty Carlos, do cantor Léo Barros e Evaristo Vegas e Banda. O grupo Free Style encerra a noite. Os shows começam às 19h, em frente à Prefeitura de Garanhuns.

No sábado (7), a festa começa pontualmente às 18h, com a apresentação da Ave Maria, feita pela cantora Andrea Amorim e as crianças dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras’s) de Garanhuns, diretamente da sacada do Palácio Celso Galvão. O Desfile do Papai Noel começa logo em seguida e percorre a avenida Santo Antônio com muita música e alegria dos mais de 150 personagens que ajudam a encantar a apresentação. No Palco Prefeitura, os shows ficam por conta de Valéria Santos, Amanda Back e a grande atração do fim de semana, o cantor Elymar Santos.
.

Encerrando o fim de semana, após a apresentação da Ave Maria e o Desfile do Papai Noel, a programação do domingo (8) traz muita cultura para o Palco Prefeitura, a partir das 19h, com o Musical de Natal da Escola Adventista; o Grupo Nossa Arte, da Apae Garanhuns, apresentando coral e violinos; o Reisado Juvenil Cultura de Garanhuns; e a cantata natalina do grupo Aplicarte, formado por estudantes da Escola de Aplicação Professora Ivonita Alves Guerra. 

A Magia do Natal é uma realização da Prefeitura de Garanhuns e recebe o patrocínio das empresas Bradesco, Tools Net, Farmácias FTB, Casa das Balas, Mano Imóveis, Ferreira Costa, Uniodonto, Zetra, Café Ouro Verde e Chocolate Sete Colinas. A festa natalina abrilhanta Garanhuns até o dia 06 de janeiro, com apresentações artísticas até o dia 31 de dezembro.
.

Garanhuns: Nova Pesquisa Revela Aprovação Histórica de Izaías: 76%

De acordo com estudo Plural, Régis ainda ocupa outros dois lugares de destaque: O de líder 
político mais admirado pela população e o de melhor Prefeito da história de Garanhuns.

A aprovação do Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB) bateu novo record histórico no final de novembro. De acordo com os números da Pesquisa do Instituto Plural a que o Blog obteve acesso; 76% da população aprova a maneira como ele administra o município.

Esse resultado; que é o melhor já registrado ao longo de sete anos da administração; representa um avanço de nove pontos percentuais; se comparado ao levantamento feito pelo Instituto em junho deste ano, onde o chefe do executivo registrou 67% de aprovação.

Entre os dias 26 e 29, período em que entrevistou quatrocentos eleitores aqui em Garanhuns, a Pesquisa Plural ainda se debruçou a saber a opinião dos garanhuenses em torno de outros temas. Em um deles, Izaías é considerado o líder político mais admirado pela população (29%). Noutro, Régis é lembrado como melhor Prefeito da História de Garanhuns ao somar nada menos que 47% das respostas a seu favor.

Esse bom resultado obtido por Izaías, se repete na intenção de voto espontâneo. Apesar de não poder disputar a eleição do próximo ano, ele figura em primeiro lugar dentre os nomes lembrados para ocupar a Prefeitura. Nessa sondagem, o chefe do executivo é citado por 17% da população, enquanto que o vice-Haroldo por 5%; mesmo percentual obtido por Sivaldo. Nesse recorte, Zaqueu e Silvino tem 3%, a medida que Luizinho Roldão e o médico Pedro Veloso, apenas 1% cada.
.

.

.