quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Política: Hélder Carvalho se desfilia do PT e com isso Pedro Veloso passa a ser o pré-candidato a Prefeito de Garanhuns pelo partido de Lula

Saída de Hélder foi confirmada por meio de nota assinada pela presidente da legenda. 
Comunicado foi enviado à imprensa na tarde desta quinta (14). Confira ele, abaixo:

“Prezados companheiros

       Comunico que na data de ontem, a Direção do Partido dos Trabalhadores em Garanhuns recebeu oficialmente  o comunicado  de desfiliação partidária  de Adriano Tenório  de Vidal Freitas e Hélder Carvalho Rocha. Portanto, em atendimento à solicitação feita de exclusão da relação de  filiados  e em obediência à legislação eleitoral, o partido procederá aos trâmites para cumprimento  do requerimento.

  Aproveito o ensejo para comunicar que em função da desfiliação de  Hélder Carvalho Rocha, o PT de Garanhuns segue agora com uma única pré candidatura a Prefeito. Externamos nossos votos de apreço aos mesmos e manifestamos nossa gratidão pelas contribuições feitas ao Partido durante a permanência de ambos em nossos quadros e desejamos muito sucesso na nova jornada.”

Atenciosamente,

Lucimar M. Oliveira
Presidente do PT Garanhuns

MOTIVO NÃO INFORMADO – Na manhã desta sexta-feira (15), feriado de proclamação da República, o empresário Hélder Carvalho falou sobre sua saído do PT. Em contato com um blog local, Carvalho não quis relevar o motivo do seu pedido de desfiliação; apesar de na ocasião, ele ter esclarecido que sua permanência na legenda ficou inviável. Ao falar ao VeC Garanhuns, ele ainda ressaltou que continua tendo um imenso respeito pelo partido; por seus integrantes, assim como pelo líder maior dos petistas, o ex-presidente Lula. "Deixo vários companheiros lá; pessoas que repeito e admiro muito. Continuo admirando o ex-presidente pela sua história, pela sua luta por quem menos tem", frisou ele. 

PRÉ-CANDIDATURA ESTÁ DE PÉ – Apesar de estar de saída do PT, Helder não pretende desistir da disputa pela Prefeitura de Garanhuns. Logo pela manhã, ele reiterou que continua com sua pré-candidatura, sem revelar, contudo, para qual partido seguirá. "Ainda sou pré-candidato. Quero contribuir com a cidade, com projetos novos. Queremos fazer uma nova política onde todos, em especial os jovens, possam ser protagonistas de um novo tempo”, destacou Hélder ao Portal VeC. 

Izaías articula conversa no Congresso para indicar novo reitor da UFAPE

Dois aliados de peso devem endossar a indicação de Régis ao Ministério da Educação; são eles, 
Deputado Sílvio Costa Filho e Fernando Bezerra Coelho; este último, líder do Governo no Senado.

Em contato permanente com o Congresso Nacional em Brasília, o Prefeito de Garanhuns Izaías Régis (PTB), vem articulando já desde do início deste mês de novembro, a indicação de um novo Reitor para Universidade Federal do Agreste (UFAPE), sediada aqui no município; e que até pouco tempo funcionava como campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). A ideia, segundo revelou ao Blog o chefe do executivo, é indicar um nome que já tenha envolvimento com a área acadêmica local, de preferência; sem descartar, contudo, a possibilidade de apontar outro profissional para assumir o posto; como um administrador ou mesmo um advogado, por exemplo.

Dois aliados de peso devem endossar a indicação de Izaías ao Ministério da Educação; que decidirá após avaliação de uma lista tríplice. São eles, o Deputado Federal Silvio Costa Filho (PRB); ligado a Bolsonaro e considerado um dos parlamentares mais influentes desta legislatura, e o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB); líder do Governo no Senado. Juntos; eles chegarão a um consenso que permitirá a indicação.
.

Nesta quinta, ao falar ao Blog, o Prefeito de Garanhuns destacou o papel a ser executado pelo novo reitor. “Comandar uma universidade do porte da UFAPE exige muita perícia e responsabilidade com o erário público, mas sobretudo com a vida dos jovens e adolescentes que se integram ao ensino superior. A nova universidade sediada aqui em Garanhuns precisa de um gestor autônomo; e claro, que tenha capacidade de ouvir, pois assim diante das adversidades administrativas ele conseguirá conduzir a Universidade a saídas estratégicas; por consequência exitosas”, disse Régis.

          MAIS CURSOS E MAIS VAGAS DE TRABALHO - Criada a partir de emenda proposta pelo então senador Armando Monteiro (PTB), ainda em 2018, atualmente a UAG opera com 160 professores; sendo que, com a transformação em UFAPE poderá contratar outros 600. Os cursos superiores oferecidos na IES nos dias de hoje, são sete; por força da criação da nova universidade, todavia, poderão chegar a trinta. Novos cargos administrativos também serão criados; estima-se que até 1.500. “Apesar de ter havido avanços, a região Nordeste do Brasil necessita de maior oferta de cursos superiores. Com a Universidade Federal do Agreste, estamos democratizando o maior acesso à educação universitária. A unidade, é preciso deixar claro, representará um ativo estratégico e determinante para o desenvolvimento do Estado de Pernambuco”, comemorou Armando, a época da aprovação de sua emenda; que data de março do ano passado.
         .

Através de Zaqueu, Prof. Airon Mello é indicado a pró-reitor da UFAPE

Deputado Eduardo da Fonte aceitou o pedido e encaminhou a indicação
do professor ao ministro da educação, Abraham Weintraub.

O vereador garanhuense e pré-candidato a prefeito de Garanhuns, Zaqueu Naum Lins, articulou com o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) juntamente e com outros parlamentares federais, a indicação do professor e diretor da UAG/UFRPE, Airon Mello, para ser o pró-reitor da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE).

O deputado Eduardo da Fonte aceitou o pedido e encaminhou a indicação do professor ao ministro da educação, Abraham Weintraub.

VISITA - Na última segunda (11), Zaqueu juntamente com o também vereador Audalio Filho estiveram na Unidade Acadêmica de Garanhuns para conversar com a diretoria da instituição e com os estudantes.

A UAG conta hoje com 160 professores, dos quais segundo recente levantamento, 80% são doutores, e com a elevação a universidade é prevista a contratação de  mais de 600 professores e quase 1500 técnicos, podendo chegar a 30 cursos universitários.

O parlamentar garanhuense salienta a importância da UFAPE para Garanhuns. “É uma conquista da sociedade garanhuense. O sonho de ver Garanhuns se tornar um polo educacional está se realizando”, relatou o vereador.

Fique ligado: Inscrições para o vestibular da AESGA seguem até dia 23

Vagas são para os cursos de Administração, Direito, Engenharia Civil, Secretariado Bilíngue, Gestão
Hospitalar, Gestão em Recursos Humanos, Arquitetura e Urbanismo e bacharelado em Educação Física

As Faculdades Integradas de Garanhuns – FACIGA, que tem como Instituição mantenedora a Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA iniciou no último dia 7 de outubro, as inscrições para mais um Processo Seletivo.

Para o Vestibular 2020.1 da Instituição estão disponíveis vagas para os cursos de Administração, Direito, Engenharia Civil, Secretariado Executivo Bilíngue, Gestão Hospitalar, Gestão em Recursos Humanos, Arquitetura e Urbanismo e bacharelado em Educação Física.

As inscrições para o Vestibular, ao valor de R$ 70,00 (setenta reais), serão realizadas até o dia 23 de novembro. A Prova acontecerá no dia 1º de dezembro.

Para este Processo, a AESGA disponibilizará 10% das vagas para as notas do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM. Além do Vestibular, também estarão abertas vagas para Portador de Diploma, Transferidos e Reintegrados. As inscrições deverão ser feitas por meio do site: www.cespa.aesga.edu.br.

O Manual do Aluno, assim como o Calendário e todas as normas para participação no Processo Seletivo, e ainda os editais também estão disponíveis no site CESPA.
.

SERVIÇO: PROCESSO SELETIVO 2020.1

          VESTIBULAR 2020.1
Inscrições: 7 de outubro a 23 de novembro
Provas: 1º de dezembro

          PORTADOR DE DIPLOMA E TRANSFERIDOS
Inscrições: 7 de outubro a 23 de novembro
Provas: 26 de novembro

          MUDANÇA DE TURNO
Inscrições: 7 de outubro a 26 de novembro

          REINTEGRADOS, ENEM E ALUNO ESPECIAL
Inscrições: 7 de outubro a 1º de fevereiro de 2020

Aos interessados, mais informações poderão ser obtidas através dos sites www.aesga.edu.br ou www.cespa.aesga.edu.br ou ainda através dos telefones (87) 3763-8250 e (87) 3763-8266.