sexta-feira, 11 de outubro de 2019

Boa notícia para Pernambuco: Garanhuns, Caruaru e Gravatá receberão investimentos Federais por meio de projeto para fortalecer o Turismo

Investimento inicial será de R$ 200 milhões de reais, contudo, ele
será distribuído por 150 municípios Brasileiros. (Diário de Pernambuco).

Três municípios do Agreste Pernambucano farão parte do Programa Investe Turismo, do Governo Federal, que prevê um pacote de investimentos e incentivos a novos negócios. Caruaru, Gravatá e Garanhuns estarão na lista dos 150 Municípios Brasileiros que receberão ações estratégicas para fortalecer as rotas turísticas em todo o País. De acordo com o Governo Federal, o investimento inicial do programa será de R$ 200 milhões de reais.

O presidente da Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR), Gilson Machado Neto, recebeu na última terça-feira, dia 8, o secretário do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco, Alberes Lopes para conversar sobre a iniciativa, desenvolvida em conjunto com a Embratur, Ministério do Turismo e Sebrae. O objetivo é unir os setores público e privado para promover a competitividade no turismo brasileiro.

“Em conjunto com outros representantes estatuais, para inclusão de maior número possível de Municípios na nova etapa do Investe Turismo para, com isso, melhor atender turistas e a população”, destacou o presidente da Embratur. Além disso, Machado Neto alertou para a importância de destravar o aeroporto de Caruaru, “que não concorre com o de Recife, desafogando toda a Região”, completou o Presidente.

Através da articulação do deputado Federal Fernando Rodolfo (PL), junto ao Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, um novo prazo foi concedido para que Garanhuns pudesse sanar as pendências e voltar a ser incluída no Mapa do Turismo Brasileiro, condição que facilita a atração de investimentos para o turismo do Município.
.

Magia do Natal de Garanhuns entra para o Calendário de Eventos de PE

Projeto de Lei que solicitou a inclusão do evento no calendário é de autoria do deputado 
estadual Álvaro Porto. No último, dia 4, ele foi publicado no Diário Oficial do Estado.

A mega celebração Magia do Natal, que desde 2013 acontece durante o ciclo natalino em Garanhuns, passou a integrar, definitivamente, o Calendário Oficial de Eventos de Pernambuco. Projeto de lei que solicitava a inclusão foi aprovado na Alepe e foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 4 deste mês.

De autoria do deputado estadual Álvaro Porto (PTB), o PL alterou a Lei nº 16.241, de 14 de dezembro de 2017, que trata da criação do calendário. O evento mobiliza Garanhuns durante todo o período natalino, incluindo os últimos dias de novembro e os dias iniciais de janeiro. Praças, parques, ruas e avenidas recebem decoração temática e uma extensa programação de espetáculos musicais é oferecida a moradores e visitantes.

Na justificativa apresentada à Assembleia, Porto detalhou a estrutura e o impacto da iniciativa sobre a economia e a vida cultural do Agreste Meridional. Destacou que as apresentações são realizadas em vários polos, contemplando diversos públicos e diversas localidades, garantindo diversão, arte e cultura ao público.  "A decoração especial conta com peças decorativas produzidas por vários artesãos locais. Milhares de lâmpadas coloridas também são instaladas em diversos pontos do município", frisou.
.

O texto salientou também que em seis anos de realização, o Magia do Natal se firmou como o maior evento do gênero do Norte e Nordeste. E que, a cada edição, a celebração leva ao município de Garanhuns 600 mil turistas de diversos lugares do Brasil. 

Observou ainda que a presença de visitantes impulsiona a economia do município. “Hotéis, pousadas e hospedarias ficam lotadas. O comércio em geral e em especial bares, restaurantes lojas de artesanato têm seus negócios aquecidos. Os estabelecimentos, inclusive, precisam operar em horários especiais para atender o aumento da demanda”.

Por fim, Porto ressaltou que a inserção da mega celebração no Calendário Oficial é o reconhecimento público da inquestionável relevância social e econômica do período comemorativo para o município e para Pernambuco, além de que proporcionar maior destaque e divulgação para as festividades.

          A edição deste ano acontecerá entre 8 de novembro e 31 de dezembro. Na programação estão previstas apresentações de peças teatrais, reisados, balés, pastoris, além de shows musicais com José Augusto, The Fevers, Adilson Ramos, Elymar Santos, Quinteto Violado, Marina Elali e Maestro Eduardo Lages, entre outros.
.

Governo de Garanhuns realiza campanha para regularização de débitos

Iniciativa promove a adesão da população na negociação de pendências.
Intressados tem até o dia 3 de dezembro para quitar suas pendências. (Secom/PMG).

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Finanças, realiza, até 03 de dezembro, a campanha do Programa de Recuperação Fiscal (Refis), para regularização de débitos junto à Prefeitura. A iniciativa tem o intuito de promover a adesão da população na negociação e quitação de pendências relacionadas a impostos e taxas do município. 

De acordo com a Secretaria, é possível negociar impostos como Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviço (ISS), Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e demais taxas em atraso à vista, com desconto de 75% no valor dos juros e multas. O contribuinte pode também optar pelo parcelamento de 2 a 12 vezes da dívida, com 50% de desconto nos juros e multas. No pagamento de 13 a 24 parcelas, o desconto é de 30%. De 25 a 48 parcelas, é recebido um desconto de 20%.

Os interessados podem realizar o pagamento total ou parcelado acessando o portal da Prefeitura, no site: http://www.garanhuns.pe.gov.br/sefin/, ou procurando o Setor de Atendimento ao Contribuinte, no Palácio Celso Galvão, localizado na avenida Santo Antônio, nº 126, no Centro, das 8h às 14h.

Outubro Rosa: UPAE de Garanhuns promove Semana da Prevenção

Atividades promovidas pela unidade, envolverão funcionárias,
pacientes e acompanhantes da Unidade de Saúde.

A partir da próxima segunda (14) e durante a semana, a UPAE Garanhuns realiza uma série de atividades para marcar a Campanha Outubro Rosa, que visa estimular mulheres em todo o mundo a buscarem a prevenção dos cânceres de mama e do colo do útero.

Segundo Tayana Guerra, coordenadora de enfermagem da unidade de saúde, as ações chegarão às funcionárias da casa, pacientes e colaboradores terceirizados. "Estaremos com palestras educativas para os usuários, nas recepções da unidade e para os funcionários, além de palestra, ofereceremos exames preventivos, como mamografia e citologia, em parceria com a V GERES, Dom Moura e Secretaria municipal de Saúde de Garanhuns" - afirma a gestora.

O coordenador geral da UPAE Garanhuns, Gustavo Amorim, acompanhou a divulgação da programação: "É importante registrar que a unidade oferece especialidades como ginecologia e mastologia, e exames como a mamografia, durante todo o ano, atendendo às pacientes encaminhadas pelas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBS), dos 21 municípios da 5ª Regional de Saúde".

Um dos destaques da programação do Outubro Rosa da UPAE será a comemoração do Dia Nacional da Alimentação, na quarta-feira (16), quando será ofertado um café da manhã, para os funcionários, com alimentos que auxiliam na prevenção do câncer.

          Confira a programação: Segunda, 14: Palestra educativa sobre prevenção do câncer de mama e do colo do útero, com a Enfª Eveliny Metódio. Terça, 15: Realização de mamografia entre as funcionárias da UPAE. Quarta, 16: Dia Mundial da Alimentação. Café-da-manhã para funcionárias com alimentos que ajudam a prevenir os cânceres. Quinta, 17: Palestra sobre prevenção do câncer de mama e do colo do útero, para pacientes e acompanhantes, com a Enfª Amanda Barros. Sexta, 18: Realização de exames preventivos (citologia) para as funcionárias da UPAE Garanhuns.