segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Eleição para o conselho tutelar consagra nomes ligados a base de Izaías

Na eleição deste domingo, nenhum postulante ligado ou mesmo apoiado pela oposição local, 
obteve sucesso. Os dois mais competitivos não foram eleitos, e sequer ocupam suplência.

Após três meses de campanha, cinco etapas cumpridas para o processo de escolha, e uma apuração bastante movimentada, Garanhuns já conhece, a nova formação do Conselho Tutelar do município, para o quadriênio 2020/2023. Sem nenhuma surpresa, os cinco primeiros colocados, assim como os suplentes (outros cinco), são "ligados" a base política do atual Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB).

Nenhum postulante ligado ou mesmo apoiado pela oposição local, obteve sucesso. Moretson e Eliane Silva, por exemplo, considerados os mais competitivos, sequer ficaram entre os suplentes; o que representa um resultado amargo, difícil e duro de digerir. Na eleição deste ano, eles aparecem na 13º e 15ª posições, respectivamente. Em 2015, no entanto, Moretson ficou na 6º posição, enquanto que Eliane, na 7ª.

Conhecido o resultado, quem não deve estar nada satisfeito com ele, é o deputado estadual Sivaldo Albino, líder do PSB na Assembleia Legislativa. A bem da verdade, é que ele contava com a vitória de ambos, neste domingo. Como isso não aconteceu, o setor da oposição liderado pelo deputado, sai fragilizado desta eleição.

Resultado semelhante ao de domingo, ocorreu em 2016 na disputa pela Câmara. Na ocasião, nenhum vereador foi eleito pela oposição. A época, Sivaldo foi apontado como responsável por esse péssimo aproveitamento, haja vista ele ter focado na candidatura a vereador de seu irmão, Johny Albino, em detrimento das demais.

E COMO FICA DAQUI PRA FRENTE – Com um discurso alinhado, os Governistas saem fortalecidos da disputa pelo Conselho. Quanto a oposição, ela precisa reavaliar as suas prioridades; recompor o grupo, mas sobretudo se reinventar, afinal, o placar de ontem (10 a 2 para os governistas), demonstra a pouca articulação, para não dizer o amadorismo, com que o bloco tratou a disputa pelo Conselho Tutelar.

Ponto para os governistas.

Garanhuns: Comdica divulga números e eleitos para o Conselho Tutelar

Neste domingo, 10.143 eleitores foram as urnas. Ao todo, foram eleitos cinco candidatos e cinco suplentes
para o quadriênio 2020/2023. Marquinhos do Galeto e Genoveva Alves foram os campeões de voto.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), apresentou o resultado da eleição para o Conselho Tutelar de Garanhuns, realizada ao longo deste domingo (6). Ao todo, 20 candidatos participaram da disputa. Ao total, 10.143 pessoas foram as urnas (56 no total). 15 eleitores votaram em branco; já 92 anularam o voto.

Todo o processo de eleição e apuracão foi fiscalizado pelo próprio Comdica; por uma Comissão Especial Eleitoral do órgão, e ainda pelo Ministério Público de Pernambuco, e pelos próprios candidatos, acompanhados por um fiscal, cada.

O processo de escolha foi dividido em cinco etapas, desde a inscrição dos candidatos, análise pela comissão especial eleitoral, aplicação de uma prova sobre direitos da criança e do adolescente, divulgação dos candidatos aprovados e escolha por voto direto.

A apuração, iniciada as 18 horas, ocorreu na sede da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte (AMSTT). Passava das 03 horas da manhã desta segunda-feira (7), quando os números oficiais foram apresentados a imprensa. O Blog do Gidi Santos, acompanhou a apuração desde o início, e por meio de grupos de WhatsApp, divulgou 16 parciais em tempo real, através de uma cobertura jornalística ousada e feita em parceria com o Blog Agreste Digital, editado pelo blogueiro Audálio Alves.

         De acordo com o Comdica, uma ata pública contendo o resultado oficial será publicada até a próxima terça-feira (8), no Diário Oficial dos Municípios (AMUPE). No mesmo documento, constarão os pedidos de impugnação de urnas.

COMPOSIÇÃO – Vale dizer, o Conselho Tutelar será composto por cinco membros titulares e cinco membros suplentes para o mandato de quatro anos, com carga horária de 40 horas semanais e atendimento ao público das 08h às 18h, de segunda a sexta-feira. Os conselheiros também ficarão de sobreaviso no horário das 18h às 08h do dia seguinte com ampla divulgação do número de telefone oficial do órgão. Aos sábados, domingos e feriados permanecerá de plantão pelo menos um membro para atendimento de casos emergenciais.

Abaixo, você confere o resultado apresentado pelo Comdica:

          CINCO (5) ELEITOS:
Marquinhos do Galeto: 1.306
Genoveva Alves: 1.223
Adriana Bezerra: 989
Pastor Ricardo: 806
Isabel Chalegra: 701

CINCO (5) SUPLENTES:
Stoni Costa: 558
Odete Nativo: 557
Sérgio Siqueira: 479
Pastor Théo: 459
Diana Maria: 430

OUTROS DEZ (10) CANDIDATOS
Marcelino: 381
Fernandinho DJ: 362
Moretson: 359
Cida Cohab II: 327
Eliane Silva: 313
Dani do Cras: 230
Renata Síndica: 189
Michele: 184
Josélia Maria: 131
Marquinhos da Liberdade: 70