sábado, 5 de outubro de 2019

SURUBIM: Paulo Câmara institui Sistema de Transporte Complementar Intermunicipal e autoriza a sua circulação no Estado

De acordo com Governo, regras de atuação para quem exerce a atividade, serão apresentadas por
meio de resolução da EPTI. Elas serão publicadas no Diário Oficial da próxima terça-feira, dia 8.

O governador Paulo Câmara assinou, nesta sexta-feira (4), o decreto que institui o Sistema de Transporte Coletivo de Passageiros Intermunicipal Complementar no Estado de Pernambuco, excetuando a Região Metropolitana do Recife (RMR). A medida, que autoriza a circulação dessa modalidade, ocorreu durante o Seminário Todos por Pernambuco, realizado no município de Surubim, Agreste Setentrional do Estado de Pernambuco.

A normatização do Transporte Complementar é resultado dos trabalhos da Comissão Especial instituída pelo Decreto 47.807, de 19 de agosto de 2019, que percorreu todo o Estado discutindo com os representantes do segmento a melhor forma para a regulamentação. As regras de atuação para quem realiza o transporte remunerado de passageiros intermunicipal no interior do Estado serão apresentadas por meio de resolução da Empresa Pernambucana de Transporte Intermunicipal (EPTI) – órgão fiscalizador do sistema – prevista para ser publicada no Diário Oficial na próxima terça-feira (8).

De acordo com o Artigo 2º contido no decreto: “O transporte complementar intermunicipal caracteriza-se pelo serviço de transporte de usuários prestado, mediante autorização prévia do Poder Público, entre municípios distintos, exceto na circunscrição da Região Metropolitana do Recife – RMR, independentemente de suas localizações no território estadual, com origem, paradas e destino.” O documento também define que somente estarão autorizados a prestar o serviço de transporte complementar intermunicipal os veículos micro-ônibus, mini ônibus, mini bus e micro bus.
.

Garanhuns recebe Mostra Marcos Freitas até o final do mês de outubro

Mostra vai contar com as participações de Lia de Itamaracá, os Mestres Ciço
Gomes e Assis Calixto e Gabi da Pele Preta. (G1 Caruaru e Região).

A cidade de Garanhuns, recebe a partir deste sábado, dia 5 de outubro, a 1ª Mostra Marcos Freitas – Território das Artes. A programação é promovida pelo Centro de Produção Cultural e Negócios do Sesc (CPC) e segue até 29 de outubro.

O tema desta edição é "Afrobrasilidades". A mostra vai contar com as participações de diversos artistas nacionais e regionais; a exemplo de Lia de Itamaracá, os Mestres Ciço Gomes e Assis Calixto, Gabi da Pele Preta, Guitinho da Xambá e Conceição dos Prazeres, Gonzaga de Garanhuns, Adiel Luna e o escritor nigeriano Sunny.

A entrada será gratuita. A mostra envolve atividades nas linguagens do audiovisual, artes visuais e cênicas, música e literatura. Neste sábado, as ações começam às 13h, no Castelo de João Capão. A programação completa pode ser conferida no site do Sesc.