segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Recife: Deputado alerta para ameaças a líder quilombola em Garanhuns

Doriel Barros: “É preciso que as autoridades tomem as devidas providências para
que a integridade física de Zé Carlos e de toda a comunidade seja garantida”.

O líder quilombola José Carlos Lopes, presidente da associação da comunidade quilombola de Castainho, localizada na zona rural aqui de Garanhuns vem sofrendo novas ameaças de morte, alertou o deputado Doriel Barros (PT), na Reunião Plenária desta segunda (23), na Assembleia Legislativa de Pernambuco. O parlamentar pediu atenção ao caso à Comissão de Cidadania da Assembleia e às secretarias de Defesa Social e de Direitos Humanos do Governo do Estado de Pernambuco. 

“Seu Zé Carlos, como é conhecido, chegou a ser avisado no último dia 15 (domingo) que seria assassinado, e que os autores do crime teriam comprado toucas ninjas para executar o homicídio”, relatou o parlamentar. Barros registrou que José Carlos Lopes vem sofrendo ameaças de morte há alguns anos e, desde 2014, a liderança quilombola faz parte do Programa de Proteção a Defensores dos Direitos Humanos. “O preconceito e a violência contra lideranças dessas comunidades tem se intensificado nos últimos tempos, especialmente por causa de alguns discursos e posicionamentos do Governo Federal em relação aos territórios desses povos”, ressaltou Doriel. 

O deputado enfatizou a importância do trabalho de Zé Carlos para o movimento quilombola em Pernambuco. “A comunidade de Castainho se tornou um exemplo de luta para todo o País, por ser a primeira de Pernambuco a receber titulação da Fundação Palmares em 1997 e ser uma das primeiras a ter seu território demarcado no Estado. É preciso que as autoridades tomem as devidas providências para que a integridade física de Zé Carlos e de toda a comunidade seja garantida”, solicitou o parlamentar. 

Saúde: Prefeitura de Garanhuns realiza mutirão de cirurgias de catarata

Ao total, e de acordo com a Prefeitura, 65 procedimentos foram realizados no último final de 
semana. Outra etapa do mutirão será realizada nos próximos dias 05 e 06 de outubro. (ASCI/PMG).

A Prefeitura Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Saúde, realizou um mutirão de cirurgias de catarata no último sábado (21) e domingo (22) no Hospital Infantil Palmira Sales. O mutirão ocorreu por meio de uma parceria com a equipe da Clínica Oftalmo PE A iniciativa teve como público-alvo pessoas acima de 70 anos.

A ação atendeu a demanda de pessoas que aguardavam pela cirurgia no município. Após os procedimentos iniciais de triagem e de exames pré-operatórios os pacientes foram convocados para a cirurgia de catarata. De acordo com a secretária Nilva Mendes a ação é muito mais do que o restabelecimento da saúde. “Nós estamos resgatando a dignidade e independência das pessoas, dando a oportunidade para aqueles que há muito tempo estavam limitados por causa da visão, a voltar a fazer as atividades do dia a dia”. Ao total, 65 pessoas foram beneficiadas nesses dois dias de mutirão. Outra etapa, será realizada nos próximos dias 05 e 06 de outubro ainda deste ano.

A aposentada Irinalva Oliveria, beneficiada pela iniciativa, destacou a independência que a cirurgia vai trazer para sua vida. “Para mim é a melhor coisa na vida. Ter o privilégio de voltar a enxergar, e com isso fazer minhas costuras; vale muito”, contou emocionada.
.

Presente no momento, o vice-prefeito Haroldo Vicente, conversou com pacientes que aguardavam pelo atendimento, conheceu a estrutura do hospital e acompanhou os procedimentos iniciais. “Parabenizo a todos os profissionais envolvidos nesta grande ação. Sabemos que ainda existem muitas pessoas que precisam fazer essa cirurgia, e por isso vamos continuar investindo na saúde para aumentar o número de beneficiados”, pontuou ele.

O médico responsável pelas cirurgias, Dr. Daniel Medeiros, parabenizou a iniciativa. “Para os pacientes conseguirem um acesso ao oftalmologista pelo SUS existe um tempo. Depois da consulta oftalmológica tem os exames, e até chegar ao procedimento cirúrgico às vezes é um caminho longo no qual a catarata vai evoluindo, tornado a visão cada vez pior. Então esse esse tipo de iniciativa é fundamental para que as pessoas consigam sua correção cirúrgica e voltem a sua rotina, sua vida normal”, destacou o especialista.
.

2019. Izaías fala como será o Natal de Garanhuns: “O Melhor do Brasil”

Na última quinta, ao lançar a programação oficial do evento, Prefeito ainda falou sobre a vocação do
município. “Sempre acreditamos no potencial turístico de Garanhuns, mesmo quando muitos nos criticavam”.

          O Prefeito de Garanhuns Izaías Régis (PTB), não esconde de ninguém a sua empolgação com o sucesso que vem conquistando a Magia do Natal de Garanhuns a cada ano, e com o patamar que a festividade pode alcançar já em 2019. Na última quinta-feira, ao anunciar a programação completa do evento, no Palácio Celso Galvão, Régis destacou como será a Magia do Natal deste ano: “O melhor do Brasil”.

Cercado por jornalistas, Izaías também lembrou na oportunidade, que o Natal de Garanhuns já é considerado o maior evento natalino do Nordeste, e que devido a sua dimensão, o comércio local bate recorde de vendas anualmente.

De cordo com o chefe do executivo, acaso a Magia do Natal não estivesse a todo vapor, alguns empreendimentos já estariam fechados; caso por exemplo de hotéis, bares, restaurantes e pousadas de menor porte; que no decorrer dos 60 dias do evento, conseguem elevar o número de hóspedes, atendimentos e ainda de contratações.
.

Sem perder a oportunidade, Izaías chamou atenção dos comerciantes locais. Disse na ocasião, que é preciso maior envolvimento por parte deles, a fim de potencializar ainda mais o evento. Segundo o Prefeito, algumas lojas sequer ornamentam as suas fachadas com decoração natalina; a medida em que nos sábados e domingos; elas também não permitem o funcionamento de sua iluminação tradicional; o que na prática, permitiria um efeito ainda mais bonito para os desfiles de Papai Noel.

Na última quinta, ao lançar a programação oficial da Magia do Natal, o Prefeito ainda falou sobre a vocação do município. “Sempre acreditamos no potencial turístico de Garanhuns; mesmo, quando muitos nos criticavam. Agora a prova está aí. Em abril, temos o Viva Dominguinhos, maior prévia de São João nacional. Já entre novembro e dezembro, temos a Magia do Natal; que para nossa felicidade, este ano deve se consolidar como o melhor evento natalino do Brasil”, disse ele.

GARANHUNS EM FESTA - Vale dizer, A Magia do Natal de Garanhuns acontece este ano entre os dias 08 de novembro e 31 de dezembro. O evento, que reúne apresentações musicais e que contará com decoração instalada nas ruas da cidade até o dia 06 de janeiro de 2020, terá uma grade de 160 atrações, divididas entre o palco Prefeitura, bairros, distritos, comunidade quilombola de Estivas e nos desfiles de Papai Noel. Este ano, são esperados mais de um milhão de visitantes ao longo do período de realização do evento.
.