sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Garanhuns: Caçadores são detidos com armas e aves silvestres abatidas

Os dois homens envolvidos no caso, informaram a PRF, que haviam passado a manhã caçando 
aves na zona rural de Terezinha. Eles não portavam o documento de porte obrigatório das armas. (G1).

Dois homens, de 36 e 40 anos, que transportavam duas espingardas e três aves silvestres abatidas, foram detidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), nesta sexta-feira (20), na BR- 424, aqui em Garanhuns. Dois cães de caça eram transportados sem ventilação dentro da caçamba coberta de uma caminhonete.

Conforme a PRF, o flagrante aconteceu durante a abordagem ao veículo no quilômetro 91 da rodovia. Ao verificar o interior da caminhonete, foram encontradas duas espingardas e 73 munições, sendo 14 deflagradas, além de três aves da espécie codornas do Nordeste.

Os homens informaram que haviam passado a manhã caçando aves na zona rural de Terezinha. Eles não portavam o documento de porte obrigatório das armas.

A dupla foi detida e encaminhada à delegacia de Polícia. Eles devem responder por porte ilegal de arma de fogo, crime ambiental e maus tratos de animais.

Compesa anuncia racionamento, devido a quebra do Sistema Cajueiro

Por conta da vazão reduzida, Companhia fará um calendário especial de abastecimento 
até o dia 30 de setembro. Garanhuns, Sâo João e Angelim serão impactadas com o racionamento.

Comunicado Oficial:

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), informa que devido a um problema eletromecânico em um dos conjuntos de bombeamento de água do Sistema Cajueiro, em Garanhuns, foi necessário paralisar parcialmente essa unidade operacional, provocando a redução da oferta de água nas cidades de Garanhuns, Angelim, São João, Caetés, Jucati e no distrito de Neves, localizado em Jucati e o distrito de São Pedro, localizado em Garanhuns. Devido à alta complexidade do serviço de manutenção, não foi possível resolver a situação até a última quarta-feira (18), conforme previsão inicial.

Ressaltamos que a Companhia continua trabalhando para solução do problema, mas por conta da vazão reduzida fará um calendário especial de abastecimento até dia 30 de setembro. Além da cidade de Garanhuns, serão impactadas as cidades de São João e Angelim que terão um dia com água para dois sem até o final desse mês.

A cidade de Caetés receberá água do sistema de Gurjão. Jucati e Neves receberão água dos próprios sistemas até que a situação seja normalizada. 

Recife: Sivaldo se reúne com produtor, e Jazz pode retornar este ano

Desde o início deste mês que o parlamentar tem empreendido esforços para que o evento 
retorne ao município. A depender da vontade de Albino, isso ocorrerá ainda este ano. (Assessoria).

Na manhã desta sexta-feira, 20, na capital pernambucana, o deputado estadual Sivaldo Albino (PSB) se reuniu informalmente com Giovanni Papaleo, criador e produtor do Garanhuns Jazz Festival, evento que durante quase uma década movimentou culturalmente e economicamente o município durante o Carnaval, mas que por decisão da prefeitura deixou de ser realizado. Sivaldo tem se movimentado no sentido de possibilitar o retorno do evento, e se possível, ainda este ano.

"Com apoio do governo do estado, do próprio governador Paulo Câmara, da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, vamos possibilitar este incremento turístico em Garanhuns com o Jazz Festival. Trata-se de um apelo do Trade Turístico e da população. Vamos continuar conversando, e definindo uma data e as atrações, vamos divulgar para todo o estado" - Revela Albino. A prefeitura será contactada quando o evento estiver realmente consolidado em seu retorno. "É lógico que aguardamos o apoio municipal, pois se trata de um grande evento para Garanhuns. Vamos aguardar as definições para fechar as parcerias".

Participaram do encontro desta sexta-feira, Jackson Rocha, sócio de Papaleo e captador de recursos e o chefe de gabinete do deputado, Alexandre Marinho, ex-Secretário de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns.
.