quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Pesquisa: Com apoio de Izaías, Haroldo bate Zaqueu, Sivaldo ou Silvino

Vitórias de Haroldo foram aferidas, considerando confrontos
isolados que o colocaram contra um de seus oponentes por vez.

Realizada entre os dias 28 e 30 de agosto deste ano, com a aplicação de 400 questionários estruturados com abordagem pessoal em pontos residenciais, uma pesquisa de avaliação e opinião do Instituto Analysis Pesquisa e Mercado, que buscou aferir a intenção de voto aqui no município, no formato estimulado, que é quando os nomes dos pré-candidatos são apresentados aos entrevistados; revelou números animadores a favor do atual vice-prefeito de Garanhuns, Haroldo Vicente (PSC).

Com intervalo de confiança de 95%, e com margem de erro de 5 pontos percentuais para mais ou para menos, o levantamento demonstrou que Haroldo, que é pré-candidato a Prefeito, venceria a disputa pelo executivo local em 2020, contra Zaqueu, Sivaldo ou Silvino Duarte; desde que ele contasse com o apoio do atual Prefeito, Izaías Régis (PTB).

Na pesquisa do Instituto Analysis, Vicente foi testado contra os três; em cenários distintos. Enquanto no primeiro, ele disputa contra Zaqueu, apoiado pelo Deputado Federal, Fernando Rodolfo (PL), no segundo; ele enfrenta o deputado Estadual Sivaldo Albino (PSB - com arrimo de Paulo Câmara). No último cenário, o vice-prefeito encara o médico Silvino Duarte; que não tem seu nome associado a apoio político.

Primeiro cenário - Quando o entrevistado teve que se decidir entre Haroldo, com o apoio de Izaías, e Zaqueu, com o apoio de Rodolfo, o resultado foi seguinte: Haroldo: cravou 31.3%, enquanto que Zaqueu, 20.9%. Neste cenário, 19,4%, anularia, ou não votaria em nenhum dos nomes apresentados. Não responderam/não sabem, foram 28.4%

Segundo cenário – Quando a disputa se dá entre Haroldo, com o apoio de Izaías, frente a Sivaldo, com o abono de Paulo Câmara, o atual vice-prefeito vence com 34,1% frente a 24,6% de Albino. Aqui, o quesito nenhum/nulo registrou 15.4%, ao tempo em que “não responderam/não sabem”, bateu a marca de 25.9%.

Terceiro cenário – Neste caso, com a disputa ocorrendo entre Haroldo (com apoio de Izaías) e Silvino Duarte (sem apoio), o resultado final seria o mais apertado dentre os três. Aqui Haroldo aparece com 28,4% das intenções de voto; já Duarte, 25,6%. Apenas 2,8% separam os dois. Nenhum/Nulo, bateu 17,9%. “Não responderam/não sabem”, 28.1%.

Números invertidos – Noutra simulação, onde os quatro, Haroldo, Silvino, Sivaldo e Zaqueu, aparecem disputando a Prefeitura, bem como os apoios políticos não são considerados, Haroldo não vai bem, e aqui, dá lugar para Zaqueu virar o resultado; tomando a liderança da pesquisa, e abrindo quase 8 pontos percentuais de vantagem contra o atual vice-prefeito. Sivaldo e Silvino, no entanto, aparecem com pré-candidaturas competitivas.

Abaixo, você confere a pergunta feita pelo instituto aos entrevistados, e logo em seguida, o resultado aferido.

PERGUNTA ANALYSIS: “SE A ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE GARANHUNS FOSSE HOJE. EM QUAL DESTES CANDIDATOS O(A) SENHOR(A) VOTARIA?” (ESTIMULADA)

Zaqueu Lins 21,6%
Sivaldo Albino 20,9%
Silvino Duarte 17,4%
Haroldo Vicente 13,9%
Nenhum/Nulo 17,9%
Não responderam/Não sabe 8,2%

GOVERNO MUNICIPAL - Quanto a aprovação da administração do Prefeito Izaías Régis, o saldo é positivo. Segundo os números da pesquisa, 76,4% aprovam a sua forma de governar, enquanto que apenas 21,4% desaprovam. Em se tratando do Governo Municipal, e o seu funcionamento como um todo, 71,2% considera ele como ótimo/bom, a medida que somente 26,3%, o consideram ruim ou péssimo.

GOVERNO DO ESTADO – Para esse quesito, e sem nenhuma surpresa, 59,3% avaliaram como ruim/péssima, a forma como a gestão estadual, através do Governador Paulo Câmara (PSB), desenvolve suas atividades aqui no município. Ótimo e bom, foram apenas 34,6%. Com esse resultado, fica claro que a administração socialista aqui no município tem muito a recuperar em áreas  diversas.

GOVERNO FEDERAL – Bolsonaro, e mais precisamente a sua forma de atuar, por meio do Governo Federal, também não foi bem avaliado. Para 58,8%, sua atuação é ruim ou péssima, enquanto que para 17,6%; ela é ótima ou boa.


METODOLOGIA – Realizada em 26 bairros/setores da zona urbana de Garanhuns, assim como nos três distritos do município; São Pedro, Iratama e Miracica, a Pesquisa de avaliação e Opinião do Instituto Analysis Pesquisa e Mercado; entrevistou 400 pessoas dentro das faixas etárias que compreendem 16 a 60 anos. 45% dos entrevistados eram homens, enquanto que 55%, mulheres. Todos foram escolhidos de maneira aleatória.