domingo, 11 de agosto de 2019

Serviços do Detran-Pernambuco poderão ser Agendados por Aplicativo

App "Detran Mais Fácil" disponibiliza para os usuários marcações 
e consultas que, antes, só poderiam ser realizadas via site. (JC Online).

Agendamentos de serviços do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) poderão ser feitos por meio de aplicativo, informa o órgão.

O app "Detran Mais Fácil" disponibiliza para os usuários marcações e consultas que, antes, só poderiam ser realizadas via site. O programa está disponível para download nas plataformas Android e IOS. No app, será possível realizar agendamentos para alteração de dados do condutor, reabilitação para quem possui a CNH provisória, e transferência de prontuário do condutor de outro estado para Pernambuco.

Além disso, o usuário poderá consultar pontos na carteira, informações sobre seu veículo, os agendamentos realizados e um aleta lembrando da necessidade de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

14 e 15: Garanhuns receberá Observatório de Arquitetura e Urbanismo

Programação, acontecerá nos auditórios da Autarquia de Ensino 
Superior de Garanhuns e da Câmara de Dirigentes Logistas.

A primeira edição do Observatório Regional CAU PE, PB e RN, em Garanhuns, será realizado nos dias 14 de 15 de agosto, com uma programação que prevê palestras e debates sobre gestão de carreira, negociação, tendências da arquitetura, obras e o Plano Diretor de Garanhuns. A programação acontece nos auditórios da AESGA e da CDL e conta com patrocínio da Iquine, Saint Gobain e Vivix. O Observatório foi idealizado pelo CAU/PE para interiorizar suas ações, atendendo a todos os arquitetos e urbanistas do estado.

A programação do Observatório começa às 15h, da quarta-feira, dia 14, no auditório da AESGA com abertura feita pelo presidente do CAU/PE e do coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Faciga/Aesga, Marcílio Reinaux Maia. Às 15h30min, ocorre a Oficina sobre “Gestão de Carreiras para estudantes de Arquitetura e Urbanismo”, com a arquiteta e urbanista Andreza Procoro, professora da Unifavip. Às 18h a arquiteta e urbanista Andreza Procoro proferirá a palestra “Negociação para Arquitetos e Urbanistas”.

A partir das 18h40min será apresentado o projeto “Obra de Requalificação da Av. Santo Antônio”, pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão da Prefeitura Municipal de Garanhuns; às 19h20min, o vice-presidente do CAU/PE, Tomás Lapa fala sobre “Planejamento Urbano” e às 20h o secretário Municipal de Planejamento e Gestão de Garanhuns, Carlos Carvalho, aborda a metodologia utilizada no processo de revisão do Plano Diretor de Garanhuns. Participam do debate, Rafael Amaral Tenório (CAU/PE); Tomás de Albuquerque Lapa (CAU/PE); Mariana Braga (AESGA) e Gláucio Brandão (Arquiteto e Urbanista), tendo mediação do arquiteto e urbanista Marcílio Reinaux Maia (AESGA).

A programação da quinta-feira, dia 15, será no auditório do CDL/Garanhuns, com duas palestras, a partir das 18h. “Técnicas de impermeabilização e suas patologias em fachadas, lajes e pisos”, com o conselheiro Washington Sobrinho (CAU/PB); e “O arquiteto como executor de obras”, com o vice-presidente do CAU/RN, André Alves.
.

Garanhuns: Escolas da rede Municipal apresentam crescimento no Idepe

Índice aponta melhoria no desempenho dos anos iniciais
e finais dos 5° e 9° anos de Garanhuns. ((ASCI/PMG).

Foram divulgados nesta semana, os resultados do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica de Pernambuco (Idepe); avaliação feita pelo Governo do Estado de Pernambuco, que acompanha o desempenho de educação nas escolas públicas e valoriza os melhores desempenhos obtidos pelos municípios, escolas estaduais e Gerências Regionais de Educação. Em Garanhuns, os números apresentaram um crescimento em relação aos resultados obtidos no ano de 2018.

O Idepe é divulgado anualmente, sendo calculado de acordo com o  resultado das avaliações externas e do fluxo escolar; evidenciando o desempenho dos alunos dos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Garanhuns, com base nos exames do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco, em Língua Portuguesa e Matemática.

Em 2019, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) obteve a nota de 4,9 nos anos iniciais (apontando crescimento de 0,5 em relação ao ano passado). Já nos anos finais o índice foi de 3,9, também superando em 0,5 a média anterior. Das 30 escolas avaliadas, dentro do 5° ano, 21 apresentaram crescimento e quatro permaneceram com a mesma média. Já no 9° ano, 16 escolas foram avaliadas, e 13 obtiveram crescimento.
.

A secretária de Educação de Garanhuns, Eliane Vilar, destacou o empenho dos servidores da pasta para a avaliação positiva; que é importante para alunos e gestores das escolas. “Nossa alegria é muito grande, porque vemos neste momento o esforço coletivo. Foi uma rede que abraçou a causa e buscou o resultado. Isso nos faz acreditar que estamos no caminho certo, e gostaríamos de parabenizar a equipe gestora, professores e alunos”, pontuou a titular da pasta em reunião com o Prefeito Izaías.. 

Os resultados também foram apresentados ao prefeito Izaías Régis, que nesta sexta-feira (09), recebeu a equipe gestora da Seduc em seu Gabinete. “É com imensa alegria e satisfação que parabenizo todos os professores e gestores que fazem parte da nossa Rede Municipal. A educação é um dos pilares da nossa gestão, e que no futuro vai trazer muitos avanços para população de Garanhuns. Juntos temos nos empenhado ao máximo nessa caminhada para melhorar cada vez mais a educação do município”, finalizou o gestor.
.