domingo, 21 de julho de 2019

Na terceira noite do FIG, artistas saem em defesa da região Nordeste

Neste sábado (20), Zélia Duncan, Barão Vermelho e Mariana Aydar, atrações principais da noite, 
enalteceram a cultura nordestina e criticaram os comentários do presidente Jair Bolsonaro.

Por Daniel Medeiros, da Folha de Pernambuco. (Fotos: Fundarpe).

Mesmo com chuva e temperatura de 17°C, o Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) voltou a lotar a Praça Mestre Dominguinhos. Na noite deste sábado (20), subiram ao palco principal do evento grandes nomes da música brasileira.

Terceira atração da noite, a cantora paulistana Mariana Aydar brilhou com um show que reverencia o forró. Entrou em cena cantando “Veia Nordestina”, música que dá nome ao seu próximo álbum e que revela uma conexão com a região. Em entrevista coletiva, antes da apresentação, ela falou com a imprensa sobre essa ligação. “O forró está na minha vida desde muito cedo. Conheci pequena, porque minha mãe trabalhava com Luiz Gonzaga e eu achava aquela figura muito interessante”, contou, citando ainda sua relação com Dominguinhos, com quem chegou a gravar um documentário.

Enquanto esteve no palco, Mariana apresentou clássicos de artistas nordestinos, como “Te faço um cafuné”, de Dominguinhos, e “Anunciação”, de Alceu Valença. O repertório contou ainda com destaques como “Morango do Nordeste” e releituras em ritmo de forró de canções como “Triste, louca ou má”, da banda Francisco El Hombre, e “Lucro (Descomprimindo)”, do BaianaSystem.

Na participação da cantora, também houve espaço para críticas às últimas declarações do presidente Jair Bolsonaro, que usou o termo “paraíba” ao se referir aos governadores do Nordeste. “Eu queria que a gente se juntasse e pensasse como ninguém pode falar da coisa mais importante que a gente tem no Brasil, que é todo o jeito que vocês sabem de receber e amar, o sotaque, a brisa, as praias, a cultura e o forró. Então, eu amo vocês”, declarou.
.

Mais tarde, a carioca Zélia Duncan retomou o assunto em seu show, destacando sua admiração pelos músicos nordestinos. “A nossa voz é a nossa revolução”, afirmou a cantora, que foi respondida pela plateia com xingamentos a Bolsonaro. A cantora foi acompanhada pelo público presente em vários momentos, especialmente durante suas canções mais marcantes, como “Alma”, “Catedral”, “Enquanto durmo” e “Carne e osso”.

A participação do cantor pernambucano Almério no show de Zélia foi um dos destaques da noite. Visivelmente emocionado, o artista assumiu que é fã da carioca. “É simplesmente a pessoa que eu mais admiro na música brasileira”, disse no palco para uma multidão que acompanhava o show. Juntos e de maneira bastante performática, eles interpretaram “Imorais” e “Sentidos”, com direito a “selinho” no final.

Após se despedir dos fãs, Zélia ainda retornou ao palco no show seguinte, para cantar com a banda Barão Vermelho a música “Amor, meu grande amor”. O grupo formado em 1981, no Rio de Janeiro, fez um passeio pelos principais sucessos da carreira. Desde 2017, o cantor Rodrigo Suricato é o vocalista, ocupando um lugar que já pertenceu a Cazuza e Frejat. A icônica banda de rock encerrou a terceira noite do festival, que contou ainda com Amanda Becker e Banda de Pau e Corda.

Programação continua - A 29ª edição do FIG segue até o dia 27 de julho e, até lá, muitas atrações passarão pela cidade de Garanhuns. Neste domingo (21), é esperada uma noite feminina na Praça Mestre Dominguinhos, que recebe as cantoras Karina Buhr, Letrux e Céu, além da banda Neander, a partir das 20h.
.

Atrações locais animam público presente no polo “Orquestrando no FIG”

Programação do polo, localizado em frente ao Palácio Celso Galvão, é desenvolvida pelo 
Governo Municipal e tem como anfitriã, a Orquestra Manoel Rabelo. (Secom/PMG).

O polo “Orquestrando no FIG” fez sua estreia no 29° Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), na tarde deste sábado (20), com apresentações de grupos locais que esquentaram o público mesmo com o termômetro marcando 18°C. A programação do polo, localizado em frente ao Palácio Celso Galvão, é desenvolvida pelo Governo Municipal e tem como anfitriã, a Orquestra Manoel Rabelo (OMARA). Além do grupo garanhuense, também se apresentaram alunos da Escola Joana D’Arc, com uma narrativa sobre Jackson do Pandeiro, e a banda do 71° Batalhão de Infantaria Motorizada.

O casal, Roberto Mazza e Edileuza Leão, é de Maceió (AL) e frequenta o ‘Orquestrando no FIG’ todos os anos. “Este polo é um dos nossos preferidos porque ele valoriza os artistas locais e traz um repertório variado. As atrações são de ótima qualidade e com uma sonoridade maravilhosa”, comentou o representante comercial.

Neste domingo (21), o polo voltou a receber apresentações desde as 16 horas, com o Grupo de Violões do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Heliópolis e a Banda Mariano de Assis, do município de Panelas (PE).

Gostou do polo? Então confere a programação completa dele, clicando aqui.
.

Governador inaugura dois laboratórios de tecnologia na UPE Garanhuns

Câmara: “Outros laboratórios virão, porque o intuito é que a pesquisa e a ciência
estejam muito presentes na formação dos nossos alunos”. (Fotos: Heudes Regis/SEI).

Apoiar a inovação e a geração de tecnologia no Agreste Meridional. Foi com esse objetivo que o governador Paulo Câmara inaugurou, no sábado (20/07), o Laboratório de Práticas em Engenharia de Software (Laps) e o Laboratório de Pesquisa de Software e Computação Aplicada, ambos no Campus da UPE Garanhuns.

Em 2018, a UPE aprovou a criação do primeiro curso de bacharelado em Engenharia de Software do Estado. Para dar suporte às aulas práticas do curso, foi criado o Laboratório de Práticas em Engenharia de Software (Laps). Com investimento de mais de R$ 81 mil, o espaço conta com 29 computadores, mobiliário, três lousas e um projetor. A iniciativa beneficia diretamente os 30 alunos matriculados na primeira turma do curso.

Já o Laboratório de Pesquisa de Software e Computação Aplicada servirá de estrutura para um grupo de pesquisas composto por oito professores da área de tecnologia que lecionam no campus. Além dos docentes envolvidos, o espaço beneficiará indiretamente os cerca de 150 alunos matriculados nos cursos de bacharelado em Engenharia de Software e de licenciatura em Computação. A estrutura do local é composta por mobiliário, impressora e oito computadores. O investimento total foi de mais de R$ 15 mil.

“Ciência, tecnologia e inovação se fazem com pesquisas dentro da graduação, já incentivando o olhar para o futuro nesse mundo da economia do conhecimento. A UPE está contribuindo para o desenvolvimento do Agreste Meridional com esses novos laboratórios, e outros virão, porque o intuito é que a pesquisa e a ciência estejam muito presentes na formação dos nossos alunos”, afirmou o governador.

Após as inaugurações, o chefe do Executivo estadual aproveitou para percorrer a cidade, visitando ações governamentais que oferecem serviços à população em áreas como saúde, cidadania e segurança durante o 29° Festival de Inverno de Garanhuns.
.

Iniciativa do Prefeito Izaías valoriza Guardas Municipais com promoções

Na última sexta (19), chefe do executivo entregou insígnias aos servidores da Guarda, como 
medida prevista no PCC do órgão, que passou a vigorar por meio de Lei proposta pela Prefeitura.

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), promoveu nesta sexta-feira (19), no Palácio Celso Galvão, sede Poder Executivo Municipal, a cerimônia de entrega de insígnias de identificação dos cargos para os servidores da Autarquia, como medida que simboliza a efetivação das promoções previstas no Plano de Cargos e Carreiras da Guarda Municipal de Garanhuns.

Estiveram presentes diversas autoridades, entre eles o prefeito Izaías Régis, o vice-prefeito Haroldo Vicente, o presidente da Câmara de Vereadores, Daniel da Silva, os vereadores Alcindo Correia e Andréa Nunes, além do ex-prefeito Silvino Andrade, secretários municipais e familiares dos guardas municipais.
.

O decreto 032/2019, tem por objetivo instituir a disciplina e hierarquia para desenvolvimento das atividades da Autarquia, além de promover o crescimento e valorização dos profissionais da Guarda Municipal, criada por meio da lei n° 344 de 30 de outubro de 1956. Desta forma, a divisão de cargos acontece da seguinte forma: comandante, subcomandante, inspetor nível I, inspetor nível II, inspetor nível III, subinspetor nível I, subinspetor nível II, subinspetor nível III, guarda nível III, guarda nível II e guarda nível I.

De acordo com o presidente da Autarquia, Elielson Pereira, a medida confere mais responsabilidade para instituição, e reforça o seu compromisso com a sociedade. “Podemos dizer que é um momento histórico para a Guarda Municipal de Garanhuns, que em 62 anos de existência, recebe reconhecimento pelo seu trabalho. Com a implantação do nosso Plano de Cargos e Carreiras, a autarquia passa a ser regida pela hierarquia, disciplina e respeito; que são nossos pilares”, finalizou.
.

Garanhuns: Paulo Câmara prestigia FIG e visita Camarote de Izaias

Clima entre Governador e Prefeito foi de cordialidade, tanto na abertura do evento, na última quinta, quanto
na sexta, quando Paulo acompanhou os shows da noite ao lado de Régis (Fotos: Heudes Regis/SEI).

Consolidado como o maior evento cultural e de arte do Brasil, e para alguns, da América Latina, o Festival de Inverno de Garanhuns movimenta a economia e a cultura de Pernambuco, acelerando o turismo em direção ao Interior do Estado. Como forma de prestigiar o evento, de porte nacional, o governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara prestigiou, na noite da última sexta-feira (19), o segundo dia do FIG. Acompanhado da primeira dama Ana Luiza Câmara, do Presidente da Fundarpe, Marcelo Canuto, dos deputados estaduais, Claudiano Martins e Sivaldo Albino, do prefeito Izaías Régis e de secretários do governo, o chefe do Executivo estadual assistiu aos shows que aconteceram no polo Esplanada Cultural Dominguinhos, na Praça Cultural Mestre Dominguinhos.

Antes de prestigiar apresentações como a da cantora Elba Ramalho, entretanto, Paulo Câmara verificou pessoalmente alguns serviços do Governo do Estado que estão sendo oferecidos ao público durante o festival, para garantir que moradores e turistas curtam o evento de forma tranquila e segura. Entre eles, esteve na Ouvidoria. A Secretaria de Defesa Social (SDS) atuará de forma integrada à Rede de Ouvidoria do Estado, empregando uma unidade móvel (ônibus) no festival, tanto de forma fixa como itinerante, onde servidores de várias ouvidorias estarão atendendo a população.

Uma outra ação visitada por Paulo Câmara no FIG, nesta sexta-feira, foi o espaço Bora Pernambucar, realizado pela secretaria de Turismo e Lazer do Estado, localizado no Parque Euclides Dourado. A ação conta com cenário para fotos, instrumentos musicais, quiz sobre pontos turísticos pernambucanos, pufes e totens de carregamento de celulares. Durante o evento, serão distribuídas capinhas de chuva com a logo da campanha “Bora Pernambucar”.

          O Festival de Inverno de Garanhuns acontece até o próximo dia 27 de julho contando com mais de 20 polos de animação distribuídos pela cidade. O Evento é uma realização do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura e Fundarpe. Sabrae, Cespe e Prefeitura de Garanhuns, apoiam a festividade.
.

.