terça-feira, 16 de julho de 2019

TJPE aumenta pena de prisão de canibais presos aqui em Garanhuns

Mudança nas penas é referente à condenação pelo assassinato, ocultação vilipêndio de 
cadáver da adolescente Jéssica Pereira, de 17 anos. Ela residia em Olinda. (Ronda JC).

Em decisão unânime, os desembargadores da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça aqui do Estado de Pernambuco (TJPE) aumentaram as penas de prisão do trio que ficou conhecido mundialmente como “Os Canibais Presos em Garanhuns”.

A mudança nas penas é referente à condenação dos acusados pelo assassinato, ocultação e vilipêndio do cadáver da adolescente Jéssica Camila da Silva Pereira, de 17 anos. O crime ocorreu há 11 anos, no município de Olinda. O aumento no tempo de prisão do trio atendeu ao pedido protocolado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE), que entrou com recurso por considerar que as penas, definidas no júri popular realizado em 2014, deveriam ser mais severas por causa da gravidade dos crimes.

Jorge Beltrão Negromonte da Silveira havia sido condenado a 21 anos e seis meses de reclusão pelo homicídio qualificado e por ocultação de cadáver, além de um ano e seis meses de detenção por vilipêndio. Agora, terá que cumprir 27 anos de prisão e um ano e meio de detenção. Isabel Cristina Torreão Pires e Bruna Cristina Oliveira da Silva haviam sido condenadas, cada uma, a 19 anos de prisão e um de detenção pelos mesmos crimes de Jorge. Com o aumento, as penas passam para 24 anos de prisão e um de detenção.

A decisão da 1ª Câmara Criminal do TJPE transitou em julgado nessa segunda-feira, dia 15, ou seja: não cabe mais recurso. Todavia o tempo de prisão dos Canibais presos em Garanhuns vai ser ainda maior, já que eles foram condenados por mais dois assassinatos cometidos em 2012, aqui em Garanhuns. As vítimas foram Alexandra Falcão, 20 anos, e Giselly Helena, 31. Nesse júri popular, realizado no Recife em dezembro do ano passado, Jorge e Bruna foram condenados a 71 anos de prisão. Isabel foi condenada a 68 anos.

Somadas todas as condenações, Jorge deve cumprir 98 anos de prisão e um ano e meio de detenção. Isabel, 92 anos de prisão e um de detenção. Bruna, 95 anos. Atualmente, Jorge Negromonte está preso na Penitenciária Professor Barreto Campelo, em Itamaracá. Bruna Cristina e Isabel Pires estão presas na Colônia Penal Feminina de Buíque.
.

Izaías vai a Vila do Quartel ouvir moradores em “Ouvidoria Itinerante”

Reunião com chefe do executivo deve iniciar por volta das 20:30. Antes, 
Prefeito participa da inauguração da Casa das Artes, na Avenida Rui Barbosa.

Atendendo a um pedido dos moradores da Vila José Bernardino Teixeira, a popular Vila do Quartel, externado por meio de um abaixo-assinado, o Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), estará presente hoje na comunidade para discutir melhorias para a Praça Agnaldo de Barros e Silva, também conhecida como Praça Olinda, numa espécie de ouvidoria itinerante. A expectativa, é de que outras demandas também sejam apresentadas a Régis. Para todos os casos, as secretarias que integram a gestão municipal se encarregarão de desenvolver ações a fim de sanar os problemas identificados na localidade.

Nesta terça-feira, ao confirmar sua presença na Vila do quartel, o Prefeito de Garanhuns exibiu o abaixo-assinado que provocou o momento em suas rede sociais. Nele, os autores do pedido convocam Izaías para a reunião, reconhecendo o trabalho que vem sendo desempenhando por ele,  à frente da gestão municipal.

Em trecho do ofício dirigido ao Prefeito, diz a redação: “A Diretoria da Associação dos Moradores da Vial José Bernardino Teixeira, juntamente com a comunidade, tem ampla visão e reconhecimento do seu desempenho e trabalho por Garanhuns. Sendo assim, passamos a acreditar ainda mais e agradecer por tudo e todos, e ficamos com a esperança que possa fazer ainda mais pela Vila”.

Vale dizer, a reunião na Vila do Quartel, com a presença do Prefeito Izaías Régis, deve iniciar por volta das 20:30. Antes o Prefeito participa da inauguração da Casa das Artes; as 19:30, no casarão da família Tinoco, na Avenida Rui Barbosa.

CONVITE – E o Prefeito Izaías Régis está animado com a próxima edição do Festival de Inverno de Garanhuns, a ser realizado entre os dias 18 e 27 de julho aqui na cidade. Prova disso, é que nesta segunda-feira (15), ele fez questão de gravar um vídeo institucional, onde convida os garanhuenses e turistas a participaram do evento; tratado por ele como o maior da América Latina, no segmento de cultura. Assista o vídeo, no final da matéria.

Postura acertada de Izaías, afinal o FIG e a cultura difundida pelo evento, é maior do que qualquer antagonismo político que existe entre Régis e o atual Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, que carrega a responsabilidade pela realização do evento. Não que ao criticar edições passadas do FIG, Izaías tenha atuado apenas no campo político, muito pelo contrário, pois ele como a maioria dos cidadãos, se sentia órfão de um Festival que marcasse o ano do garanhuense; e por isso a cobrança era contundente, era visceral.

É bom lembrar, que Izaías é autoridade no assunto que envolve a produção e realização de eventos. Pra confirmar isso, basta lembrar que foi a partir dele, que o Natal de Garanhuns se consolidou como o melhor, mais atrativo e de maior retorno financeiro do Norte-Nordeste. Achou pouco, então lembremos do Viva Dominguinhos, que abre nada menos que o São João do Brasil, homenageia um dos mais célebres cantores da nossa cultura,  e ainda faz o garanhuense vivenciar o período junino; o que há muito não acontecia.

          Apesar de extintos, os Festivais de Música e Artes e o da Jovem Guarda, são bons exemplos de iniciativas acertadas de Izaías no segmento de cultura e entretenimento.

O FIG é uma grande realização, e como tal, precisa de parceiros comprometidos com o seu bom funcionamento. A Prefeitura Municipal ocupa esse lugar, haja vista ela disponibilizar cerca de R$ 1 milhão de reais, que são usados na logística, infraestrutura, segurança, e ainda para contratação da maior parte dos artistas locais para o evento.

Se por um lado as críticas de Izaías ao FIG desagradaram por determinado tempo; por outro, fica claro agora, que elas impeliram a Secult/Fundarpe, a repensar a maneira como vinha conduzindo a festividade, que diga-se de passagem, agrediu cristãos, evangélicos e diversos religiosos em sua versão ultrajante de 2018, onde o menor dos episódios, foi marcado pela apresentação de uma peça, onde cristo foi representado como sendo um transexual. Em 2018, até demônios foram invocados na praça Mestre Dominguinhos. Achou pouco, então o que dizer de Cristo sendo chamado de “bicha”. Pois é, tudo isso aconteceu por aqui, “e por obra única, exclusiva e desastrosa do Governo do Estado de Pernambuco”.

Conceber uma programação eclética, diversificada, e que atenda a todos os gostos e tribos, difundindo cultura, é o mínimo que o Governo do Estado de Pernambuco deve fazer em todas as edições do evento. Foi com esse, e com muitos outros propósitos que nasceu a festividade. Em 2019, a Fundarpe/Secult parece ter acertado a mão, mas apenas parece, pois é preciso aguardar o desfecho dessa edição.

DE FORA - Destaque importante, fica por conta da concepção do evento, que por mais um ano, não tem a participação efetiva de artistas ou ativistas culturais da terra da Garoa.

Essa é uma antiga reivindicação, mas que nunca recebeu a devida atenção dos organizadores do evento. Para ser ainda mais democrático, o FIG precisaria ter as mãos dos garanhuenses na consulta a sua formação; mas como sabemos, o Governador Paulo Câmara e a sua equipe de comandados, a começar por Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe, são contundentes em bater a porta para essa proposta.

Por fim, vale dizer, com acertos e erros, mas sobretudo em forma de patrimônio de todos, o FIG está aí mais uma vez. Por 10 dias ele estará no epicentro das discussões, dominando as conversas desde as residências, passando pelo trabalho e chegando as ruas. Ano passado ele foi para poucos, mas este ano ele dá indícios de que será para todos.

Que venha o FIG.

Sesc inaugura nova Academia de musculação e ginástica em Garanhuns

Inauguração acontece nesta quarta-feira, dia 17, com a presença do presidente do
Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, do prefeito Izaías Régis, e do diretor regional do Sesc.

Cumprindo o planejamento de investimentos em Pernambuco, o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto, vai inaugurar a nova academia de musculação e ginástica do Sesc em Garanhuns. A solenidade acontece na próxima quarta-feira, às 20h, e contará com a presença de Izaías Régis, prefeito do município, além de autoridades e convidados, e inclui a realização da 16ª edição da Noite de Queijos e Vinhos.

Orçada em mais de R$ 1,2 milhão, a academia receberá o nome de Edelson José Cruz de Lima, ex-professor de esportes da unidade e que desenvolveu iniciativas de inclusão social e de pessoas com deficiência. Entre os projetos, estavam campeonatos de vôlei e basquete com surdos mudos e cadeirantes. “Infelizmente, seu trabalho foi interrompido ao ser assassinado, mas esta homenagem é uma luta para que seus ideais permaneçam vivos em todos nós e seu nome fique gravado em Garanhuns”, comenta Bernardo.

O novo espaço foi ampliado e passou dos 175 metros quadrados para 473, com expectativa de aumentar em 20% o volume de frequentadores do lugar e a oferta do Day Use, novo serviço que permite que visitantes pratiquem atividades em dias avulsos. O valor investido contemplou novos projetos de iluminação, desde novas luminárias até a abertura de novas janelas, revestimento do piso, lanchonete, novos vestiários, banheiros e guarita. As obras tiveram início no segundo semestre de 2018.
.

Após a apresentação da academia, que terá a presença da família do patrono, os convidados vão participar da 16ª edição da Noite de Queijos e Vinhos, às 21h. A festividade, realizada pelo Sistema Fecomércio, é uma tradição criada pelo ex-presidente Josias Albuquerque, que reúne a sociedade garanhuense no Sesc, antecedendo a abertura do Festival de Inverno de Garanhuns.

Parceiro do FIG, o Sesc vai oferecer atividades gratuitas ao público na unidade e em espaços públicos. A programação, que inclui exposições, ações formativas, apresentações culturais, projetos de incentivo à leitura, entre outras, está disponível no site: www.sescpe.org.br.

Matrículas – O período de matrículas para os interessados em prática de atividades na academia de ginástica e musculação do Sesc está aberto. Neste mês de julho, a inscrição é direcionada aos alunos veteranos, que devem ir ao Ponto de Atendimento da unidade. Para novas turmas, o período para agendamento online acontece nos dias 1º e 2 de agosto pelo site www.sescpe.org.br.

Garanhuns: Planetário contará com programação durante o 29° FIG

Acesso ao ambiente é gratuito, e os interessados em assistir a exibição
de filmes, deverão devem retirar ingressos no local. (Secom/PMG).

O 29° Festival de Inverno de Garanhuns contará com uma programação especial no Planetário Mauro de Souza Lima, localizado no Parque Euclides Dourado. O ambiente contará com exibição de filmes sobre ciência e astronomia. As sessões serão iniciadas a partir do sábado (20) e seguem até o dia 27, com sessões às 14h, 15h20min e 16h20min.

O acesso ao planetário é gratuito e os moradores e turistas interessados devem chegar com antecedência ao local, já que o espaço é limitado e a entrada será feita por ordem de chegada. O planetário é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação e comporta 30 pessoas por sessão.

Nas sessões das 14h, o público poderá conferir a exibição “Palco Celeste”, que traz um estudo sobre o céu e sua influência na atmosfera, capaz de refletir luzes e cores geradas por vários fenômenos. Às 15h20min, o filme a ser exibido será o “Um banquete para os sentidos”, que tem como enredo uma viagem pelo corpo humano, com uma explicação sobre o que são nossos sentidos explicados pelo ponto de vista científico. As sessões das 16h20min terão a exibição do filme “Filhos do Sol”, com um passeio pelo sistema solar, enfatizando a composição da atmosfera terrestre, a visão das estrelas e do Sol. Todas sessões também contarão com uma tour pelas constelações. 

A Secretaria de Educação irá promover diversas ações pedagógicas durante o 29° FIG. A programação completa você pode conferir clicando, aqui.

FIG inicia nesta quinta-feira (18). Saiba como será o 1º final de semana

Em 2019, evento terá uma grande novidade. Trata-se do Figuinho, que oferecerá uma programação 
especial voltada para o público infantil, a partir das 15h, no Parque Ruber Van Der Linden.

Uma peça de teatro, um musical que tem sido aclamado por onde passa, abre a programação cultural do Festival de Inverno de Garanhuns 2019, nesta quinta (18), no Teatro Luiz Souto, às 19h. “O Som e a Sílaba” foi escrito e concebido por Miguel Falabella especialmente para Alessandra Maestrini e Mirna Rubim, cantoras-atrizes com registro lírico.

A peça retrata a história de Sarah Leighton, uma mulher autista com habilidades musicais e sua relação com Leonor Delis, sua professora de canto. O enredo envolvente e a qualidade técnica do espetáculo serve como um esquenta para uma programação de igual relevância artística - e diversidade territorial - que marcará os dez dias do festival.

A noite de abertura da 29ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns, contará ainda com um Tributo a Luiz Vieira, um pernambucano de Caruaru que nos anos 50 e 60 fez sucesso em todo país. Ano passado, ao completar 90 anos, foi celebrado com um show que virou DVD e trouxe a participação de grandes nomes da música nacional, como o cantor Daniel, Sérgio Reis e Zeca Baleiro. O FIG não poderia deixar de ressaltar a obra e a importância de Luiz Vieira para o cancioneiro brasileiro, e também promove um tributo, desta vez com Altemar Dutra Jr,. Claudette Soares, Eliana Pittman, entre outros.
.

Na sexta-feira (19), o FIG começa cedo com a volta de programação de curtas e longas no Cine Eldourado. No Parque Euclides Dourado, já tem Pavilhão de produtos do artesanato pernambucano, atividades gastronômicas no Castainho, mais um espetáculo imperdível no Teatro Luiz Souto (O Alienista) e muita música.

O Som na Rural, no Parque Euclides Dourado, é uma mostra da cena autoral mais experimental e sem rótulos de todo festival. Quem quiser saber o que de novo está acontecendo na música nordestina, que chegue na Rural. Na sexta, destaque para os sons da Mata Norte Pernambucana, com o Mestre Anderson Miguel, que ressignificou o samba do maracatu; e Edmilson do Pífano.

Uma das ações formativas mais importantes do FIG começa no primeiro final de semana. O Seminário Arte Contemporânea em Debate vai trazer vários temas pertinentes às linguagens da música, teatro, artes visuais e dança para o FIG. Myriam Taubkin (música), Kléber Mendonça (cinema), Angela Monteiro (literatura), Galiana Brasil (Artes Cênicas, Itaú Cultural), Rebeka Monita (Artes Plásticas) são alguns dos convidados.
.

No sábado (20) começa o palco da Cultura Popular, a partir das 10h, em pleno centro da cidade de Garanhuns. Grupos e agremiações expressivas de Pernambuco marcam presença neste dia: Maracatu Piaba de Ouro (14h), Tribo Indígena Carijós do Recife (às 15h), e o Samba de Coco das Irmãs Lopes (às 19h) são algumas das atrações. 

SaGRAMA e Antônio Nóbrega estarão ás 16h dentro da programação do Conservatório Pernambucano de Música na Catedral de Santo Antônio. No Som da Rural, a banda Devotos - um ícone do cenário punk rock pernambucano, em turnê nacional pelos 20 anos de carreira, apresenta-se às 22h30. No palco Dominguinhos, a paulista Mariana Aydar faz a pré-estreia do novo show em que abraça de vez o forró. Será o primeiro show de Veia Nordestina, que ela fará pelo Natura Musical, em todo país.  A noite tem ainda Zélia Duncan, num show com forte tom feminista; e o rock do Barão Vermelho, repleto de clássicos para fazer a praça cantar em uníssono.
.

NOVIDADES - Uma das grandes novidades deste ano na programação do FIG é o Figuinho, uma programação especial voltada para o público infantil, que vai acontecer a partir das 15h, no Parque Ruber Van Der Linden. A partir das 15h haverá Atividades Circenses e Agremiações infantis. No sábado, às 17h30, show da Fada Magrinha. E no domingo, às 18h, Carol Levy. Também voltado principalmente para o público infantil, os espetáculos de circo se repetem às 14h e às 16h, no primeiro sábado e domingo. Aliás, toda programação do FIG voltada para as crianças, está sendo assinalada na programação do festival como “Figuinho”.

No domingo, às 14h, uma pauta muito importante acontece durante o FIG 2019, na lona do Circo. Será lançado o Prêmio Palhaço Cascudo de Incentivo às Artes Circenses - 2019, um prêmio que visa reconhecer, premiar e incentivar trajetórias de artistas circenses, tanto para os jovens até 29 anos e para os circenses com trajetória consolidada.  

Para encerrar o primeiro final de semana do Festival de Inverno de Garanhuns, o palco Dominguinhos irá destacar a presença criativa da mulher na música brasileira. Começando por Karina Buhr, que fará uma prévia do seu novo disco; continuando com a carioca Letrux, pela primeira vez tocando em Pernambuco numa programação aberta ao público; e fechado com Céu, num show de transição entre a última turnê e as músicas novas, que estarão num CD que em breve entra em estúdio para gravar.

Para conferir a programação completa do FIG 2019, clique aqui.
.