quinta-feira, 4 de julho de 2019

OLINDA: Governador Paulo Câmara comanda abertura de Curso de Formação para 523 novos praças da Polícia Militar de PE

De acordo com Governo, alunos terão seis meses de aulas teóricas e práticas. Findado o curso, eles
irão reforçar o policiamento no Estado; neste caso, já a partir do próximo ano. (SEI / Fotos: Hélia Scheppa).

Servir à corporação e ao povo do Estado de Pernambuco. Essa é a primeira lição para os 523 novos praças que iniciaram, nesta quinta-feira (04/07), o Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP) da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE). O governador Paulo Câmara esteve presente à solenidade, no Centro de Convenções, em Olinda, e ressaltou que esse espírito de renovação fortalece ainda mais a exitosa política de prevenção e repressão implementada pelo Programa de Segurança, Pacto Pela Vida.

O secretário estadual de Defesa Social, Antônio de Pádua, parabenizou os novos alunos pela escolha em servir à população nesta função tão honrosa, e também afirmou que o reforço será determinante para continuar a reduzir os índices de criminalidade em Pernambuco. "Os indicadores criminais já demonstram queda significativa, a exemplo dos homicídios, que tiveram uma diminuição de 23% nos primeiros 5 meses de 2019, em comparação a 2018, e de 16% nos roubos em comparação aos 5 primeiros meses do ano passado. Temos certeza que existe muito o que se fazer, não descansaremos enquanto não reduzirmos os indicadores ainda mais”, ressaltou Pádua.

Com duração de seis meses, o CFHP acontece no Centro de Ensino Metropolitano I (CEMET I), localizado no bairro do Curado I, em Jaboatão dos Guararapes. Com um total de 1.074 horas-aula, o curso é distribuído em 46 disciplinas, entre elas: criminologia aplicada à segurança pública; legislação básica da PMPE; direitos humanos; prevenção, mediação e resolução de conflitos; armamento, munições e tiro de defesa; abordagem; resolução de problemas e tomadas de decisão; e técnica de policiamento ostensivo.

Durante o semestre, os alunos do CFHP receberão bolsa-auxílio de R$ 1,1 mil por mês, como alunos do CEMET I. Os aprovados para atuar no policiamento passam a receber, após a nomeação, remuneração inicial de R$ 2.819,88, de acordo com a Lei Complementar nº 351, de 16 de Fevereiro de 2017, mais as vantagens previstas na legislação em vigor.

.

.

.

FIG 2019: Governo de Pernambuco anuncia programação oficial do evento. Dentre as apresentações confirmados estão, Otto, Lenine, Tony Garrido, Elba Ramalho, Zélia Duncan, Maciel Melo, Fafá de Belém, Roberta Miranda, Alcione, Kitara e Maria Rita

Este ano, evento ocorrerá entre os dias 18 e 27 de julho.
Ao total, 21 polos estarão em funcionamento.

Está lançada a programação cultural mais aguardada de Pernambuco. O Governo do Estado inicia a contagem regressiva para o Festival de Inverno de Garanhuns, maior evento artístico do País, integralmente realizado com recursos governamentais. Coordenado pela Secretaria de Cultura e pela Fundarpe, o FIG 2019 conta ainda com apoio da Cepe Editora, Sesc e Sebrae, e parceria com a Prefeitura de Garanhuns.

De 18 a 27 de julho, o público poderá conferir a programação nos palcos, nas praças, nos parques, nos pavilhões, no teatro, no cinema e na catedral, pelas ruas e em diversos outros espaços da cidade, totalmente lotada de turistas e visitantes que vêm curtir, além do frio, sua programação imperdível. Além das milhares de pessoas que serão aguardadas nos 21 polos montados, o FIG 2019 vai registrar uma enorme audiência em todo o país por meio de transmissões em pelo menos cinco emissoras de TV, uma dezena de emissoras de rádio e inúmeros canais web, que desde sempre apoiam o evento.
.

“O FIG é fruto de um criterioso processo de curadoria, que começa numa convocatória pública e finaliza numa grade de programação que atinge públicos diversos, desde os que querem os artistas mais aclamados, aos que desejam acompanhar a produção mais alternativa da música, das artes cênicas, da dança, do cinema, ou das famílias com crianças, que têm no FIG não apenas uma opção para as férias para os filhos, mas a chance de colocá-los, desde cedo, em contato com a produção cultural e artísticas do país. Por isso, é um motivo de muita alegria para nós do Governo de Pernambuco, a cada ano, realizar o festival de Inverno de Garanhuns”, ressalta Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe.
.

Vale dizer, a abertura do FIG 2019 ocorrerá na quinta-feira (18), com a apresentação do espetáculo O Som e a Sílaba do ator Miguel Falabella, no Teatro Luiz Souto Dourado, que fica no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. A apresentação terá início as 19 horas.

Ainda na quinta, mas neste caso as 21 horas, haverá um tributo a Luiz Vieira, 90 anos, com Altemar Dutra Jr, Claudette Soares, Eliana Pittman e Márcio Gomes. A apresentação ocorrerá na Igreja Catedral de Santo Antônio, que fica localizada no centro da cidade.

        Abaixo, você confere a programação completa do maior pólo do evento, o Palco Canta Dominguinhos, montado na praça que também leva o nome do artista garanhuense.

Palco Canta Dominguinhos

Sexta-feira - 19 de julho
20h - Golden Hits
21h - Hoje a Noite é a Maior - Homenagem a Biu Roque, com Alessandra Leão, Siba, a Fuloresta do Samba, Caçapa, Renata Rosa e Juliano Holanda
23h - Elba Ramalho - O Ouro do Pó da Estrada
0h30 - Show em homenagem à Jackson do Pandeiro, com Silvério Pessoa, Geraldo Maia, Lucinha Guerra, Lady Laay, Mari Periférica, Elba Ramalho, Zélia Duncan, Maciel Salu e Luiz Fittipaldo.

Sábado - 20 de julho
20h - Amanda Back
21h - Banda de Pau e Corda (PE)
22h - Mariana Aydar (SP)
23h - Zélia Duncan (RJ)

Domingo - 21 de julho
20h - Neander
21h - Karina Buhr (Pe)
22h - Letrux (Rj)
23h - Céu

Segunda-feira - 22 de julho
20h - Kafuringa e Banda
21h - Kitara(Pe)
22h - Amigas Do Brega (Pe)
23h30 - Priscila Senna(Pe)

Terça-feira - 23 de julho,
20h - Nando Azevedo
21h - Anastácia e Terezinha Do Acordeon
22h - Maciel Melo (PE)
23h30 - Roberta Miranda (PB)

Quarta-feira - 24 de julho
20h - Hercinho (PE)
21h - Amaro Freitas (Pe)
22h - Otto (Pe)
23h30 - Lenine (Pe)

Quinta-feira (25)
20h - Celino Melo (PE)
21h - Cláudio Rabeca (Participação de Nicolas Krassik,
Rafael Marques, Juliano Holanda e Grupo Bongar)
22h - Tony Garrido (RJ)
23h30 - Fafá De Belém e Guitarradas Do Pará (PA)

Sexta-feira - 26 de julho
20h - Belo Xis (PE)
21h30 - Carla Rio (PE)
23h - Gerlane Lops (PE)
0h30 - Alcione (MA)

Sábado - 27 de julho
20h - Andrea Amorim
21h - Maciel Salu (PE)
22h - Mundo Livre (PE)
23h - Mariene de Castro (BA)
0h30 - Maria Rita


Para conferir a programação completa, 
que envolve os demais pólos do evento, clique aqui

------------------------------------------------------------------------------------------------------

SEGURANÇA - O Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) chega, em 2019, à sua 29ª edição e, com o intuito de garantir que os moradores e turistas curtam o evento de forma tranquila e segura, a Secretaria de Defesa Social (SDS) conta com um plano estratégico especial para a região, que será colocado em prática entre os dias 18 e 27 de julho.

Neste período, a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), responsável pelo policiamento ostensivo e preventivo, ativará 2.403 postos de trabalho, o que garantirá reforço na segurança de todos os polos de festa, como a Praça Mestre Dominguinhos e o Parque Euclides Dourado. No primeiro, será montada uma Plataforma de Observação Elevada (POE), que irá videomonitorar os locais de shows e apresentações.

Também fortalecendo o trabalho preventivo, o Corpo de Bombeiros montará plataformas elevadas na Praça Mestre Dominguinhos, assim como terá viaturas de prontidão no local. Ao todo, 180 postos de trabalho serão ativados pela unidade para garantir à segurança de quem for conferir a festa nos palcos de evento. 

Além disso, o 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros, localizado em Garanhuns, estará de prontidão para dar apoio aos profissionais em campo. Antes da festa, o Centro de Atividades Técnicas (CAT) estará empenhando profissionais nas atividades prévias para autorização das estruturas que participarão das festividades.

Para o atendimento a população, a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) terá um reforço de 240 postos de trabalho durante e o período e montará uma Delegacia Móvel na Praça Mestre Dominguinhos. No local, poderão ser realizados boletins de ocorrências. Já os casos que precisem de confecção de TCO´s e lavratura de prisão em flagrante serão encaminhados para a estrutura física montada no Posto de Comando Interligado ou para a Delegacia de Plantão da 134ª Circunscrição Policial.

Por fim, o trabalho da Polícia Científica será realizado normalmente na Unidade Regional de Polícia Científica de Garanhuns, inaugurada no ano passado. O serviço, que funciona 24 horas, já realiza perícias criminais em local de crime, drogas, balística e identificação veicular, assim como perícias médico-legais em vivos: traumatologia e sexologia forense, além de identificação criminal e elaboração de retrato falado.

SAIBA TUDO SOBRE O EVENTO: Aplicativo do FIG 2019 já está disponível para download nas plataformas Android e iOS

8ª edição do aplicativo vem repleta de novidades e funcionalidades
para todos que vão curtir o Festival de Inverno de Garanhuns.

Sucesso desde 2012, o Guia do FIG, neste ano chega à mais uma edição do aplicativo, que está repleta de novidades e funcionalidades para os usuários, turistas e também para as empresas que irão investir no projeto. Com o App Guia do FIG 2019, você não perde mais nenhuma informação e fica conectado com todas as atualizações do evento.

Entre as funcionalidades do App Guia do FIG estão todas as informações sobre a Programação do 29º Festival de Inverno de Garanhuns dividida por polo de animação, guia comercial com lojas e serviços em Garanhuns e uma área exclusiva, “Gastronomia", com destaque para os melhores bares, restaurantes e lanchonetes selecionados pelo App.

Tratando-se de um guia completo para quem vai participar do FIG, o App Guia do FIG 2019 é ideal, também, para os turistas, que podem conferir uma lista completa com as melhores dicas sobre hotéis e pousadas em Garanhuns, disponível na opção "Hospedagem", enquanto a aba “Pontos Turísticos" apresenta uma seleção com os principais pontos turísticos e locais interessantes para o público já ir se programando.

O App já está disponível para baixar. Com disponibilidade para os sistemas Android e iOS, o App apresenta uma interface moderna e bem simples, com botões fáceis e todas as informações organizadas em seções. Com poucos cliques, você fica sabendo tudo!

Quer saber tudo sobre o FIG 2019? Então, baixe o aplicativo na App Store ou na Google Play, é grátis. Para mais informações acesse www.guiadofig.com

DADO BOM: “PIB de Pernambuco cresce 1,2% no primeiro trimestre e supera índice registrado no mesmo período no país”, diz governo

Dados divulgados nesta quarta-feira (3) apontam melhoria na economia do estado, em 
relação ao mesmo período de 2018. Brasil registrou crescimento de 0,5%. (G1 Pernambuco).

O Produto Interno Bruto (PIB) do Estado de Pernambuco cresceu 1,2% no primeiro trimestre de 2019, em relação aos três primeiros meses de 2018, segundo dados divulgados à imprensa, nesta quarta-feira, dia 3 de julho pelo executivo pernambucano. O estado, teve um crescimento 140% maior do que o do Brasil. No mesmo período, o país obteve incremento de 0,5% com relação ao primeiro trimestre do ano passado.

Em valores correntes, segundo o governo, o estado alcançou R$ 48,8 bilhões no primeiro trimestre de 2019. Dados da Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem) apontam que o resultado positivo se deve, principalmente, à alta em três setores econômicos: agropecuária, com acréscimo de 4%; indústria, que cresceu 3,5% e serviços, com 0,5% positivo no período.

Na comparação entre o primeiro trimestre de 2019 e o último de 2018, houve elevação de 0,3%, considerando o ajuste sazonal. No período, a agropecuária cresceu 3,8%, enquanto a indústria teve alta de 1,9%. O setor de serviços se manteve sem aumento ou decréscimo.

No caso da agricultura, comparando-se os dois primeiros trimestres de 2019 e 2018, o resultado foi reflexo da expansão das lavouras permanentes, com 12,2% de lucro a mais que no ano anterior, com influência, principalmente, do aumento da produção da banana, do coco-da-baía e manga. A pecuária teve aumento de 4,1%, puxado pela produção de ovos e leite. Na contramão, as lavouras temporárias tiveram redução de 3% na produção, principalmente por causa da queda nas lavouras de cana-de-açúcar, feijão e tomate. 

No setor industrial, o resultado positivo teve crescimento principalmente por causa da indústria de transformação, que obteve 5,8% positivos, e da produção e distribuição de eletricidade, gás, água, esgoto e limpeza urbana, com 4,2% de aumento no período. Ainda nesse setor, a construção civil obteve queda de 0,9% na produção.

O Setor de Serviços registrou crescimento principalmente no setor de administração, saúde e educação pública, com crescimento de 1,7%. As atividades imobiliárias e aluguéis cresceram 3,1%. Já aquelas ligadas ao comércio e de intermediação financeira, seguros, previdência complementar e serviços relacionados, no entanto, tiveram queda de 1,9% e 3,5%, respectivamente.
.

Gratuito: Jovens de Garanhuns serão beneficiados com curso preparatório para o Enem 2019

Ação irá disponibilizar ao total 120 vagas para alunos
de escolas públicas do município. (Secom/PMG).

O Governo Municipal de Garanhuns, em parceria com o Colégio Diocesano de Garanhuns, com o apoio da Associação dos ex-alunos do Colégio Diocesano, disponibilizará um curso preparatório para o Enem inteiramente gratuito. Jovens oriundos de escolas públicas, que residem exclusivamente em Garanhuns e que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019) poderão participar da iniciativa. 

A ação integra o projeto Preparando o Futuro, idealizado pela Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, e consiste na oferta gratuita de aulas semanais, aos sábados, nas disciplinas de Redação; Matemática; Língua Portuguesa; Física; Química e Biologia. “Contaremos com os professores Erivaldo Pinheiro; Bruno Fernandes; Joyce Cardoso; Mário Bernardino; Verônica Rufino e Fábio Henrique, todos integrantes do quadro do Ensino Médio do Colégio Diocesano, que vão ajudar os alunos participantes a atingir os seus objetivos; conseguindo uma boa avaliação no ENEM e dando início a uma nova etapa em suas vidas”, registra o secretário de Juventude, Esportes e Lazer, Carlos Eugênio, que coordena a ação. 

As aulas serão ministradas, das 14h às 17h, no Colégio Diocesano, e terão início no dia 3 de agosto, seguindo até 26 de outubro, véspera da 1ª avaliação do Enem. “Serão onze datas e atividades com três horas de duração, quando serão trabalhadas três disciplinas por cada encontro”, complementa o secretário. 

Inscrições – As inscrições terão início na próxima segunda-feira (08), e se estendem até o dia 2 de agosto. Para se inscrever, basta baixar o formulário disponível no link, preencher (digitando as informações), imprimir e anexar cópias da Identidade; do CPF; do comprovante de residência e da Declaração Escolar de que está cursando o 3º ano ou o Certificado de Conclusão do Ensino Médio em Escola Pública, bem como do comprovante de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2019). Depois, basta entregar a documentação (formulário preenchido e cópias dos documentos), até o dia 2 de agosto, na sede da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, que fica localizada no Parque Euclides Dourado e funciona das 8h às 13h. Ao todo, 120 vagas serão disponibilizadas.

A relação dos selecionados será divulgada no site oficial da Prefeitura: www.garanhuns.pe.gov.br e via Secretaria de Comunicação Social de Garanhuns junto aos meios de comunicação locais.
.

Sertânia: Ex-prefeito é preso em operação realizada pela Polícia Civil

Além de Guga Lins, operação da PC ainda prendeu o senhor Antônio Carlos,
que é ex-secretário de saúde daquele município. (Ne10 Interior).

O ex-prefeito do município de Sertânia, localizado no sertão pernambucano, Guga Lins (foto acima), foi preso durante a operação "Res Publicae", deflagrada pela Polícia Civil na manhã desta quinta-feira (4). A investigação, que começou em 2017, tinha o objetivo de desarticular organizações criminosas envolvidas em crimes de sonegação fiscal, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, peculato e organização criminosa.

Além do ex-prefeito de Sertânia, o delegado Ubiratan Rocha confirmou a prisão de Antônio Carlos, ex-secretário de saúde do município. No total, durante a operação, foram cumpridos seis mandados de prisão e dez mandados de busca e apreensão.

A operação é coordenada pela Diretoria Integrada do Interior e supervisionada pela Chefia da Polícia. As investigações foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil (DINTEL) e o Laboratório de Lavagem de Dinheiro (LAB).

DADO RUIM: Pernambuco é o 8º Estado com risco fiscal mais alarmante

De acordo com levantamento, déficit previdenciário
pernambucano chega a R$ 2,8 bilhões de reais. (JC Online).

Pernambuco está em oitavo lugar no ranking de Estados cujo risco fiscal é considerado alarmante. Em uma escala de zero a dez, segundo a avaliação técnica da Tendências Consultoria, considerando o período de 2016 a 2018, o Estado possui média abaixo de três. Isso significa que além de ter dificuldades em conseguir equilibrar as contas obrigatórias, há um prejuízo relevante no pagamento das aposentadorias dos servidores estaduais. Atualmente, há um déficit previdenciário de R$ 2,8 bilhões, podendo chegar a R$ 3,7 bilhões até o fim de 2019. E o cenário poderá se tornar pior para Pernambuco com a retirada de Estados e municípios do texto apresentado pelo relator da reforma da Previdência na Comissão Especial da Câmara, deputado Samuel Moreira (PSDB-SP).

A terceira versão do parecer foi apresentado na noite de ontem. “Quem não tiver recursos próprios poderá atrasar no pagamento da folha, da aposentadoria, o décimo terceiro. É assim que tem acontecido em Minas Gerais, no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro. Têm pessoas (nesses Estados) que não receberam o décimo terceiro do ano passado nem o salário de maio ainda”, alerta Luiz Maia, professor de economia e finanças da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Assim como aconteceu nesses Estados, o equilíbrio fiscal de Pernambuco está vulnerável, caso não haja uma mudanças urgente nas regras previdenciárias dos servidores estaduais. Diante da situação, Luiz Maia não descarta a possibilidade de haver um contingenciamento de recursos por parte do governo do Estado. “É muito grave a situação. Se as pessoas fossem olhar com mais equilíbrio, mais responsabilidade, para a situação, eu acho que essa reforma já teria sido aprovada”, completou Maia.

Para o professor em direito internacional e previdenciário da Estácio Adelgício de Barros, seria mais viável para a União arcar com o saldo negativo do sistema previdenciário em relação aos entes da Federação. “Para você ter uma noção, no Estado, há seis ou sete municípios que conseguem ter regimes próprios superavitários, como Recife e Jaboatão. O que nós temos atualmente são dois servidores para cada um inativo, o que torna impossível arcar com essa estrutura”, explicou.

Apesar dos intensos debates, Barros reforça que o movimento de fazer a reforma é importante não só para a economia futura – estimada pelo governo federal em R$ 1 trilhão. “Se a Previdência começa a consumir muito, mostra que o País não consegue pagar seus débitos e ninguém vai querer investir aqui. Esse valor estimado pelo governo federal, na verdade, é referente ao valor da dívida pública”, afirmou.
.

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), discorda da afirmação de que a reforma proposta neste momento será a salvação para os gastos públicos. “Essa reforma nunca será a salvação deste País”, declarou o socialista.

Mesmo assim, Paulo criticou a retirada dos Estados e municípios da proposta de emenda à constituição (PEC). “Retirá-los da reforma não é uma solução que vai ajudar o Brasil, pelo contrário, vai criar um sistema deliberativo mais complicado.”

Ainda na mesma fala, o administrador ressaltou que irá continuar discutindo ao lado do Fórum de Governadores condições de reverter este cenário. A maior parte dos governadores do País defende a permanência. “Se não for possível, vamos debater a Previdência aqui em Pernambuco”, concluiu, indicando que alguma versão local possa vir via Assembleia Legislativa de Pernambuco.

BANCADA - Embora concorde com a necessidade de uma discussão única sobre o tema, o líder do PSB na Câmara dos Deputados, Tadeu Alencar, adiantou que não partirá do partido uma emenda para que os entes voltem a ser incluídos na proposta da Previdência, quando ela chegar ao plenário. “Nós entendemos que, qualquer que seja o modelo da reforma, ele deveria ser único, ainda mais no país com as dimensões continentais como o Brasil. Entretanto existe um número limitado de destaques a serem apresentados e, por isso, vamos priorizar assuntos como tempo de contribuição, forma do cálculo, aposentadoria rural, professores e pensão por morte, que não foram resolvidos no relatório”, explicou.

Assim como o socialista, o líder do Solidariedade, Augusto Coutinho, também garantiu que não há indicação da bancada para a reinclusão de Estados e municípios. A discussão sobre o tema, diz, é “página virada”. “Eu acho que, inclusive, nenhum partido vai fazer isso. Já é uma coisa pacificada entre todos os partidos”, afirmou.