terça-feira, 2 de julho de 2019

Exclusivo: Otto, Lenine e as cantoras Céu e Letrux estarão no FIG 2019

De acordo com uma fonte ouvida pelo Blog, atriz pernambucana Nínive
Caldas também está confirmada no FIG, mas neste caso na apresentação do evento.

O Blog do Gidi Santos obteve acesso com exclusividade, em parceria com o Programa Café, Jornal e Notícias, apresentado pela radialista Selma Melo, na Web Rádio Antena, que os cantores pernambucanos Lenine, Otto, e as cantoras Céu e Letrux, estão confirmados na 29ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG).

Segundo uma fonte ouvida pelo Blog do Gidi Santos, as cantoras Céu e Letrux, tem show marcado para o domingo, 21 de julho, enquanto que Otto e Lenine, devem se apresentar no dia 24. Ainda não está confirmado, mas circula a informação de que todos subirão ao palco principal do evento, instalado na praça Mestre Dominguinhos.

       Além dessas atrações, o Blog do Gidi Santos obteve a confirmação de que a atriz pernambucana, Nínive Caldas, estará pelo terceiro ano consecutivo à frente da apresentação do evento. A expectativa é que ela divida as nove noites de apresentação do Festival com um radialista local, como aconteceu em anos anteriores.

Vale lembrar, o espetáculo "O Som e a Sílaba", que foi escrito pelo ator Miguel Falabella para as cantoras -atrizes Alessandra Maestrini e Mirna Rubim, será a atração de abertura do FIG deste ano. A peça será encenada no dia 18 de julho (quinta-feira), às 19 horas no teatro Luiz Souto Dourado, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti.

O paraibano Jackson do Pandeiro será o grande homenageado do FIG 2019. Quanto a programação oficial do evento, ela será divulgada pela Secult/Fundarpe na próxima quinta-feira (4), na capital, Recife. Este ano, o FIG acontecerá entre os dias 18 e 27 de julho.

Quer conhecer um pouco mais sobre as cantoras
Céu e Letrux, então clique aqui e aqui.
.

Comdica divulga lista de habilitados para concorrer ao Conselho Tutelar

Ao total, 20 aprovados disputarão as cinco vagas
do Conselho. Campanha inicia já no próximo dia 6 de julho.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), publicou, nesta terça-feira (02), no Diário Oficial dos Municípios de Pernambuco (Amupe), a lista dos candidatos habilitados para concorrer ao processo que definirá os Membros do Conselho Tutelar do Município de Garanhuns para o Quadriênio 2020/2024.

A relação dos candidatos se dá em virtude da aprovação na prova de conhecimentos específicos, que foi realizada no dia 16 de junho de 2019. Dos 39 inscritos, 32 se mostraram aptos a realizar a prova de conhecimentos específicos elaborada pela OAB. Destes, apenas 20 foram aprovados. São esses candidatos que concorrerão as cinco vagas do Conselho Tutelar de Garanhuns, disputando o voto da população.

A campanha para a eleição do Conselho Tutelar 2019 começa no próximo dia 06 de julho e termina em 04 de outubro. O conselho tutelar será composto por cinco membros titulares e cinco membros suplentes para o mandato de quatro anos. Para os que ficaram fora da lista, só cabe recurso agora na Justiça, ou junto ao MPPE.

Abaixo, você confere a lista de candidatos habilitados à disputa:
.

Olinda: Artesãos garanhuenses vão expor na 20ª edição da Fenearte

Evento, que ocorrerá no Centro de Convenções de Pernambuco,
Acontecerá entre os dias 3 e 14 de julho.  (Secom/PMG).

Cerca de 30 artesãos de Garanhuns irão participar da vigésima edição da Fenearte, que acontece entre os dias 03 a 14 de julho de 2019, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. As secretarias de Cultura e Turismo estão prestando apoio aos artistas, com a disponibilização dos transportes das peças. A Fenearte também contará com um conjunto de estandes especiais, dedicados aos mestres artesãos do município.

As peças de Garanhuns são produzidas a partir de materiais como madeira, madeira, tricô, crochê, papel machê, biscuit, tecidos, peças de reciclagem e outras matérias-primas. Além dos artesanatos, a Secretaria de Turismo também estará presente no evento, com um stand de divulgação dos atrativos turísticos do município.

Mestre Fida — Valfrido de Oliveira Cezar, Mestre Fida, nasceu no Sítio Cavaco, em Garanhuns, e é artesão há quase 20 anos. Suas peças são produzidas em madeira amarelo, bastante típica na região de Garanhuns, e são exportadas para todo o mundo. Fida é mestre desde a primeira edição da Fenearte, em 1999.

Mestre Wagner Porto — O artesão mora há quase 20 anos em Garanhuns e produz mamulengos, esculturas em madeira e artesanato com produtos recicláveis. Mestre Wagner Porto participa da Fenearte desde a 3º edição do evento.

Mestre Marcos Siqueira — O mestre Marcos Siqueira é conhecido por seus santos estilizados. O artista é integrante da Alameda dos Mestres da Fenearte desde 2010 e utiliza a matéria-prima madeira para seu artesanatos.

Mestre Serginho Pereira — O artista participa há 5 anos da Fenearte e produz esculturas de madeiras recicláveis. Em suas criações, o Serginho trabalha a arte sacra, com santos de até dois metros de altura.

Mestre José Veríssimo — O mestre produz esculturas há mais de 20 anos e expõe suas peças na Fenearte há seis anos. Ele também se dedica à arte da pintura em cerâmicas.

Durante os 11 dias, a Fenearte irá divulgar e difundir a cultura do artesanato de todo o mundo e valorizar, sobretudo, os artistas locais. Para mais informações a respeito de horário de funcionamento e inscrição, você deve clicar aqui.