sexta-feira, 21 de junho de 2019

Garanhuns: Prefeito divulga principais atrações da Magia do Natal 2019

Este ano, Palco Prefeitura contará com as apresentações de, Adilson Ramos, 
Marina Elali, Eduardo Lages, The Fevers e José Augusto. (Com informações da Secom/PMG).

O Prefeito de Garanhuns Izaías Régis, divulgou no início da manhã desta sexta-feira (21), os principais nomes que compõem a grade de programação de “A Magia do Natal 2019”, maior evento natalino do Nordeste e um dos maiores do Brasil, que acontece entre 08 de novembro e 31 de dezembro, com mais de 130 artistas se apresentando em mais de 10 polos, distribuídos entre o centro da cidade, bairros, distritos rurais e comunidade quilombola.

As atrações incluem projetos com foco na temática natalina, além de  diversos artistas locais, valorizando a produção garanhuense. Entre os nomes confirmados pelo Prefeito, em coletiva de imprensa, estão Adilson Ramos, Os Incríveis, Elymar Santos, Gilbertto e Banda, The Fevers, Orquestra Super Oara, José Augusto, Marina Elali e Maestro Eduardo Lages e Altemar Dutra Júnior. Como tradição, a decoração da cidade permanece até o Dia de Reis, celebrado, anualmente em 06 de janeiro
.

O Palco Prefeitura, localizado na avenida Santo Antônio, receberá as apresentações a partir da sexta-feira, 08 de novembro. O cantor Adilson Ramos se apresenta no dia 23 de novembro e promete reunir um grande público em frente ao Palácio Celso Galvão. A banda de rock Os Incríveis, criada na década de 70, se apresenta no sábado, 30 de novembro. No dia 07 de dezembro, o cantor Elymar Santos traz repertório romântico para o público. Gilbertto e Banda e The Fevers se apresentam no dia 14 de dezembro. No dia 21 de dezembro, a Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos, conhecida como Super OARA, promete uma apresentação eclético, cheia de clássicos; data que também contará com o especial de Marina Elali e Eduardo Lages, maestro de Roberto Carlos, trazendo um show de homenagem ao Rei. Altemar Dutra Júnior canta no Palco Prefeitura no dia 28 de dezembro. A data de apresentação do cantor José Augusto será confirmada em breve.

Mais de 1 milhão de pessoas são esperadas para os mais de 50 dias de festa, segundo a Secretaria de Turismo e Cultura. A gestora da pasta, Neile Barros, explica que A Magia do Natal tem se tornado o maior evento da cidade. “A cada edição do evento, Garanhuns recebe mais turistas, os hotéis e pousadas ficam lotados e os restaurantes ficam cheios. Foi pensando nisso que decidimos divulgar os principais nomes da festa com cinco meses de antecedência, para que os turistas possam se organizar a tempo para visitarem a cidade que promove o maior evento natalino do Nordeste. Para este ano teremos novidades, a produção já foi iniciada, e o desfile contará com mais personagens”, afirmou.
.

Além dos shows, que atraem diversos turistas, o tradicional Desfile do Papai Noel dá um brilho a mais para a festa. Aos sábados e domingos, crianças e adolescentes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras’s) desfilam na Avenida Santo Antônio e encantam a multidão que se reúne no Centro, a partir das 18h. A decoração também é uma das partes mais especiais de A Magia do Natal, com peças produzidas por artesãos locais e muitas lâmpadas espalhadas pela cidade, que fica ainda mais linda e com um brilho especial. Os principais pontos de Garanhuns, como o pórtico de entrada, o Relógio das Flores; a Praça Souto Filho, conhecida como Fonte Luminosa; a Avenida Santo Antônio, principal via do Centro; e o Palácio Celso Galvão, sede da Prefeitura, receberão ornamentações. Os distritos também são enfeitados especialmente para os festejos natalinos.

Durante a coletiva de imprensa, em que a cantora Andrea Amorim se apresentou ao lado do Papai Noel, o prefeito Izaías Régis evidenciou que a festa também é positiva para a população garanhuense. “A Magia do Natal é um evento que já se consolidou no nosso calendário e com a antecipação na divulgação da programação, alcançamos maior número de público. Hoje, é a festa que mais atrai turistas para a nossa cidade. A economia fica super aquecida, gerando movimentação de diversos setores. Esse evento é feito para todos os garanhuenses e para os turistas, que vêm dos maiores variados pontos do país”, ressaltou.

          Edições anteriores - A última edição do evento foi um sucesso. Cerca de 1 milhão de pessoas passaram por Garanhuns e a rede hoteleira registrou um aumento de 85% na média da taxa de ocupação em relação a 2017, segundo pesquisa feita pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O setor de alimentos também foi beneficiado, com um aumento de 71% das vendas durante o período natalino.
.

Governo: Turismo e Cultura voltam a ser Secretarias independentes

Segundo Executivo, desmembramento das pastas visa atender demanda 
crescente dos eventos Viva Dominguinhos e A Magia do Natal. (Secom/PMG).

A partir deste mês, Garanhuns volta a ter em sua configuração do organograma institucional de Secretarias e Autarquias Municipais as pastas de Cultura e Turismo de maneira separadas. A Lei nº 4547/2019, que oficializa o desmembramento e reinsere a Secretaria de Cultura de maneira independente da Secretaria de Turismo, foi publicada no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Pernambuco nesta sexta-feira (21). O desmembramento foi avaliado, votado e aprovado pela Câmara de Vereadores.

Em razão da complexidade dos assuntos da Cultura, foi verificado ao longo dos últimos dois anos em que a pasta esteve ligada à Turismo, que determinados assuntos necessitavam de atenção especial, precisando disponibilizar um direcionamento específico às temáticas culturais, sendo, sobretudo, um canal de diálogo constante com a classe artística e para formação mais direcionada da grade de programação de eventos como o Viva Dominguinhos e ‘A Magia do Natal’, ficando o Turismo com a parte estrutural dos eventos. O projeto esclarece, ainda, que com o desmembramento não haverá nenhum ônus a mais para o município, apenas um redirecionamento entre os cargos da própria Cultura, que voltam a sua origem, e do próprio Turismo.

O prefeito Izaías Régis destaca que sua gestão sempre se preocupou com assuntos envolvendo a Cultura. “Reconhecemos a grande importância. Chegamos a unificar Turismo e Cultura num determinado período para otimizar o trabalho, mas notamos que com a dimensão dos nossos eventos, que crescem a cada ano, e para promover uma maior política cultural e estimular o potencial artístico-cultural que Garanhuns tem, existe essa necessidade de desmembramento”, enfatiza o chefe do Executivo Municipal.

A Secretaria de Turismo ficará sob o comando de Neile Barros; já a Secretaria de Cultura será assumida por Rayssa Godoy. As portarias de nomeação das secretárias serão publicadas nos próximos dias, além do perfil das titulares das pastas.
.

Alunos da Escola Técnica Estadual de Garanhuns desenvolvem aplicativo para a Fenearte 2019

Câmara: “Estou orgulhoso com o lançamento do aplicativo da Fenearte, principalmente por ter sido
feito em uma escola inaugurada no ano passado, e a primeira turma já está aí, desenvolvendo um aplicativo”.

O governador Paulo Câmara e a primeira dama Ana Luiza receberam, nesta quinta-feira (20.06), no Palácio do Campo das Princesas, um grupo de dez alunos da Rede Estadual de Ensino, responsáveis pela criação do aplicativo Fenearte 2019. O programa poderá ser baixado a partir da próxima quarta-feira (26.06), e serve para proporcionar uma melhor experiência de visitação na maior feira de Artesanato da América Latina, que acontecerá entre os dias 3 e 14 de julho. Todos os alunos envolvidos no projeto receberam um computador de mesa como forma de reconhecimento pelo trabalho.

“Estou muito feliz e orgulhoso com o lançamento do aplicativo da Fenearte, principalmente por ter sido feito em uma escola inaugurada no ano passado, e a primeira turma já está aí, desenvolvendo um aplicativo. Isso se encaixa no nosso objetivo de estar sempre incentivando a juventude a se conectar e ter a capacidade de desenvolver bons produtos”, afirmou Paulo Câmara.

A partir do Desafio APP Fenearte 2019, realizado em parceria com a AD Diper, foi selecionado, entre 11 escolas inscritas, o produto da Escola Técnica Estadual Ariano Villar Suassuna, em Garanhuns. O aplicativo dispõe de informações como a programação da feira, os expositores, link para venda de ingressos, transporte, entre outros. Pelo terceiro ano consecutivo a exposição contará com um software exclusivo desenvolvido por estudantes. O serviço estará disponível para download gratuito nas plataformas Android e iOS.
.

O secretário de Educação e Esportes do Estado, Fred Amâncio, parabenizou os estudantes e professores envolvidos. “Eu fico particularmente feliz por ser uma das nossas escolas caçulas, uma das escolas mais jovens do Estado. Estamos aqui para reconhecer o trabalho dos professores, dos estudantes, da escola como um todo. Tenho certeza que o governador deve estar muito satisfeito, sabendo que a gente está fazendo uma aposta certa na educação”, comemorou o secretário.

“Foi uma experiência muito boa. A gente pôde colocar em prática tudo aquilo que a gente vê em sala de aula, com o nosso professor. O projeto uniu muito o grupo durante o desenvolvimento e é muito gratificante saber que muitas pessoas vão usar esse aplicativo”, afirmou a estudante Giovana Yasmim de Almeida.

Estiveram presentes ao evento a vice-governador Luciana Santos; a secretária executiva de Educação Profissional Maria Medeiros; o diretor-presidente da AD-Diper Roberto Abreu; a diretora de Promoção do Artesanato e da Economia Criativa da AD-Diper Márcia Souto; a professora Adelma Silva, gestora da GRE Agreste Meridional, e a professora Maria Célia, gestora da ETE Ariano Villar Suassuna.
.

OPORTUNIDADE: Porto Digital abre chamada para programa de apoio a negócios inovadores em Garanhuns

Apoio será oferecido por meio do programa Mind the Bizz, que tem o
propósito de desenvolver inovação em produtos e serviços em diversas áreas.

O Porto Digital - reconhecido internacionalmente como um dos mais relevantes ambientes de inovação da América Latina - e o SEBRAE/PE estão com chamada aberta para o Mind the Bizz, programa de apoio ao empreendedorismo inovador com oficinas, mentoria e coaching para startups. A seleção terá duas turmas - uma com atividades no Recife e outra em Garanhuns, no Agreste pernambucano. Para participar, os empreendedores interessados devem consultar a chamada e preencher o formulário de inscrição até o dia 1º de julho.

O programa Mind the Bizz abrange startups e empreendimentos criativos que tenham o propósito de desenvolver inovação em produtos ou serviços nas áreas Cidades, Economia Criativa, Comércio, Indústria, Agronegócio, Serviços Públicos, Saúde, Finanças e Impacto Social. Entre os pré-requisitos estão: ter pelo menos dois sócios ou fundadores - sendo um deles com formação ou experiência no setor de atuação do negócio - e garantir a dedicação de pelo menos 20 horas semanais na jornada de trabalho.

Pierre Lucena, presidente do Porto Digital, destaca a importância de levar o Mind The Bizz para Garanhuns: Como um dos grandes polos turísticos de Pernambuco, Garanhuns tem um potencial empreendedor muito particular e o Mind The Bizz, um programa de rápida aplicação é essencial para despertar ideias e soluções para melhorias da cidade. Seja no turismo, na educação, na saúde ou em qualquer outro setor da sociedade.

Composto por duas etapas, o processo seletivo se divide em qualificação das propostas e o pitch day. No primeiro momento, serão avaliados cinco critérios - que vão de perfil e disponibilidade dos empreendedores a oportunidades de negócios e capital. Já na segunda fase, os projetos selecionados deverão ser apresentados durante até cinco minutos para uma comissão julgadora, que irá recomendar ou não a participação no Mind the Bizz. De acordo com a coordenação do Programa, o resultado final será divulgado no dia 9 de julho para a seletiva no Recife e 16 de julho para a de Garanhuns.
.

Como forma de dar oportunidade de novos acessos ao programa e garantir sua diversidade e pluralidade, até três startups estarão isentas de 80% da taxa de pagamento. Para se enquadrar como beneficiário da isenção parcial, é necessário que toda equipe seja formada exclusivamente por mulheres ou pelo menos 60% da equipe seja de empreendedores com renda familiar de, no máximo, dois salários mínimos.

Durante as 10 semanas de duração do programa, os empreendedores irão construir o Plano de Desenvolvimento do Negócio, que irá orientar o enfoque a ser dado nas capacitações e acompanhamentos (consultoria e mentoria) para inserir o negócio no mercado e buscar as condições para o seu desenvolvimento após o Mind the Bizz. O programa está baseado em metodologias apropriadas para o desenvolvimento de negócios inovadores, como o Business Model Canvas, Customer Development e Design Thinking.

Ecossistema de inovação do Porto Digital - Para apoiar o desenvolvimento de novos negócios inovadores, o Porto Digital conta com um conjunto de infraestruturas, serviços, projetos e programas de apoio que são disponibilizados às empresas e articulados com universidades, centros de pesquisa, organismos de fomento, instituições da esfera pública e parceiros privados.
.

São Paulo: Karla Cybele é uma das finalistas do Web Music Festival

Após um hiato de quase dez anos, artista decidiu
voltar com força máxima para a vida musical.

A cantora pernambucana Karla Cybele participa da primeira edição do Web Music Festival - competição de músicas autorais entre artistas independentes de todo o país. O festival, sediado em São Paulo, está na fase final, na qual o público decide o vencedor por meio de visualizações no YouTube. A votação acontece até o dia 5 de julho. Karla, que é natural de Garanhuns, interpreta a canção “A cada”, escrita pelo compositor Pedro Neri. “A letra de ‘A cada’ expõe a sensibilidade que nos falta, diante da instantaneidade do nosso dia a dia. Um sorriso, um olhar, um abraço; gestos simples que passam despercebidos”, descreve a artista que já atua há mais de 28 anos na música.

Após um hiato de quase dez anos, a artista pernambucana decidiu voltar com força máxima para a vida musical. Karla, que também é pedagoga, deu os seus primeiros passos como cantora aos 14 anos. Desde então, a música não saiu mais do seu horizonte. De lá para cá, já tem um disco gravado, “O Porto” (2003), apresentações em grandes eventos culturais, como o Festival de Inverno de Garanhuns e a Quinta da Música, do Sesc. Em 2007, ganhou o prêmio de ‘Melhor Música’ no II Musicarte, em São Benedito do Sul (PE), com a canção “A solução” (Verisson de Melo).

Foi com o intuito de gravar um segundo trabalho que Karla Cybele se inscreveu no Web Music Festival, que premiará o vencedor com um EP, que será gravado no estúdio Mosh, em São Paulo; além de videoclipe e distribuição do álbum nas plataformas digitais. “O festival é uma grande oportunidade de realizar um sonho, que venho buscando há um tempo”, descreveu Karla, que já tem mais de 7 mil visualizações no YouTube em “A cada”.

A VOTAÇÃO - Para votar, é necessário o usuário acesse o link do vídeo, logado a uma conta Google, e o assista até o final.

CARREIRA - Natural da cidade de Garanhuns, Karla Cybele da Silva nasceu no dia 23 de junho de 1976. A artista atua no segmento musical há 28 anos, mas com vários hiatos. Aos 14 anos, Karla iniciou a sua carreira musical, sendo a música religiosa o seu primeiro gênero musical. Foi componente do grupo Kairós, do Ministério El Shaddai, da Banda Gênesis e do grupo Raiz Nordestina. Foi responsável pelos grupos musicais Chama de Amor e Fortes na Fé, ambos do Colégio Diocesano de Garanhuns. Como atriz e cantora, atuou no Grupo Orión. Tem participação na coletânea Poesia e Música, produzida por Carlos Janduy, e que conta com a contribuição de vários artistas da Suíça Pernambucana.

Ao longo de sua carreira, Karla se apresentou em três edições do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) (2004, 2005 e 2007), no projeto “Quinta da Música”, do Sesc, em 2004, como também no I Festival Zumbi dos Palmares (IZP), em Maceió (AL), em 2008. Já em 2007, a cantora garanhuense recebeu o prêmio de ‘Melhor Música’ no II Musicarte, realizado na cidade de São Benedito do Sul (PE), com a canção “A solução”.

“O PORTO” - Em outubro de 2003, Karla Cybele lançou o seu primeiro e único disco. Intitulado “O Porto”, o trabalho contém 12 faixas, entre elas músicas inéditas e grandes sucessos da MPB, como “Palco”(Gilberto Gil), “Segue o Seco” (Carlinhos Brown) e “Seduzir” (Djavan). O álbum foi produzido pelo músico e produtor Carlos Janduy, com arranjos do guitarrista Roberto Lima. Para Janduy, Karla Cybele “é uma das maiores intérpretes de Pernambuco” e que a artista “tem um timbre especial e legal de se ouvir, e ela merecia estar em um patamar bem alto da Música Popular Brasileira”.