terça-feira, 11 de junho de 2019

STF: "Suspeição de Moro no caso tríplex será julgada dia 25", diz Gilmar

Julgamento ocorrerá depois de o site The Intercept Brasil publicar o conteúdo 
de supostas mensagens trocadas por Moro e  Deltan Dallagnol. (Estadão Conteúdo).

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), confirmou que a Segunda Turma da Corte deve julgar no dia 25 de junho um outro habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no qual o petista acusa o ex-juiz federal Sergio Moro de agir com parcialidade ao condená-lo no caso do triplex do Guarujá (SP) e depois assumir cargo no primeiro escalão do governo de Jair Bolsonaro, conforme informou o Broadcast Político nesta segunda-feira (10). O julgamento ocorrerá depois de o site The Intercept Brasil publicar o conteúdo vazado de supostas mensagens trocadas por Moro e o coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol.

As conversas supostamente mostrariam que Moro teria orientado investigações da Lava Jato por meio de mensagens trocadas no aplicativo Telegram. O site afirmou que recebeu de fonte anônima o material. "Vamos aguardar. Tem vazamentos, estão anunciando novos vazamentos, então vamos aguardar", disse Gilmar Mendes a jornalistas, ao chegar para a sessão da Segunda Turma desta terça-feira (11).

Anulação - Indagado se eventuais provas colhidas ilegalmente podem ser anuladas, o ministro respondeu: "Não necessariamente, porque se amanhã alguém tiver sido alvo de uma condenação, por exemplo, por assassinato e aí se descobriu por alguma prova ilegal que ele não é o autor do crime, se diz em geral que essa prova é válida". Em dezembro do ano passado, quando o caso começou a ser discutido pela Segunda Turma, o relator da Operação Lava Jato no STF, ministro Edson Fachin, e a ministra Cármen Lúcia rejeitaram o pedido de Lula. Apesar de frustrar a defesa do ex-presidente, Fachin fez uma observação ao final do voto: "Cumpre consignar que ninguém está acima da lei, especialmente da Constituição: nem administradores, nem parlamentares, nem mesmo juízes. Procedimentos heterodoxos para atingir finalidade, ainda que legítima, não devem ser beneplacitados."

A discussão foi interrompida por pedido de vista (mais tempo para análise) de Gilmar Mendes, que deve liberar o processo para julgamento nos próximos dias. Mendes e o ministro Ricardo Lewandowski ainda não votaram no habeas corpus no qual Lula tenta derrubar os atos de Moro no caso do triplex.

Também falta se posicionar o quinto membro do colegiado, o decano do STF, ministro Celso de Mello, que deve ser crucial para a definição do placar, segundo avaliaram integrantes do Supremo ouvidos pela reportagem.

A Segunda Turma deve julgar nesta terça-feira um outro recurso de Lula. Esse recurso começou a ser discutido em abril deste ano no plenário virtual do STF, mas um pedido de destaque do ministro Gilmar Mendes no dia 12 do mesmo mês interrompeu o julgamento e fez com que o processo seja discutido agora presencialmente pelos ministros.

Secretaria de Obras de Garanhuns inicia “Mutirão de Serviços Públicos”

Ação contemplará todos os bairros da cidade e se
encarregará de intensificar a limpeza urbana. (Secom/PMG).

Iniciou, nesta terça-feira (11), o ‘Mutirão de Serviços Públicos’ pelos bairros de Garanhuns. A ação, desenvolvida pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SOSP) e executada pela empresa Locar Saneamento Ambiental, vai percorrer, pelos próximos dias, as comunidades Indiano, Cohab I e Parque Fênix, localizadas nos bairros Heliópolis e Severiano Moraes Filho. São 30 trabalhadores divididos por trechos estratégicos das vias realizando capinação, pintura de meio-fio, retirada de entulhos e limpeza de pontos de lixo.

Como parte da política de manutenção da limpeza urbana e conscientização da população do Governo Municipal, a iniciativa tem o objetivo de reforçar a importância do descarte correto do lixo doméstico e de outros materiais, como os de construção. “Mantemos a coleta em dia e as ações são constantes, mas de acordo com o aumento na demanda, preparados essa grande operação para deixar a cidade ainda mais cuidada. É um momento também de reflexão para os moradores, que devem colaborar conosco, respeitando os espaços e regularizando os pontos corretos do descarte dos materiais”, enfatiza o secretário de Obras e Serviços Públicos, Pedro Maia.

Operação de limpeza ampliada — O mutirão de serviços públicos vai percorrer todos os bairros da cidade e a expectativa é que, até o final deste ano, todas as localidades de Garanhuns, sejam atendidas com a ação. De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, integram a operação equipamentos como caminhões-caçamba e retroescavadeira.
.

.

Esporte: Atletas de Garanhuns vencem competições nacional e mundial

No último final de semana, Neto Medeiros conquistou o mundial
de Jiu-Jitsu, enquanto que Jonas Aquino, o título Brasileiro. (Secom/PMG).

O atleta Neto Medeiros, que é patrocinado pela Prefeitura, através do Bolsa Atleta Garanhuns, sagrou-se campeão mundial no último sábado (08), durante o Mundial de Jiu-Jitsu, disputado em Feira de Santana (BA). Na competição, promovida pela Federação Internacional de Jiu-Jitsu Desportivo (FIJJD), Neto conquistou o cinturão e duas medalhas de ouro na categoria e no absoluto faixa preta máster 1.

Antes, no dia 25 de maio, Neto Medeiros já havia trazido para Garanhuns o título de campeão sul-americano nas categorias faixa preta máster 1 super pesado e no absoluto faixa preta máster, durante evento promovido pela FIJJD em Campina Grande (PB).

JONAS AQUINO É CAMPEÃO BRASILEIRO DE JIU-JITSU – Já o atleta Jonas Aquino também brilhou nesse domingo (09). Ele sagrou-se campeão Brasileiro de jiu-jitsu 2019 profissional categoria faixa preta leve. A competição foi disputada no centro pan-americano de judô, em Salvador, sendo promovida pela confederação Brasileira de lutas profissionais (CBLP). Jonas é patrocinado pelo Bolsa Atleta do governo de Garanhuns.
.

NICOLAS MENIN E CARLOS DONATO BRILHAM NO JUDÔ – E no último sábado (08), os judocas Nicolas Menin e Carlos Donato brilharam nos tatames em competições de judô, disputadas aqui em Pernambuco e no Rio Grande do Sul. Os atletas são patrocinados pela prefeitura, através do bolsa atleta Garanhuns.

Nicolas Menin, de apenas 15 anos, foi campeão na categoria até 73kg durante a 2ª Copa Roberdrayner de judô, disputada em Caruaru (PE). Nicolas integra a associação Presley Araújo de judô. Já o judoca Carlos Donato, da associação Carlos Tevano de judô e jiu-jitsu, sagrou-se campeão da copa Porto Alegre de judô, nas categorias sub-21 e sênior. A competição foi disputada no Rio Grande do Sul.

GABRIEL RODRIGUES É DESTAQUE NO KARATÊ – E contando com o patrocínio da prefeitura, através do bolsa atleta Garanhuns, o carateca Gabriel Rodrigues, que integra a associação Sylvestre de karatê-Dô Interestilos, sagrou-se campeão durante a 1ª Etapa do campeonato Pernambucano de karatê, disputado em Caruaru, em maio. Gabriel trouxe a medalha de prata no kata e de Ouro no kumite/luta, na categoria juvenil faixa de roxa a preta. A competição foi promovida pela federação Pernambucana interestilos de karatê.

.

MIRIAM, MARCOS E GLEISON VENCEM CORRIDAS PELO NORDESTE – Os atletas Miriam Franco; Gleison Santos e Marcos Antônio Pereira sagraram-se campeões em corridas de rua disputadas no último sábado (08). Miriam Franco foi campeã dos 10km da 43ª corrida dos guararapes, disputada em Recife. Já entre os homens o destaque local ficou por conta de José Márcio Leão, que conquistou a 2ª colocação, e de Carlos Silva, do município de São João (PE), que cruzou a linda de chegada em terceiro.

Já Gleison Santos venceu os 5km do 1° circuito run girau do Ponciano, disputado na cidade de Girau do Ponciano (AL). Lucas Paulo, o Japa, foi o segundo. Já entre a mulheres, destaque para Rosem Mayara, que cruzou a linha de chegada na 2ª colocação. E durante a Corrida de Santo Antônio, disputada em Camalaú (PB), o trio de corredores de Garanhuns, Marcos Antônio (1º), Cícero Vieira (2º) e Silvan Silva (3º) fizeram o pódio da prova de 5km.

Os atletas Miriam Franco; Gleison Santos; Marcos Antônio Pereira e Rosem Mayara contam com o apoio do Programa Bolsa Atleta Garanhuns, viabilizado pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer.
.