domingo, 2 de junho de 2019

Pesquisa aponta: “Izaías é o líder político mais admirado de Garanhuns”

Quando estudo do Instituto Plural procurou saber qual o vereador mais atuante”, 12% 
respondeu Zaqueu. Gil PM, Professor Márcio e Alcindo, obtiveram 6%, cada.

Parte da pesquisa realizada aqui em Garanhuns pelo Instituto Plural, entre os dias 25 e 27 de abril deste ano, se debruçou em torno do segmento político/eleitoral. Uma das perguntas procurou saber dos garanhuenses, qual líder político eles mais admiravam. Mais uma vez, o atual Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), aparece liderando. Segundo a Plural, ele contabilizou 21% das respostas a seu favor.

Quatro vereadores foram lembrados nesse quesito, Gil PM, Alcindo Correia, Professor Márcio e Zaqueu Naum Lins. Neste ponto, o que chama mais atenção, é que o percentual anotado por eles, é o mesmo que foi atingido pelo ex-vereador e atual Deputado Estadual, Sivaldo Albino (PSB), 2%. A Mesma pergunta, registrou 18% dos entrevistados preferindo não opinar, e 51%, assegurando que não admira nenhum político.

Quando a pergunta foi: “qual o vereador mais atuante?”, novamente se destacam, Zaqueu Naum, com 12%, e Gil PM, Professor Márcio e Alcindo Correia, cada um com 6%. Para esta questão, 42% dos entrevistados assinalou que nenhum dos treze parlamentares é mais atuante, enquanto que 23% não opinou. 5% se dividiu entre outros 6 parlamentares, enquanto que o destaque negativo da pesquisa, ficou para três vereadores que não foram citados, Audálio Filho (DC), Daniel da Silva (PSC) e Ary Jr (PTB).

Com os números apresentados pela Plural, Gil, Alcindo, Professor Márcio e Zaqueu Naum, são franco favoritos para retornarem a casa Raimundo de Moraes; sendo que para o caso de Zaqueu, ele deve viabilizar candidatura ao cargo de Prefeito ou vice.
.

Avaliação do Blog / Eleição Majoritária – Há um ano e cinco meses da eleição municipal, levando em consideração os números que foram  apresentados em torno da avaliação do Governo Local, e dos demais dados que envolvem o nome do Prefeito Izaías, tudo indica, ele será decisivo no processo que elegerá seu sucessor em 2020.

Izaías está mais vivo do que nunca nas mentes e nos corações dos garanhuenses, e isso ficou claro no percentual de intenção de voto espontâneo que ele obteve no levantamento: 15%, contra 4%, do seu arquirrival político, o Deputado Estadual Sivaldo Albino (PSB). No seu melhor momento, Izaías deve ir pra campanha nas ruas como um verdadeiro leão, e como ele próprio assegurou no início dos trabalhos da Câmara Municipal, em janeiro deste ano: “é bom não subestimá-lo”.

Se não cometer equívocos, e ele não costuma cometer, Izaías terá condições de envolver seu candidato em um grande cordão de apoio. Descartado qualquer “racha” no seu grupo político, a tendência é que tudo conspire a seu favor. Muito embora Régis desfrute de boa avaliação; o mesmo que ocorre com sua gestão, não seria equivocado cativar novos aliados para o palanque a ser formado em 2020. Além de oxigenar o seu Staff, isso lhe permitiria acomodar parte da oposição que está em estado de “hibernação”, e que ainda não se decidiu por exercer posição antagônica e efetiva a sua gestão.
.

Paulo pedra de tropeço – Rejeitado por boa parte da população de Garanhuns já desde seu primeiro mandato, e segundo o estudo Plural por 51% dos entrevistados, o atual Governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), que está no segundo mandato, deve representar uma pedra de tropeço, muito mais do que um avalista na corrida eleitoral aqui no município. Para o deputado estadual Sivaldo Albino (PSB), provável indicado de Câmara ào Palácio Celso Galvão; é bom que ele não cole demais sua imagem a do chefe do executivo estadual, sob o risco de ao invés de somar, ele perder votos.

Por outro lado, Sivaldo poderá fazer uso do mandato e de toda a estrutura de campanha que deverá ser concedida à ele pelo seu partido, o PSB. Ele também deve se utilizar da máquina pública estadual em funcionamento em Garanhuns, para deslanchar em busca da Prefeitura. Albino está em um bom momento, em estado de crescimento, mas sobretudo, focado e determinado; e isso representa um bom combatente.

Em se tratando de Silvino e Zaqueu, com 3% e 1% das intenções de voto espontâneo, respectivamente, ambos tem se movimentado com bastante intensidade nos bastidores. Na terça, Silvino declarou ser pré-candidato a Prefeito, manifestando que espera contar com o apoio de Izaías e de seu grupo político. Por outro lado, Zaqueu, que está ligado ao bloco liderado pelo Deputado Federal, Fernando Rodolfo (PR), também se declara pré-candidato, sendo que alguns de seus interlocutores não descartam uma aliança dele com o Prefeito Izaías, afinal Zaqueu esteve na bancada governista desde o início da gestão, foi o candidato a deputado estadual apoiado por Régis em 2014, e nunca se mostrou um oponente.
.

Atual vice-Prefeito de Garanhuns, Haroldo Vicente é o nome preferido de Izaías para ocupar o Palácio Celso Galvão, a partir de 2020. Vicente e Silvino disputam espaço junto ao grupo de Régis, com maior preferência para Haroldo. Por ser um aliado fiel, e uma espécie de “segundo Prefeito” da gestão, Haroldo tem tudo para ser o indicado de Izaías, só não o será, no caso de seu nome não mostrar viabilidade política e eleitoral.

Duas pesquisas à serem realizadas em breve, devem auxiliar a decisão de Izaías. Ambas devem colocar os nomes de Haroldo e Silvino como candidatos a Prefeito, mas com o seu apoio. Segundo apurou o Blog do Gidi Santos com exclusividade, a decisão pode sair já em outubro deste ano, restando então, definir o candidato a vice-prefeito para compor a chapa majoritária dos petebistas. Até lá, muita coisa deve acontecer.
.

Números do levantamento - Ao total, 300 pessoas foram entrevistadas pela Pesquisa da Plural; sendo que 140 (47%), do sexo masculino e 160 (53%), do sexo feminino. 263 pessoas, ou seja 88% foram ouvidos na Zona urbana, enquanto que 37 (12%), na zona rural.

As entrevistas realizadas, levaram em consideração diversas variáveis, como sexo, faixa etária, grau de instrução, renda familiar, local de residência, bairro/distrito e religião.