sábado, 1 de junho de 2019

TEMPO DE FESTA: São João 2019 de Caruaru tem início neste sábado, 1 de junho. Ao total, 24 polos estarão funcionando por toda a cidade

 Abertura do evento terá shows de Orquestra de Pífanos, Elba Ramalho e Mano Walter. Serão quase 
dois meses de ciclo junino, que começou no dia 18 de maio e segue até 14 de julho. (G1 Caruaru e Região).

A edição 2019 do São João de Caruaru, cidade que fica 131 quilômetros do município de Garanhuns, tem início neste sábado (1º) e promete levar aos 24 polos do festejo atrações para todos os gostos, que vão desde o forró tradicional à música eletrônica.

No principal polo, o Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, a primeira noite de shows contará com apresentações da Orquestra de Pífanos e Maestro Mozart Vieira, Elba Ramalho e Mano Walter. No total, segundo informa o Governo Municipal de Caruaru, serão quase dois meses de ciclo junino, que começou no dia 18 de maio e segue até 14 de julho.

        Ainda no Pátio de Eventos, e no decorrer do mês de junho, o público poderá prestigiar as apresentações de outros artistas de expressão internacional, como nos casos de, DJ Alok, que estará pela terceira vez no São João de Caruaru, das duplas Bruno e Marrone, e Zé Neto e Cristiano, e de artistas como Marília Mendonça, Dorgival Dantas, Petrúcio Amorim, Fulô de Mandacaru, Valdir Santos e Léo Santana. Os shows têm início às 20h neste polo.

Zé Neto e Cristiano irão se apresentar pela primeira vez no São João de Caruaru — Foto: Divulgação

A proposta do São João 2019, de acordo com a gestão municipal, é fazer um festejo descentralizado, como nos dois anos anteriores, contemplando vários bairros de Caruaru com mais de 500 apresentações culturais. Além do tradicional Juizado do Forró, que visa resolver conflitos durante a festividade, a prefeitura ainda ressalta que irá promover políticas públicas para as mulheres, idosos, pessoas com deficiência, proteção à criança e ao adolescente, e para o público LGBT durante a festa.

A novidade do São João de Caruaru 2019 é o Polo Monte Bom Jesus. O Monte passou por um processo de revitalização e, pela primeira vez, terá programação junina. O espaço vai receber apresentações dedicadas ao que há de melhor, mais autêntico e tradicional no forró.

Quanto à segurança do evento, a Secretaria de Defesa Social do estado (SDS-PE) ressaltou que haverá 11.044 jornadas de trabalho para profissionais de segurança, sendo 8.777 para PMs, 1.203 para bombeiros militares e 728 para policiais civis. No município, devem funcionar três delegacias móveis, sendo uma no Pátio de Eventos, uma no Alto do Moura e outra na Feira de Artesanato, com funcionamento aos fins de semana.

São João 2018 e expectativa para 2019

Em 2018 mais de 2 milhões de pessoas foram atraídas pela festa e prestigiaram as mais de 500 atrações artísticas, resultando em mais de 97% de ocupação da rede hoteleira da cidade durante os principais dias do evento. Cerca de 6 mil empregos (diretos e indiretos) foram gerados e a movimentação da economia local girou em torno de R$ 200 milhões.

Com o aumento no dos polos do festejo e, consequentemente, no das atrações, a prefeitura acredita que estes números sejam ainda maiores neste ano.
.