sexta-feira, 31 de maio de 2019

LUGAR DE GENTE FELIZ: Resultado de pesquisa aponta que 86% dos entrevistados se diz satisfeito por morar em Garanhuns

Estudo realizado pelo Instituto Plural também revelou que duas áreas gerenciadas pelo 
Governo  Municipal se destacam, Obras, com 42% e Turismo e Cultura, com 41%.

Conforme trouxemos ontem, quinta-feira (30), com exclusividade, aqui no Blog, a Pesquisa de Avaliação Político Administrativo realizada pelo Instituto Plural apresentou números positivos em torno da gestão do Prefeito Izaías Régis (PTB) e do seu vice, Haroldo Vicente (PSC). Ontem, apresentamos números ligados a quatro áreas do executivo que receberam avaliação positiva, Saúde, Educação, Limpeza Urbana e Iluminação Pública, mas sem mencionar outras duas, que se destacam, segundo os entrevistados pela pequisa, Obras, com 42% e Turismo e Cultura, com 41%.

Os resultados expressivos dessas duas áreas, não acontecem por acaso. Afinal, a gestão municipal tem se empenhado em promover os dois setores. No caso de obras, por exemplo, a pasta tem auxiliado com bastante efetividade e diariamente os serviços de saneamento básico. Além disso, a Secretaria tem realizado operações tapa-buracos, com frequência, priorizando, claro, as necessidades das comunidades de baixa renda. Como sua atribuição está ligada ao planejamento e a execução de projetos e obras públicas, as mais de 600 ruas pavimentadas com calçamento, entram na conta a seu favor.
.

Já no Turismo, destaque para o Festival Viva Dominguinhos, realizado no mês de abril, e para a Magia do Natal, entre novembro e Dezembro. Ambos eventos, criados pela gestão Izaías, aquecem a economia da cidade, e além disso, elevam a estima dos garanhuenses.

O Viva Dominguinhos abre o São João do Brasil, é transmitido para toda região Nordeste, e faz justa homenagem a um filho ilustre, que não por acaso, amava sua cidade, assim como os seus conterrâneos amam, e eternizam o seu trabalho, com o tributo anual.

Já o Natal, comparado ao de Gramado, no Rio Grande do Sul, é outra iniciativa acertada de Régis. Famílias de toda a região registram presença na festividade. A ornamentação do evento, a cargo da Casa do Artesão de Garanhuns, e ainda o funcionamento sem incidentes dos demais setores que compreendem sua logística, demonstram o profissionalismo do trabalho do garanhuense.
.

Voltando para a gestão, é bom que se diga que o trabalho não fica apenas nisso, pois é justo lembrar que através do setor de iluminação, mais de 6000 lâmpadas de LED já foram instaladas, por todos os bairros e distritos do município. Some-se a isso, escolas que já foram entregues, e outras unidades escolares, creches e novos postos de saúde, que estão em fase de implantação, como no caso do Conjunto Residencial Manoel Camelo, ao lado da Cohab II, onde a ordem de serviço para construção de uma Unidade Básica de Saúde foi assinada pelo Prefeito e pelo Secretário de Obras, Pedro Maia, na última semana.

E não fica apenas nisso, pois Izaías e Haroldo tem muito serviço a apresentar. Nos esportes por exemplo, muitos investimentos foram feitos, e um dos avanços na política de incentivo ao desporto local, está ligado ao Programa Bolsa Atleta, executado pelo Governo Municipal, que viabiliza apoio de um salário mínimo mensal aos atletas garanhuenses, para ser investido na manutenção e desenvolvimento de suas carreiras.

Quanto ao Parque Euclides Dourado, a atual gestão foi responsável por uma profunda transformação em sua estrutura. Foi já no Governo Izaías, que o Euclides Dourado recebeu novos pisos, novas lâmpadas LED, um planetário, duas academias de ginástica de acesso gratuito, espaço e aula de dança, o dinossauro do escultor, Marcílio Reinaux, e ainda obras do artista plástico, João Oliveira, servidor público que atua na Guarda Municipal.
.

Na gestão Izaías Régis, o pagamento dos servidores municipais é feito em dias, o que permite a injeção de milhões de reais na economia.

Por iniciativa dele, mais de 30 empresas se instalaram na cidade, e a CIELA, Célula Industrial Empresarial Logística Ampliada, que compreende renúncias fiscais e doação de terrenos para que indústrias se instalem no município, está a todo vapor, demonstrando que a política de incentivo a geração de emprego e renda é uma das prioridades da atual gestão.

Como resultado de uma administração feita com seriedade e compromisso, em busca de melhorias permanentes para o município, 86% dos entrevistados respondeu a Pesquisa da Plural, se dizendo satisfeito ou muito satisfeito por morar em Garanhuns.

Esse resultado, confirma a eficiência da administração local, pautada na transparência, no uso correto do erário público, e sobretudo na oferta do bem estar ao seu povo.

Apesar das crises política e econômica que tomaram conta do país nos últimos anos, em virtude do trabalho do executivo, o município cresceu e se transformou em uma cidade próspera. Assim, é possível dizer: Izaías e Haroldo estão no caminho certo, pois o maior resultado de uma boa gestão, é a satisfação e felicidade de seu povo.
.

Números do levantamento - Ao total, 300 pessoas foram entrevistadas pela Pesquisa da Plural; sendo que 140 (47%), do sexo masculino e 160 (53%), do sexo feminino. 263 pessoas, ou seja 88% foram ouvidos na Zona urbana, enquanto que 37 (12%), na zona rural.

As entrevistas realizadas, levaram em consideração diversas variáveis, como sexo, faixa etária, grau de instrução, renda familiar, local de residência, bairro/distrito e religião.

Sai no Domingo – Nossa avaliação política diante dos números aferidos pela Plural, marcada inicialmente para ser publicada nesta sexta-feira, 31 de maio, teve de ser adiada. Uma nova data já foi definida. Agora, ela sairá no domingo, dia 2 de junho. Um conselho? É bom não perdê-la, pois nela, traremos novos números e informações de bastidores, além claro de muito tempero, com boas pitadas de humor. Até lá, então.