terça-feira, 14 de maio de 2019

Governo de PE amplia investimento na UPE de R$ 21 para 27 milhões

Aumento no investimento será de 27%. Recursos serão usados para o custeio da 
instituição. Paulo Câmara: "Educação é a maior prioridade da nossa gestão”.

Com o compromisso de seguir fortalecendo a educação pública pernambucana, o governador Paulo Câmara anunciou, no início da tarde desta terça-feira, 14 de maio, um importante reforço no orçamento da Universidade de Pernambuco (UPE). O chefe do Executivo estadual garantiu um aumento de 26% no custeio da instituição, em relação ao valor empenhado no ano passado.  Em 2018, o orçamento da UPE foi de R$ 21,6 milhões de reais. Com o incremento, a instituição contará com 27,2 milhões. 

"Educação é a maior prioridade da nossa gestão. Pernambuco e o Brasil só vão superar essa crise, que vem desde 2014, investindo do ensino básico ao superior. Por isso, estamos não só assegurando os recursos da UPE, como também ampliando o orçamento da nossa universidade", assegurou o Governador Paulo Câmara, nesta terça.
.

O reforço no custeio da UPE vai contribuir para o cumprimento de sua função estratégica, contribuindo também para o crescimento da instituição e para o desenvolvimento do Estado.  O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Aluisio Lessa, destacou a importância da decisão na busca por soluções inovadoras para os desafios sociais.  "Essa é uma medida que garante o incentivo do estado na ciência e inovação. Apostamos que este é o caminho para vencer as dificuldades do mundo moderno", reforçou.

A Universidade de Pernambuco está presente em todas as regiões do Estado através do seu complexo multicampi, que é formado por 15 unidades de ensino distribuídas, na capital, Recife e Região Metropolitana, Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Serra Talhada e Palmares. “A reitoria vem trabalhando ao longo dos dois mandatos para o fortalecimento e consolidação da única instituição pública universitária do Estado. O Governador Paulo Câmara é bastante sensível sobre a importância da Universidade que gera e dissemina conhecimento do litoral ao sertão pernambucano”, destaca o Reitor da UPE, Prof. Pedro Falcão.
.

Mudança: INSS altera regras para prova de vida e renovação de senhas

A partir de  agora, procedimentos podem ser executados por meio de
atendimento eletrônico, com uso de biometria. (Agência Brasil).

Resolução do Ministério da Economia publicada no final do mês de abril (dia 26), no Diário Oficial da União altera as regras para prova de vida e renovação de senha de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A partir de  agora, os procedimentos podem ser executados por meio de atendimento eletrônico (com uso de biometria ou identificação por funcionário da instituição financeira pagadora) ou por meio de representante legal ou procurador cadastrado no INSS ou na instituição financeira.

Beneficiários com idade igual ou superior a 60 anos poderão solicitar a prova de vida no INSS, sem prejuízo da possibilidade de comparecer à instituição financeira pagadora.

Para beneficiários com dificuldade de locomoção e idosos acima de 80 anos, poderá ser realizada pesquisa externa, com comparecimento a residência ou local informado no requerimento, para permitir a identificação do titular do benefício e a comprovação de vida.

No caso de beneficiários com dificuldades de locomoção, o requerimento para realização de prova de vida por meio de pesquisa externa deverá ser efetuado pelo interessado, perante uma agência da previdência social, com comprovação via atestado médico ou declaração emitida por uma unidade de saúde.

Os serviços devem ser agendados por meio da Central 135 ou do Meu INSS.

O INSS poderá bloquear o pagamento do benefício encaminhado às instituições financeiras até que o beneficiário atenda à convocação. “A prova de vida e o desbloqueio de crédito realizado perante a rede bancária será realizada de forma imediata, mediante identificação do titular, procurador ou representante legal”, informou o órgão.

Entenda - Desde 2012, segurados do INSS devem comprovar que estão vivos para manter o benefício ativo. O procedimento é obrigatório para todos que recebem pagamentos por meio de conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético e tem por objetivo dar mais segurança ao cidadão e ao Estado, pois evita pagamentos indevidos e fraudes.

A rotina é cumprida anualmente pela rede bancária, que determina a data da forma mais adequada à sua gestão – alguns bancos usam a data de aniversário do beneficiário enquanto outros utilizam a data de aniversário do benefício.

Roma; Itália: Freira Brasileira será proclamada Santa pelo Vaticano

Canonização de Irmã Dulce ocorrerá, após ser comprovada a realização do seu segundo milagre. 
Informação foi divulgada pelo "Vatican News", canal oficial da Santa Sé. (Estadão Conteúdo).

O Papa Francisco assinou nesta segunda-feira, 13, um decreto que reconhece o segundo milagre atribuído a Irmã Dulce e fará com que ela seja proclamada santa. Irmã Dulce foi beatificada em 22 de maio de 2011.A informação foi divulgada pelo "Vatican News", canal oficial de comunicação da Santa Sé. O site afirma que a canonização da Irmã Dulce acontecerá em celebração solene de canonizações. 

Religiosa da Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, a Beata Irmã Dulce nasceu na cidade de Salvador, no estado da Bahia, em 26 de maio de 1914 e ali faleceu em 22 de maio de 1992. 

O milagre responsável pela beatificação de Irmã Dulce (1914-1992) foi um caso de pós-parto de uma moradora da cidade de Malhador, no interior de Sergipe, que se encontrava em uma situação crítica de hemorragia, curada pela intervenção da santa. 

São quatro as exigências para comprovar o milagre: ser preternatural (a ciência não consegue explicar), instantâneo (acontecer logo após a oração), duradouro e perfeito.

Além da Irmã Dulce, mais outros 36 brasileiros receberam a honraria de santo pelo Vaticano. Entre eles, Frei Galvão — famoso por suas pílulas —, Madre Paulina — nascida na Itália —, São José de Anchieta — nascido na Espanha — e outros 33 religiosos.

Outro decreto publicado Pelo Vaticano nesta segunda, diz respeito a outro brasileiro, atribuído às virtudes heroicas do Servo de Deus Salvador Pinzetta (nome de batismo: Hermínio Pinzetta), religioso da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos; nascido em Casca, no Rio Grande do Sul (Brasil) em 27 de julho de 1911 e falecido em Flores da Cunha (RS) em 31 de maio de 1972.
.

Pernambuco: Governador empossa 157 novos agentes penitenciários

Cerimônia de posse aconteceu na tarde desta segunda. Nomeação representa mais 
um reforço para o sistema prisional em Pernambuco. (Fotos: Heudes Regis/SEI).

Nesta segunda-feira (13), no auditório do Museu Cais do Sertão, o governador Paulo Câmara participou da cerimônia de posse dos 157 novos agentes penitenciários nomeados no último mês de abril. A iniciativa é mais um reforço para o sistema penitenciário pernambucano, e faz parte de um conjunto de ações que vem sendo implementadas no sistema de ressocialização do Estado desde a primeira gestão Paulo Câmara.

O governador deu as boas vindas aos novos servidores públicos e discorreu sobre a importância do trabalho que os agentes vão desempenhar. “São novos desafios, a partir do dia a dia desse novo trabalho, mas com certeza vocês estão preparados para enfrentar e, ao mesmo tempo, contribuir para a melhoria do nosso sistema de ressocialização”, afirmou Paulo Câmara. Os novos agentes passaram por um período de três meses de treinamento, com um conteúdo teórico-prático que englobou tecnologia menos letal, escolta e condução, primeiros socorros, combate a incêndios e tiro de defesa, entre outros temas. 

Ainda segundo o chefe do Executivo Estadual, desde o começo de seu primeiro mandato, em 2015, e mesmo com a crise nacional, recursos foram priorizados para que as vagas necessárias ao sistema saíssem do papel. Por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos já foram criadas 2.374 novas vagas no sistema prisional adulto, e o Governo do Estado planeja, nos próximos quatro anos, a criação de mais 4.286. “Somando ao longo de oito anos, nós faríamos mais que 50% de vagas além das que já encontramos no sistema", acrescentou Paulo Câmara, lembrando também os esforços exitosos do Programa Pacto Pela Vida para reduzir os números da criminalidade em Pernambuco, assim como investimentos em prevenção, a exemplo da educação e do combate às drogas. 

Além de investimentos no âmbito tecnológico, como a aquisição de sistemas de inspeção de bagagens por raios X, portais detectores de metal, banquetas de inspeção, detectores de metal manual, scanners corporais e coletes balísticos, outras medidas foram tomadas para melhorar o sistema, como a entrega da primeira etapa do Centro Integrado de Ressocialização (CIR) de Itaquitinga (Mata Norte). 

Ao lado de Pedro Eurico e Cícero Rodrigues, também participaram da cerimônia os deputados estaduais Eriberto Medeiros, presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, Antonio Fernando e João Paulo; os secretários estaduais José Neto (Administração), Aluísio Lessa (Ciência, Tecnologia e Inovação), Humberto Freire (Defesa Social - em exercício) e o Coronel Carlos.
.

Partidos Políticos mudam de nome para dar “algo novo ao eleitorado”

“Novo” da vez é o PRB, que após Convenção Nacional, deverá
passar a se chamar “Republicanos”. (Inaldo Sampaio).

Partido Político trocar o nome para se apresentar ao eleitorado como “algo novo” já está virando regra no Brasil. O “novo” da vez é o PRB, que após Convenção Nacional, deverá passar a se chamar “Republicanos”.

De acordo com o Jornalista Inaldo Sampaio, quem inaugurou a prática ainda em 2007 foi o PFL, que se transformou em “Democratas”. Depois o PTN virou “Podemos”, o PMDB aboliu o “P” de partido para retomar à mesma denominação de quando foi criado em 1966, o PPS se transformou em “Cidadania”.

Para o professor da UFMG, Leonardo Avritzer, é inimaginável o Partido Republicano dos Estados Unidos mudar o nome. Mas, em se tratando se tratando de Brasil tudo é possível, pois até mesmo o PSDB já admite encomendar uma pesquisa após a investidura do ex-deputado Bruno Araújo na sua presidência para avaliar se permanece ou não com o nome atual. “Hoje está na moda mudar de nome, como se nome tornasse um partido melhor ou pior, nos trouxesse alguma virtude ou, de outro lado, perdoasse algum erro. Isso é acessório. Temos é que fortalecer aquilo que fez a origem do PSDB, que é a social-democracia”, registrou o ex- governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que encerrará seu período na presidência do PSDB no próximo dia 31 deste mês.