sexta-feira, 26 de abril de 2019

Carro comprado pela internet é apreendido pela PRF aqui em Garanhuns

Conforme a Polícia, foi constatado que o carro havia sido roubado em Feira 
de Santana, na Bahia, em setembro de 2016. (G1 Caruaru e Região).

Um carro comprado pela internet foi apreendido com registro de roubo nesta sexta-feira (26), aqui em Garanhuns. O proprietário do veículo informou que havia pago R$10 mil pelo veículo, além de quitar débitos com financiamento bancário e documentação.

Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), durante a abordagem, os policiais realizaram uma verificação no automóvel e constataram que as placas eram idênticas a de outro veículo regularizado. Em consulta, foi constatado que o carro havia sido roubado em Feira de Santana, na Bahia, em setembro de 2016. Os documentos do veículo também apresentavam indícios de falsificação.

O passageiro assumiu a propriedade do carro e informou que havia comprado o veículo em um conhecido site de vendas pela internet. O condutor informou que estava apenas conduzindo o veículo, pois o passageiro tinha uma enfermidade que o impede de dirigir. Os homens foram encaminhados junto com o automóvel à delegacia de Polícia Civil em Garanhuns, para a continuidade dos procedimentos legais.

Festival Viva Dominguinhos pode mudar de nome para "Viva Garanhuns"

Medida pode acontecer devido à cobrança de direitos autorais
por parte da família do Mestre da Sanfona. (NE10 Interior).

O Festival Viva Dominguinhos, realizado pela Prefeitura Municipal de Garanhuns aseis anos, pode mudar de nome. Isso mesmo. Em entrevista à Rádio Jornal Caruaru, o Prefeito Izaías Régis (PTB) explicou que a medida pode acontecer devido à cobrança de direitos autorais por parte da família do Mestre da Sanfona, que é nascido aqui no município.

Segundo o Prefeito, caso a cobrança persista o Festival terá o nome alterado "Eu já decidi que paro ano nós não vamos usar o "Viva Dominguinhos", vamos usar o nome "Viva Garanhuns", comentou. Ainda de acordo com o petebista, o músico é um patrimônio do estado de Pernambuco e não deve ser tratado como uma Empresa.

Por meio de nota, a Prefeitura Municipal de Garanhuns informou que o Festival Viva Dominguinhos é uma homenagem ao filho ilustre da cidade e maior sanfoneiro do País. De acordo com a assessoria, há um projeto de Lei em tramitação no Poder Legislativo Municipal, transformando a festa em propriedade cultural e imaterial da cidade de Garanhuns. Entretanto, o Governo ressalta que, caso a cobrança persista, a festa mudará de nome, porém seguirá com o mesmo formato e estilo do Festival atual.

VIVA DOMINGUINHOS -O Festival Viva Dominguinhos celebra a vida e a memória do mestre da sanfona em três dias de festa. O evento está sendo realizado pela Prefeitura de Garanhuns até amanhã, sábado, dia 27 de abril. 

O Evento segue nesta sexta-feira, dia 27, na Praça Mestre Dominguinhos, a partir das 20h, com o garanhuense Nando Azevêdo abrindo a noite. O sanfoneiro Mestrinho, que já trabalhou com grandes nomes da música brasileira, também se apresenta, seguido pela cantora Elba Ramalho, que cantará clássicos dos seus 40 anos de carreira. Já Dorgival Dantas encerra a programação da noite de hoje, dia 26.
.

Paulo inaugura novo Sistema Adutor das cidades de Caetés e Capoeiras

Adutora representa um reforço importante no abastecimento, levando água
de qualidade para 18 mil pernambucanos. (Fotos: Hélia Scheppa/SEI).

CAETÉS – O governador Paulo Câmara inaugurou, nesta sexta-feira (26), o Sistema Adutor dos municípios de Caetés e Capoeira. A ação, cujo aporte foi de R$ 15 milhões – entre serviços e materiais -, reforça o abastecimento das duas cidades, levando água tratada e de qualidade para 18 mil pessoas a partir de uma nova adutora, de 28 quilômetros de extensão, saindo da Estação de Tratamento de Água de Garanhuns.

A obra consiste na captação de água da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Garanhuns, onde será implantada uma estação elevatória dotada de um poço de sucção com volume em torno de 50 metros cúbicos (m³). O presidente da Compesa, Roberto Tavares, explicou que a obra iria integrar a segunda etapa da Adutora do Agreste, mas diante da situação de seca forte, o governador Paulo Câmara determinou que fossem apresentadas alternativas para acelerar a chegada de água aos dois municípios. “Fizemos essa obra em menos de um ano e já estamos beneficiando as duas cidades. Agora, as pessoas terão um insumo básico nas suas vidas”, comemorou.

DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO – Ainda em Caetés, o governador Paulo Câmara assinou a Certidão de Regularização Fundiária de 51 unidades habitacionais, dentro do Programa Meu Imóvel Legal, beneficiando 255 pessoas diretamente com a escritura definitiva. O núcleo habitacional possui uma área de 2,5 hectares. Também foi assinado um decreto em favor da bacia leiteira pernambucana, determinando que o leite vindo de outros Estados passe pelas barreiras locais com o pagamento antecipado do ICMS na aquisição de leite em estado natural. Vários prefeitos da região Agreste Meridional do Estado participaram do evento. Entre eles, o anfitrião, Armando Duarte (Caetés).
.

.

.

Viva Dominguinhos também aquecerá Garanhuns no Palco Colunata

Palco contará com programação local. Atrações se
apresentarão nesta sexta e sábado de evento. (Secom/PMG).

Além dos shows noturnos na Praça Mestre Dominguinhos, o Viva Dominguinhos 2019 também conta com programação diurna, na sexta (26) e sábado (27). O Palco Canta Dominguinhos tem início às 10h e segue até às 19h, com shows de artistas locais, que prometem esquentar o público para os shows da noite. A tradicional Caminhada do Forró também passa pelo Palco Canta Dominguinhos, no sábado (27).

Na sexta-feira (26), o Palco Canta Dominguinhos recebe uma roda de sanfona com músicos da região, seguidos pela cantora Valéria Santos, Projeto Seu Domingu’s, Banda Quero Xote, Mateus Cordeiro, Amanda Back, Ivan Maceió e Forró do Xeeh. No sábado (27), a festa começa com mais uma roda de sanfona e recebe shows da Morena Forrozeira, Pisa na Fulô, Andréa Amorim, Forró do Matuto, Bebeto Oliveira e Forró Esquenta Coração. Quem encerra o palco é o grupo Forró Pesado de Garanhuns.

A terceira edição da Caminhada do Forró também acontece no sábado (27), com a concentração em frente ao Parque Euclides Dourado, a partir das 10h. A caminhada sai em ritmo de forró pelas ruas de Garanhuns e segue até o Espaço Colunata, encontrando as atrações do Palco Canta Dominguinhos. O grupo da Associação de de Bacamarteiros do município do São João vai fazer parte da caminhada, com o intuito de resgatar a tradição presente na cultura nordestina.
.

A secretária de Turismo e Cultura do Município de Garanhuns, Neile Barros, enfatizou que o pólo busca valorizar os cantores da terra da garoa. “Iniciamos hoje o Palco Canta Dominguinhos e temos uma programação especial, que contempla e valoriza os nossos artistas locais. Os garanhuenses e turistas poderão aproveitar essa cultura nordestina sendo explorada durante todo o dia no centro da cidade”, explicou.

Palco Mestre Dominguinhos — Na Praça Mestre Dominguinhos, a festa na sexta-feira (26), começa às 20h, com o garanhuense Nando Azevêdo abrindo a noite. O sanfoneiro Mestrinho, que já trabalhou com grandes nomes da música brasileira, como Gilberto Gil, Elba Ramalho, Jair Rodrigues e Dominguinhos, também se apresenta, seguido pelo cantor que já é figurinha carimbada no evento, Dorgival Dantas. Elba Ramalho encerra a noite com a apresentação “O Ouro do Pó da Estrada”, do disco de mesmo nome, lançado em 2018, e clássicos dos seus 40 anos de carreira.

Para acessar a programação completa do evento, clique aqui.
.

Garanhuns: Andréa apresenta pedido para recuperar ruas da Cohab 2

Além disso, e ao longo de abril, parlamentar também solicitou 
a construção de um campo de futebol para a localidade.

Há quatro meses no posto; agora com mais experiência na atividade parlamentar, a vereadora Andréa Nunes (PTB), vem reivindicando ações que contemplam o município de Garanhuns, mas sobretudo a Cohab 2, bairro onde reside e construiu seu reduto eleitoral.

Ao longo deste mês de abril, a parlamentar apresentou requerimento de sua autoria, dirigido ao Poder Executivo, cuja redação solicita a recuperação de ruas asfaltadas que dão acesso ao condomínio Residencial Manoel Camelo, situado na Cohab II. A ideia dela, é assegurar melhor fluidez ao trânsito daquela localidade, sobretudo no período de maior intensidade de chuvas. Ao Blog, Nunes antecipou que a obra também proporcionará mais qualidade de vida para a população daquela localidade.

No decorrer deste mês, Nunes ainda solicitou outras ações, dentre elas, a construção de um  campo de futebol no Loteamento Morada do sol, na Cohab II; de um Parque Infantil no Pau Pombo, além da edificação de duas salas Modular na Escola Amílcar da Mota Valença; e ainda de uma praça na Bela Vista, na Cohab 3.

A parlamentar falou ao Blog, sobre os pedidos. “São ações que a própria população vem cobrando ao nosso gabinete. Sendo assim, apresentamos os requerimentos em reunião plenária, afim de que eles se tornem realidade. Como sempre digo, nosso mandato está a serviço do povo que me elegeu, mas sobretudo do povo de Garanhuns”, disse ela.