terça-feira, 16 de abril de 2019

TCE: “Prefeitura de Garanhuns é destaque em Transparência Pública”

De acordo com Tribunal de Contas, município passou do
status moderado para o de desejado nesse quesito. (Secom/PMG).

O município de Garanhuns continua se destacando no quesito Transparência Pública. O Tribunal de Contas do Estado (TCE), que acompanha a transparência dos municípios, divulgou, hoje (16), o último levantamento realizado nas prefeituras do estado. A lista está indexada pelo Nível de Transparência e ordem alfabética, Garanhuns atingiu 94%, com 654 pontos, ficando na frente de municípios como Recife, Caruaru, Petrolina, Araripina e Olinda.

O resultado da apuração do Índice de Transparência dos Municípios Pernambucanos - ITMPE das Prefeituras relativo ao ano de 2018, foi feito a partir da fiscalização realizada nos Sítios Oficiais e Portais de Transparência das 184 Prefeituras pernambucanas. O status do município de Garanhuns passou de moderado para desejado com todos os requisitos obrigatórios atendidos. Para conferir os detalhes, basta clicar aqui.

Segundo o relatório, observou-se que, em relação aos patamares alcançados no ano anterior, a média do ITMPE das Prefeituras apresentou elevação de 0,46 para 0,72, demonstrando, de modo geral, uma visível evolução da qualidade da informação e das ferramentas de consulta disponibilizadas pelos municípios pernambucanos em seus Sítios Oficiais e Portais de Transparência.

Os critérios de avaliação, segundo informa o Governo Municipal, foram divididos em grupos, quais sejam: Transparência Ativa (disponibilização da informação independentemente de requerimentos); Transparência Passiva (disponibilização da informação mediante provocação, através do Serviço de Informação ao Cidadão presencial e eletrônico - SIC e e-SIC); e Boas Práticas de Transparência.

Glauco Brasileiro, controlador Geral do Município (foto ao lado), responsável pela coordenação do Portal da Transparência, destaca o trabalho feito durante os últimos anos. “O Portal da Transparência está em constante atualização, contamos com a participação de todas as Autarquias e Secretarias que integram a Prefeitura. Desde o início da Gestão estamos trabalhando para fornecer os melhores índices de transparência e vamos continuar com esse processo até atingir a nota máxima”.

O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, ressalta que isso sempre foi um compromisso de Governo. “O Portal da Transparência da Prefeitura de Garanhuns busca a cada dia praticar a cultura da transparência e do controle social no Município, importante para a Gestão e mais importante ainda para a população do município que pode acompanhar o nosso trabalho”, declarou o chefe do executivo local.
.

Cadeia de Garanhuns é reaberta com presença do Secretário de Justiça

De acordo com Governo, toda a estrutura física, elétrica e hidráulica da unidade 
prisional foi recuperada, possibilitando o aumento de número de vagas de 96 para 200.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) reabriu, nesta terça-feira (16/04), a Cadeia Pública aqui de Garanhuns. Fechada desde de novembro de 2015, após rebelião promovida pelos detentos; a unidade prisional passou por uma profunda reforma. Toda a estrutura física, elétrica e hidráulica foi recuperada, possibilitando o aumento de 96, para 200 no número de vagas. 

A cadeia também recebeu reforço na passarela, além de revestimento e pintura nas celas, pátio e setor de alimentação. Há no Estado 53 cadeias públicas em funcionamento gerenciadas por seis núcleos prisionais. A de Garanhuns funciona como um dos núcleos para os estabelecimentos de Bom Conselho, Saloá, Cachoeirinha e Lajedo, onde são recolhidos presos provisórios do regime fechado. 

Secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico destacou que o espaço irá desafogar as cadeias de Saloá, Lajedo, Capoeiras e Santa Cruz do Capibaribe, além de facilitar o acesso das famílias aos custodiados. “No governo Paulo Câmara já entregamos quase três mil novas vagas e a intenção é continuar ampliando.” completa.

De acordo com o Governo do Estado, a unidade passará a receber presos, com processos ou residentes da cidade, na próxima segunda-feira (22/04).

Acompanharam a reabertura o secretário-executivo de Ressocialização, o diretor da Unidade, Cícero Rodrigues, a diretora do Fórum de Garanhuns, Karla Peixoto Dantas, o coronel Paulo César e o coordenador da defensoria Pública de Garanhuns, Agnaldo Barros.
.

. 

.

Garanhuns: Paixão de Cristo ocorrerá sem o apoio do Governo de PE

Em 2019, Governo de Garanhuns e comerciantes locais serão os patrocinadores. Segundo 
produção do evento, “o Prefeito Izaías Régis como sempre, destinou toda atenção e apoio ao evento”.

Completando em 2019, vinte e nove anos de encenação no Alto do Magano, a Paixão de Cristo de Garanhuns, será realizada este ano entre os dias 18 e 19 de abril. O evento, que é sempre esperado por milhares de espectadores, faz parte das celebrações nos dias da Semana Santa em Garanhuns. Os ensaios se iniciaram no dia sete de abril, e seguem até a quarta-feira dia 17/04, enquanto as demais ações de produção agilizam as providencias necessárias para a realização dos espetáculos.

Este ano, a peça tem como principal patrocinador a Prefeitura de Garanhuns. A diretoria da Associação Teatral Jesus Alegrias dos Homens, realizadora do evento, decidiu não participar do edital do Pernambuco de Todas as Paixões, promovido pelo Governo do Estado e concorrer aos recursos destinados a essas produções no estado.

O que vinha ocorrendo anualmente, tendo a Associação obtido a aprovação em todas as edições do projeto por mérito próprio. O motivo foi o atraso de praticamente um ano, do repasse financeiro conquistado em 2018, e que quase comprometeu a credibilidade do evento diante de seus fornecedores e prestadores de serviços, numa relação de seriedade e confiança construída há mais de duas décadas.
.

Assim sendo, o espetáculo será realizado com os recursos financeiros garantidos pela prefeitura e parceiros do comercio local. Como em anos anteriores, o Prefeito Izaías Régis destina toda atenção e apoio ao evento, além dos serviços de infraestrutura na área cenográfica, que envolvem várias secretarias do governo municipal. Esse trato de credibilidade e confiança vai garantir a produção da temporada deste ano.

Os recursos diminuídos justificam a redução de um dia da temporada, ficando as apresentações apenas na quinta e sexta feira (18 e 19). Mas, as modificações provocadas pela redução financeira não comprometem a qualidade artística do espetáculo em nada. Até acabam por proporcionar ao público novidades de conforto e bem estar. A direção de produção, a cargo de Fernando Lima e Jefson Fitipaldi, informa que este ano serão colocadas cadeiras individuais e cobertura em toldos em toda a área destinada ao público espectador, protegendo do sereno e de possíveis chuvas no período.

O espetáculo também volta a ser aberto ao público permitindo que sua plateia assista aos dois dias de espetáculos gratuitamente. Teremos estacionamento com segurança, policiamento reforçado, através da presença da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal, a contratação de seguranças particulares em um número bem maior do que em anos anteriores, ambulâncias, participação da Autarquia Municipal de Segurança Trânsito e Transportes (AMSTT), no controle do trânsito e outras providências fazem parte do complexo que vão garantir mais uma temporada de sucesso do evento.
.