sábado, 13 de abril de 2019

Garanhuns terá serviço de transporte por aplicativo para carros e motos

Interessados em ser motorista ou piloto
do LEVA, já podem se cadastrar.

O Município de Garanhuns, vai ganhar um novo serviço de transporte por aplicativo: o LEVA, que promete oferecer segurança, conforto e preço justo. De acordo com a assessoria, que remeteu material a imprensa, o Aplicativo vai disponibilizar um serviço rápido e fácil, com a opção de o usuário utilizar carro ou moto. Os interessados em ser motorista ou piloto do LEVA já podem se cadastrar no site: www.levataxi.com.br.

Os aprovados na seleção serão submetidos a um treinamento com técnicas específicas de atendimento para oferecer o melhor serviço possível. Todos os veículos serão vistoriados e ainda terão que estar dentro dos padrões e normas de segurança vigente no país. Para os motoristas e pilotos da cidade será uma oportunidade para ganhar dinheiro trabalhando por conta própria, sem escritório ou chefe. 

Ainda segundo a assessoria, com o LEVA, os moradores de Garanhuns vão poder se deslocar com segurança e conforto sem gastar muito. Entre as vantagens para os passageiros estão cupons de descontos e viagens grátis. Através do aplicativo, também será possível rastrear os veículos e saber a sua localização.

Palmerina: MP recomenda que Prefeito realize novo concurso público

Recomendação, vem após o órgão tomar conhecimento que o chefe do executivo 
estaria celebrando contratos de trabalho temporários para diversas cargos de caráter permanente.

O Ministério Público de Pernambuco, recomendou ao Prefeito de Palmerina, Marcelo Neves, que se abstenha de realizar novas contratações para funções de caráter permanente, bem como novas nomeações para cargos em Comissão, salvo os previstos em Lei. Segundo chegou ao conhecimento da Promotoria de Justiça do Município, o Gestor estaria celebrando contratos de trabalho temporários para diversas cargos de caráter permanente.

Segundo informações do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), o Município de Palmeirina teria ultrapassado o limite máximo com despesa total de pessoal, chegando a 65,47% no terceiro quadrimestre do ano de 2018. “Isso caracterizaria uma manifestação da administração pública acerca da necessidade da realização de concurso público, principalmente, para adequar ao patamar do limite previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal”, reforçou o promotor de Justiça Carlos Henrique Tavares Almeida.

Foi dado ao Prefeito de Palmerina um prazo de 45 dias para deflagração de processo licitatório para contratação da entidade responsável pela realização do concurso público para o preenchimento dos cargos públicos vagos, substituindo no prazo máximo de 180 dias os  contratados temporariamente.O não atendimento da recomendação poderá implicar na adoção das medidas judiciais cabíveis.

Alceu, Leonardo e Xand Avião confirmados no São João de Arcoverde

Festejos juninos ocorrerão na cidade entre os dias 21 a 29 de junho. 
Gabriel Diniz também foi anunciado como atração em pré-lançamento da festa.

A Prefeitura Municipal de Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, realizou o pré-lançamento do São João 2019 na manhã da última quinta-feira, dia 11 de abril. Os cantores Leonardo, Alceu Valença, Gabriel Diniz e Xand Avião foram as primeiras atrações confirmadas para a programação deste ano.

Com o tema "Os Mestres da Sanfona na Capital do São João", os festejos juninos ocorrerão entre os dias 21 a 29 de junho. Ao total, serão 10 polos de animação, sendo que oito deles com atrações artísticas e culturais: Polo Multicultural (na Praça da Bandeira), Polo Raízes do Coco (Alto do Cruzeiro), Polo das Artes (no Largo do Cecora), Polo Pé de Serra (Praça Winston Siqueira), Polo da Poesia (no bairro do São Cristóvão), Estação da Cultura (na antiga estação ferroviária), Polo Rubens Pastos (antigo Polo do Rock, na escadaria ao lado do Cecora), e o Polo Vila de Rio Branco (na Praça Winston Siqueira).

“Nós queremos fazer neste ano um São João diferente e para todos, porque quem vem em Arcoverde e participa de um dos seus ciclos juninos, nunca fica apenas no primeiro. Teremos uma programação bastante multicultural, mantendo a marca de qualidade alcançada pelo evento nos últimos anos”, adiantou a prefeita Madalena.

A festividade também contará com o Polo da Gastronomia, ao lado da Praça do Senadinho, e o Polo de Diversão, com parque para crianças e jogos lúdicos.

“São esperadas mais de 70 mil pessoas por dia, circulando em todos os polos de animação da cidade, entre turistas, excursionistas, visitante e nativos, com uma estimativa de aproximadamente 600 mil pessoas em todo o período da festa”, avaliou o atual secretário de Turismo e Eventos da cidade de Arcoverde, Albérico Pacheco.

Garanhuns: Mais quatro veículos passam a fazer parte da frota municipal

Novos veículos vêm para reforçar os serviços de Saúde em Garanhuns, além de facilitar 
o deslocamento de pacientes que necessitam de tratamento em outras cidades. (Secom/PMG).

O município de Garanhuns conta agora com quatro novos veículos que vão integrar a frota da Secretaria Municipal de Saúde. O Governo Municipal adquiriu um micro-ônibus e três ambulâncias, que foram apresentados nesta sexta (12), em frente ao Palácio Celso Galvão.

O momento teve a presença do prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, do vice-prefeito, Haroldo Vicente, e da secretária municipal de Saúde, Nilva Mendes. Adquirido com recursos próprios, o micro-ônibus será direcionado para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), totalizando um investimento de 367 mil reais.

As duas ambulâncias foram obtidas por meio de recursos repassados pelo Ministério da Saúde, cada veículo foi adquirido por R$ 84. 500,00; totalizando um valor de 169 mil reais. Ainda no intuito de ampliar os atendimentos em saúde, foi entregue uma ambulância de maior porte, obtida com recursos de uma emenda parlamentar do deputado federal Gonzaga Patriota, no valor de 165 mil reais. O veículo passou ainda por adequações, para que seja utilizado como UTI móvel do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

De acordo com o prefeito Izaías Régis, os novos veículos vêm para reforçar os serviços de Saúde em Garanhuns, além de facilitar o deslocamento de pacientes que necessitam de tratamento em outras cidades. “Com estes veículos, estamos ampliando a nossa cobertura, para beneficiar também os moradores dos distritos e da área rural do município. A renovação da frota municipal é mais uma ação que destaca nosso compromisso com a população de Garanhuns”, destacou o gestor municipal.
.

.

.

.

Academia de Letras de Garanhuns retoma atividades, após restruturação

Atividades e sessões serão retomadas a partir deste mês de abril. Luís Jardim:  “Nosso 
maior objetivo é divulgar a cultura, literatura e resguardar a história de nossa região.

A Academia de Letras de Garanhuns (ALG), durante os meses de janeiro e março deste ano, passou por um período de reestruturação institucional, visando aperfeiçoar sua organização interna, elaborar seu calendário de atividades do ano 2019, rever seu quadro de associados, trabalhar a partir de planejamento, propor de meios de maior aproximação com a sociedade, sanar suas finanças e reformar seus estatutos e regimento interno.

“Devo agradecer aos atuais acadêmicos a colaboração que deram e estão dando. Esse espírito colaborativo é de grande valia para o andamento da ALG. São colaborações que só enriquecem a nossa casa das letras e que nos ajudam a executar o nosso calendário 2019”, declarou Luís Afonso Jardim, Presidente da Academia.

Vencida esta etapa, a partir deste mês de abril, as atividades/sessões abertas da ALG serão retomadas e a população de Garanhuns deverá ser muito bem recebida, a fim de participar de palestras, mesas-redondas, debates, conferências, exposições, intervenções musicais, e tantas outras atividades voltadas para a literatura; e cultura, de um modo geral.

“Nosso maior objetivo é divulgar a cultura, literatura e resguardar a história de nossa região. Temos nos esforçado para que a Academia de Letras de Garanhuns seja sempre uma entidade atuante e que mantenha viva a memória de nomes ilustres, principalmente de nosso município”, explica Jardim.

Assim, já no próximo dia 26 de abril, a partir das 19h30, na Sede da ALG, haverá programação voltada para a cultura popular e a história de Garanhuns. Mais detalhes serão apresentados em breve.