sábado, 30 de março de 2019

Garanhuns: Prefeito ouve demandas do Residencial Viana e Moura

“Em todos os casos, ouvimos do Prefeito que o governo irá diligenciar ações que estiverem 
sob sua competência. Saímos de lá confiantes”, destacou Odete Nativo, que reside na localidade.

Representantes da  Associação José Maria Dourado (Viana Moura), foram recebidos pelo Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), na manhã da última terça-feira (26), no Palácio Celso Galvão. Na oportunidade, estiveram presentes, o atual presidente da associação, Sidney Lima; o tesoureiro, Igor França e ainda o vice-presidente, Paulo Marcelo. Rodrigo Ferreira, o "Guiga", e sua esposa, Odete Nativo, também participaram da reunião.

O momento; onde os integrantes da associação aproveitaram para agradecer a instalação das novas lâmpadas led na localidade; serviu ainda para que eles apresentassem novas demandas do residencial, ao Prefeito Izaías

Uma delas, e talvez a mais urgente, envolve um esgoto a céu aberto na  rua José António da Silva Gomes. Segundo os moradores daquela região, ele tem provocado grande transtorno a população, especialmente nos dias em que a área é atingida pelas chuvas.

Ao ouvir o relato dos moradores do Viana e Moura, o Prefeito determinou que de imediato, o secretário de obras, José Maia, sanasse o contratempo, que é de saúde pública.

Acúmulo de água – Na terça, a associação trouxe à tona outro problema que atormenta os moradores do Viana e Moura. Neste caso, falamos dos alagamentos constantes registrados naquela localidade. A partir de agora, e por decisão do Prefeito, esse problema será acompanhando de perto e em regime extraordinário por fiscais da Secretaria de Obras. A ideia, segundo revelou a assessoria da associação, é identificar uma solução imediata, de maneira que a água não acumule em grande quantidade.

Mais reivindicações - A construção de uma ponte, que se encarregará de oferecer acesso ao Castelo de João Capão, a reposição de lâmpadas e a limpeza urbana para o bairro, bem como a instalação de um alambrado na quadra de futebol do residencial, também serviram de pauta para reunião realizada na última terça, com o Prefeito Izaías.

“Em todos os casos, ouvimos do Prefeito que o governo irá diligenciar ações que estiverem sob sua alçada. Saímos de lá confiantes; certos de que aquilo que couber a administração municipal, será feito”, destacou Odete Nativo, que reside no Viana e Moura.

Izaías desabafa contra críticas: “Garanhuns tem Prefeito e comando”

Desabafo, veio durante a inauguração da
reforma da praça jardim, na última quinta-feira (28).

Incomodado com as duras críticas e acusações de supostos atos de improbidade administrativa de que vem sendo alvo; o Prefeito de Garanhuns Izaías Régis (PTB), fez um longo desabafo no discurso proferido na última quinta-feira (28); na ocasião em que o Governo Municipal entregou a reforma da praça jardim, no centro da cidade.

Usando palavras fortes, Izaías manifestou que as acusações dirigidas a ele e ao Governo Municipal não procedem; reservando espaço para destacar que elas são oriundas de pessoas que nada produziram para a população de Garanhuns, a não ser discórdias.

Para Izaías, essas pessoas buscam desqualificar o trabalho de sua gestão; que é reconhecida como uma das melhores do Estado de Pernambuco, apenas para obter vantagem na eleição municipal marcada para ocorrer em 2020.
.

Legado – Discursando durante o ato de entrega da reforma da praça Jardim, Izaías lembrou que sua administração é responsável pelo calçamento de nada menos que 600 ruas. Lembrou também, que o Governo vem investindo pesado na instalação de lâmpadas leds; e que ainda vem edificando novas escolas, sem esquecer de estimular a instalação de lojas e indústrias no município, através de incentivos fiscais e por doação de terrenos.

Na quinta, o Prefeito expôs que apesar do país está mergulhado em uma crise econômica, a condução adequada do Governo Municipal, permitirá a ele investir a ordem de R$ 12 milhões de reais de recursos próprios, em obras de infraestrutura urbana em toda a cidade. A construção de duas escolas; uma no bairro magano e outra no residencial Viana e Moura; está no planejamento de Izaías, segundo obtivemos acesso.

Trabalho não para – Falando das obras que já estão em andamento, e que eram esperadas há anos pela população, o Prefeito destacou aquelas que compreendem o Jardim Petrópolis, o Conjunto Habitacional Francisco Figueira, e ainda a Cohab 3, onde ao total, 77 ruas estão recebendo pavimento em paralelepípedo.

Mais obras – Reafirmando o seu compromisso com a qualidade de vida dos garanhuenses, o Prefeito declarou que o Governo Municipal também pretende asfaltar outras três localidades; conhecidas como “João Capão”, “Massaranduba” e “Lacerdópolis”. Para esse caso, o recurso para as obras virá de um financiamento de R$ 10 milhões de reais que a Prefeitura busca junto a Caixa Econômica Federal, e que será pago em até 120 meses.

Para ter acesso a esse montante, o executivo já tramita projeto de Lei de sua autoria, na Câmara Municipal, que se encarregará de autorizar a contratação dessa operação de crédito junto a Caixa. O PL foi aprovado em primeira votação no decorrer da semana, com apenas os vereadores Tonho de Belo e Betânia da Ação Social votando contra. Na próxima quarta, ele será levado a segunda votação no Legislativo.

Injeção de ânimo – Na quinta, ao finalizar suas palavras no ato de entrega da reforma da praça jardim, Izaías rebateu as críticas e as acusações ao seu governo, injetando ânimo em seu secretariado e nos demais garanhuenses presentes. “Esse é um Governo Presente; responsável, que quer ver a cidade melhor; que quer ver a cidade progredindo. Garanhuns tem Prefeito, e acima de tudo, tem comando”, detonou Régis.
.

Câmara: Alcindo quer ampliar o Viva Dominguinhos para São Pedro

Ideia do parlamentar, é levar cultura, entretenimento e ainda gerar emprego e renda para 
Distrito, com o Festival. “Pensou grande”, declarou um vereador sobre a proposta de Alcindo.

Consolidado no calendário festivo e turístico de Garanhuns, o Festival Viva Dominguinhos que chega a sua sexta edição em 2019, pode passar a ser realizado também no Distrito de São Pedro. É que por iniciativa do Vereador Alcindo Correia (PCdoB), a Câmara Municipal aprovou requerimento de autoria do parlamentar, que reivindica que o Governo de Garanhuns expanda o Festival para o Distrito, a partir do próximo ano.

O Evento - Criado para homenagear a vida e a obra do cantor, músico e compositor garanhuense, José Domingos de Moraes, o Festival Viva Dominguinhos demonstrou ano passado que está consolidado. Os números mostram isso. Em 2018, cerca de 200 mil pessoas estiveram nos dois polos da festa, ao tempo em que 91% dos 2,500 leitos disponíveis na rede hoteleira da cidade  foram ocupados.

Os dados, que são de uma pesquisa realizada á época pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo Municipal de Garanhuns; relacionada a movimentação dos negócios da cidade durante o período do evento, atestam ainda que 84% da rede alimentícia obteve aumento nas vendas; de 58% em média.

Como outro bom resultado, neste caso que se refere a geração de emprego e renda, destaque para 44% dos hotéis e pousadas que contrataram mão de obra para o período do Festival; o mesmo que foi feito por 55% dos estabelecimentos comerciais.
.

Passado o período do evento (de 19 a 21 de abril de 2018), a decisão desses empreendimentos se mostrou acertada, afinal, o fluxo de vendas para os comerciantes de alimentos e bebidas teve um acréscimo de 80% com o Festival; segundo levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns.

Pensou grande – Na quarta-feira, ao apresentar o requerimento para expansão do Viva Dominguinhos para o Distrito de São Pedro, o vereador Alcindo Correia foi bastante elogiado. Na ocasião, teve até colega parlamentar que chegou a dizer que Correia “pensou grande”, já que além de exaltar a cultura nordestina e oferecer entretenimento; o evento ainda será crucial para geração de emprego e renda no Distrito.

Ex-Presidente do Poder Legislativo, a vereadora Carla Patrícia, concorda com essa opinião; tanto que na reunião ordinária da última quarta, ela aproveitou para anunciar que apresentará requerimento semelhante na casa, com objetivo de levar o Viva Dominguinhos para o Distrito que ela representa na Câmara; o de Iratama.

Vale dizer, para que o Viva Dominguinhos seja realizado em São Pedro e Iratama, bem como em Miracica; o Prefeito de Garanhuns Izaías Régis precisa decidir-se a esse favor.
.