quinta-feira, 21 de março de 2019

Silvio Costa Filho vem ao Agreste Meridional e reafirma apoio a região

Cumprindo agenda em Garanhuns, deputado reuniu-se com o ex-prefeito, Silvino Duarte e
ainda com o vereador Alcindo Correia e com o ex-procurador do município, Tony Neto.

O Deputado Federal pernambucano Silvio Costa Filho (PRB), esteve visitando o Agreste Meridional no último final de semana. Além de Garanhuns, onde se reuniu com o ex-prefeito Silvino Duarte, e ainda com o vereador Alcindo Correia (PCdoB), e o advogado Tony Neto, Costa Filho ainda cumpriu agenda nas cidades de São João e Capoeiras. A vinda do parlamentar, serviu para reafirmar o apoio a região.

A primeira parada de Costa Filho, foi na cidade de São João, onde ele foi recebido pelo Prefeito Genaldi Zumba, ainda no sábado (16). No mesmo dia, ele participou de um encontro com lideranças do município de Brejão, aqui em Garanhuns. Na ocasião, estiveram presentes o professor Paulo Moraes; o ex-prefeito daquela cidade, Ronaldo Ferreira e ainda vereadores ligados ao deputado; a exemplo de Jânio Moares.

Dando sequência, Costa Filho seguiu para Capoeiras, onde prestigiou o show do cantor alagoano, Mano Walter, dentro da programação oficial da Festa de São José.

A Prefeita Neide Reino, acompanhada do seu marido, Neném, ex-chefe do executivo daquele município, serviu de anfitriã ao deputado. Prefeitos de Palmeirina e Angelim, Marcelo Neves e Douglas Duarte também recepcionaram o parlamentar.
.

Agradecimento e trabalho - De volta a Garanhuns, já no domingo (17), o deputado esteve com o ex-prefeito do município, Silvino Duarte. Durante o encontro, o parlamentar agradeceu o apoio recebido na campanha passada e se colocou à disposição do município,  revelando a intenção de  estreitar cada vez mais a relação com a cidade, visando trabalhar ao lado de Izaías em busca de emendas para o município.

Após ser recebido por Silvino, Costa Filho participou de novo encontro; desta vez com o vereador Alcindo Correia e com o advogado e ex-procurador do município, Tony Neto. Em pauta, as eleições de 2020 e ainda o distrito de São Pedro; que segundo revelou o deputado, pode ser contemplado com emenda parlamentar de sua autoria ainda este ano.

“O deputado está se aproximando cada vez mais de nossa cidade, e com isso, está se tornando um filho por adoção. Quanto a eleição municipal, quando esteve aqui, ele foi claro; o seu partido, o PRB, está a disposição do Prefeito Izaías, para formar uma ampla frente política, afim de eleger o seu sucessor”, revelou Alcindo ao Blog.
.

Atenção: Beneficiários do BPC tem direito a redução na conta de energia

De acordo com legislação vigente, famílias com baixo consumo mensal
tem direito a um desconto que vai de 40% a 65%. (Secom/PMG).

Moradores de Garanhuns que recebem o Benefício da Prestação Continuada (BPC), têm direito a uma redução na fatura de energia elétrica. O direito é assegurado pela lei nº 12.212/2010, e oferece descontos de até 65% na conta de luz, de acordo com o consumo mensal de cada família, até o limite de 220kWh.

Desta forma, famílias com o consumo mensal de 30kWh, terão um percentual de desconto de 65% na conta de luz. Já aquelas que consomem de 31kWh a 100kWh, podem ter 40% de redução no valor total da fatura. Já a faixa de consumo de 101kWh a 220kWh, tem direito a 10% de desconto.

Para solicitar a Tarifa Social o beneficiário ou um dos membros de sua família deve procurar a companhia de energia elétrica local que atende a sua residência, para fornecer as seguintes informações: nome do beneficiário; número do benefício; Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Carteira de Identidade, ou outro documento de identificação oficial com foto; e o código da unidade consumidora a ser beneficiada, que pode ser verificado na conta de luz.

Na inscrição a companhia elétrica verificará se o BPC está ativo e se o beneficiário é um cliente residencial. Por isso, é recomendável que o solicitante esteja munido do seu cartão do BPC ou o Demonstrativo de Crédito de Bancário – DCB e conta de energia.

O beneficiário terá direito à tarifa social em apenas uma residência, seja ela própria ou alugada. Pessoas inscritas no Cadastro Único com dados atualizados e renda familiar mensal por pessoa de até meio salário mínimo também podem solicitar o desconto na conta de luz, independentemente se são beneficiárias do BPC ou não.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o Ministério da Cidadania pelo telefone 0800 707 2003 ou pelo e-mail bpc@cidadania.gov.br.

Confirmado, “Jesus, Alegria do Homens” ocorre entre 18 e 19 de abril

Em 2019, espetáculo chega a sua 29ª
edição no Alto do Magano. (Secom/PMG).

O espetáculo “Jesus, Alegria dos Homens”, chega em 2019 a sua 29ª edição, nos dias 18 e 19 de abril. A tradicional encenação da morte e ressurreição de Jesus Cristo é realizada no Alto do Magano. O evento já é consolidado como um dos maiores espetáculos ao ar livre do interior de Pernambuco, e é realizado pela Associação Teatral Jesus Alegria dos Homens (Astejah). O evento conta mais uma vez com o apoio e patrocínio da Prefeitura de Garanhuns. Na tarde dessa quarta-feira (20), o organizador do espetáculo, Gerson Lima e o diretor de criação, Jeferson Fitipaldi, se reuniram com o prefeito Izaías Régis para oficializar o apoio e patrocínio do Governo Municipal de Garanhuns.

O “Jesus, Alegria dos Homens” conta com o patrocínio e apoio do Governo Municipal de Garanhuns, por meio de convênio com a Secretaria de Turismo e Cultura, que está disponibilizando este ano, 60 mil reais de patrocínio para a realização do evento. A prefeitura também oferece apoio logístico, com a execução dos trabalhos de infraestrutura na área da peça, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. E reforçando a segurança durante os dias do evento, com a atuação de guardas municipais disponibilizados pela Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT).
.

Em 2018, estiveram na produção e realização do evento, aproximadamente 150 pessoas, entre equipe técnica e atores. A encenação é dividida em 25 cenas bíblicas, executadas em 1h10min. De acordo com a Astejah, cerca de 2 mil pessoas passaram pelo Alto do Magano, na última edição do evento, durante os três dias de apresentação.

Segundo o fundador e diretor teatral do espetáculo, Gerson Lima, os ensaios serão iniciados no começo do mês de abril. “O elenco contará com 120 pessoas e o público será agraciado com cadeiras que substituirão as arquibancadas dos anos anteriores”, afirma.

Em 2019, o “Jesus, Alegria dos Homens” terá duas noites de apresentação. “Este ano, o espetáculo não pretende participar do Edital do Pernambuco das Paixões promovido pelo Governo do Estado, devido ao não cumprimento do repasse financeiro que a produção conquistou ano passado e até a presente data não recebeu. Assim sendo, vamos cumprir o nosso compromisso cultural com a população no período tradicional da Semana Santa e a peça será realizada com redução de um dia.”, explicou o diretor de criação, Jeferson Fitipaldi.
.

Câmara: Andrea reivindica construção e reforma de quadras escolares

Contempladas com o pedido são, a Escola Municipal 
Amilca da Mota Valença e a Monsenhor Tarcísio Falcão.

A vereadora Andrea Nunes (PTB), voltou sua atenção para o segmento estudantil e desportivo em seu último requerimento aprovado em plenário na Câmara Municipal. Na última quarta-feira (13), ela solicitou que o Governo Municipal de Garanhuns edifique uma quadra poliesportiva coberta na Escola Municipal Amilca da Mota Valença. Sediada na Cohab 2, a unidade escolar integra o Núcleo de Educação Integral Professor Marcos Diego Carneiro de Freitas. Inaugurado ainda em 2018, o Núcleo atende a cerca de 600 alunos.

Reforma - No requerimento apresentado semana passada, a parlamentar petebista também reivindica a reforma da quadra da Escola Municipal Monsenhor Tarcísio Falcão, situada no bairro do magano. A ideia de Nunes com esse pedido, é poder oferecer uma estrutura ainda melhor para os usuários do ambiente; como no caso dos alunos da unidade; das escolinhas de futsal masculino e feminino; bem como das quadrilhas juninas e a escola de samba do bairro, que usam o espaço para ensaios periódicos no decorrer do ano.

         “Estamos prestes a finalizar o nosso terceiro mês na Câmara, e a medida que o tempo avança, ganhamos em experiência. Já conseguimos uma emenda para compra de uma ambulância para Garanhuns, através do deputado Beto Acioly e agora voltamos nossa atenção para o segmento estudantil e para atividades desportivas. Isso é prova do nosso compromisso com Garanhuns”, destacou Andrea ao Blog.

Voto de Aplausos – Neste mês de março, Andrea apresentou alguns requerimentos; cuja finalidade foi oferecer votos de aplausos. Dentre os agraciados, estão o 71º BI Mtz; os repórteres de Garanhuns e região Agreste Meridional; às mulheres da suiça pernambucana, em alusão a passagem do dia internacional da mulher, comemorado em 8 de março, e ainda a corredora, Rosem Mayara Viera, que no último dia 10 de março, sagrou-se 1º lugar na 2ª Corrida do Dia de Garanhuns.