sexta-feira, 8 de março de 2019

São João: Contas da Prefeitura de 2016 são julgadas irregular pelo TCE

De acordo com Tribunal, desde 2011 a Prefeitura vinha descumprindo a Lei de 
Responsabilidade Fiscal. Prefeito foi multado em R$ 54 mil reais. (Com informações do TCE).

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE), julgou irregular no último dia 28 de fevereiro, a gestão fiscal da prefeitura de São João, no que se refere o exercício financeiro de 2016. O relator foi o conselheiro Valdecir Pascoal. O objetivo foi analisar o limite de comprometimento da Receita Corrente Líquida com despesas de pessoal, verificando seu enquadramento e as medidas adotadas.

O processo do município de São João (1890014-8) mostra que desde 2011 a prefeitura vinha descumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), chegando ao ano de 2016 com 62,35%, 63,39% e 59,55%, respectivamente, entre o 1º e 3º quadrimestres, o que levou o relator a julgar irregular a gestão fiscal e aplicar uma multa ao prefeito José Genaldi Ferreira Zumba,  no valor de 54.000,00.

DETERMINAÇÃO – O conselheiro do caso, Valdecir Pascoal, determinou, sob pena de multa, que a prefeitura de São João promova o controle da gestão fiscal, elaborando relatórios de acordo com a ordem legal e adotando medidas para reduzir gastos com pessoal quando ocorra excesso de despesas.

Prefeitura promove interdições para obras na avenida Djalma Dutra

Até a próxima segunda-feira (11), Compesa realiza a substituição
de mais de 350m de tubos na avenida. (Secom/PMG).

A Prefeitura Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, e da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), informa aos Garanhuenses, sobre as interdições realizadas em pontos do bairro Heliópolis, a partir desta sexta-feira (08), em decorrência da execução de obras da Compesa.

Até a próxima segunda-feira (11), a Compesa realiza a substituição de mais de 350m de tubos na avenida Djalma Dutra. Para o trabalho, a Prefeitura disponibilizou uma retroescavadeira e um caminhão do tipo caçamba, além de oito servidores da Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

As interdições e desvios serão realizados durante a execução das obras, das 05h às 19h. Nesta sexta-feira (08), os serviços ocorrem no trecho entre a avenida Santa Rosa e Oliveira Lima; neste sábado (09), entre a avenida Oliveira Lima e Frei Caneca; no domingo (10), entre a avenida Frei Caneca e Gonçalves Maia, e na segunda-feira (11), na interligação das avenidas Santa Rosa e Gonçalves Maia.
.

Instituto Histórico e Geográfico terá programação no Dia de Garanhuns

Grade conta com mostra expositiva e Sessão Magna
em alusão aos 208 anos de criação do município. (Secom/PMG).

O Dia de Garanhuns, celebrado no dia 10 de março em alusão aos 208 anos de criação do município, contará com uma vasta programação e o Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns (IHGCG) irá promover uma exposição iconográfica e uma Sessão Magna de homenagem, segundo assessoria do órgão.

A Sessão Magna terá como palestrante o professor George Cabral, que atualmente preside o Instituto Histórico e Arqueológico de Pernambuco (IAHGP), com a palestra “Poder local de autonomia: as câmaras municipais no mundo luso-brasileiro”.

O evento acontece amanhã (09), a partir das 19h, na sede do instituto. A exposição iconográfica terá como tema “Cantos & Recantos de Garanhuns: Mostra Fotográfica” e será realizada entre os dias 11 e 15 de março, com horário de visitação das 9h às 17h. O Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns está localizado na Praça Dom Moura, nº 44, Centro, próximo ao antigo Fórum de Garanhuns.

Para conferir a programação completa promovida pelo 
          Governo Municipal de Garanhuns, clique aqui.
.

Compesa anuncia racionamento d'água em Garanhuns e São João

Enquanto São João contará com dois dias com água e dois sem; bairros de Garanhuns receberão 
o líquido precioso por quatro dias a cada quinzena. Racionamento ocorrerá até o fim de março.

A Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa precisou implantar um calendário provisório de abastecimento para os municípios de Garanhuns e São João em virtude de sucessivos problemas nos sistemas do Cajueiro, Mundaú e Inhumas. As intercorrências começaram na segunda-feira de Carnaval, 04, quando foi registrado um vazamento de grande porte na adutora do Cajueiro e queima de um dos motores de bombeamento da Elevatória 1 (sistema de bombeamento da água), também no Sistema Cajueiro. Houve ainda a queima de um dos conjuntos motobombas do Sistema de Inhúmas e problemas elétricos no Sistema Mundaú. O calendário entrará em vigor já nesta sexta-feira, dia 8 de março, e se estenderá até o dia 31 deste mês.

A maioria dos bairros de Garanhuns terá ciclos de abastecimento de quatro dias com água na primeira quinzena deste mês e voltará a receber água na última quinzena, também por quatro dias seguidos. O distrito de Frecheiras, que fica em Garanhuns, também entrará no esquema de rodízio. As alterações também atingirão São João e o distrito de São Pedro (localizado em Garanhuns) também abastecidos pelos Sistemas Mundaú, Inhúmas e Cajueiro. São João foi dividido em dois setores. Os bairros terão 2 dias com água e 2 sem. Já os moradores de São Pedro terão um dia com água nas torneiras e nove sem.

As equipes estão em campo desde a última segunda-feira, mas devido à complexidade dos serviços, foi necessário instituir um calendário provisório de abastecimento. “Para atender Garanhuns normalmente, sem rodízio, a vazão total dos três sistemas é de 410 litros por segundo. Por causa desses problemas, estamos com apenas 110 litros por segundo. Com a diminuição da oferta, precisamos recorrer ao rodízio até que a situação se normalize”, explicou o Gerente de Unidade de Negócios, Igor Galindo.

Marron Brasileiro puxa desfile das Piriguetes da Vila no domingo (10)

Cantor animará o bloco no trio elétrico “Pancadinha”. Concentração
para saída será as 15 horas, na praça da Vila Lacerdópolis.

No próximo domingo, 10 de Março, será realizada em Garanhuns, a Ressaca do Carnaval com o 8° desfile das Piriguetes da Vila. A concentração do evento começa às 15hs, saindo da Praça da Vila Lacerdópolis, em direção à Praça da Vila do Quartel, passando pelas ruas Caetés, São João,  Brejão e  Bom Conselho. 

A animação será por conta do Trio Pancadinha. As atrações deste ano serão Marron Brasileiro, que puxará o bloco das Piriguetes e  Belinha Lisboa que se apresentará na Praça da Vila do Quartel. Também vamos ter a Escola de Samba Santa Terezinha e a orquestra Manoel Rabelo.

Segundo a organização do evento, a Praça será fechada e que todos passarão por revistas. Não será permitida a comercialização de nenhuma bebida em recipiente de vidro, nem  a entrada na praça com cooler. 

O evento conta com o patrocínio do Governo do Estado de Pernambuco, FUNDARPE, EMPETUR e do maior incentivador, o Deputado Estadual, Sivaldo Albino. O apoio fica por conta da JM Seguros, Prefeitura de Garanhuns e Polícia Militar de Pernambuco.

Fá Albino, Helton Carlos e Johny Albino (organizadores do evento).
.