domingo, 3 de março de 2019

Câmara vai oferecer Título de Cidadão a dono do Café Ouro Verde

Título, será entregue a Luciano Oliveira, por iniciativa do vereador Alcindo Correia, que revelou o motivo da homenagem“Ele é uma das pessoas que mais contribuíram com o desenvolvimento de Garanhuns”.

Por por unanimidade (13 votos a 0), a Câmara Municipal de Vereadores aprovou na última quarta-feira (27), a resolução proposta pelo vereador, Alcindo Correia (PCdoB), que concede título de cidadão Honorário de Garanhuns a José Luciano de Oliveira.

Filho de comerciante; casado e pai de dois filhos, Luciano é um empresário de sucesso. No início de sua trajetória, ele foi proprietário de um pequeno armazém; que anos depois se transformou na rede de supermercados Dular. Com quatro unidades aqui em Garanhuns, a rede também contava com filiais nas cidades de Lajedo e Águas Belas.

Sócio fundador da Rádio Sete Colinas FM, e ainda ex-presidente da Associação Garanhuense de Atletismo (AGA), Luciano é proprietário e diretor da indústria Café Ouro Verde, cuja marca é uma das mais consumidas no Norte Nordeste Brasileiro.

Conhecido pela sua capacidade de empreender, e por seus trabalhos filantrópicos, Luciano foi bastante elogiado na reunião em que a Câmara lhe conferiu o título de cidadão.

Um dos elogios, partiu do vereador Alcindo Correia. “Se tem um cidadão de referência e de integridade moral em nossa cidade; esse é Luciano; uma das pessoas que mais contribuíram com o desenvolvimento de Garanhuns. Ele é um baluarte em seu segmento, e toda homenagem que se faça a ele, é merecida”, destacou o vereador.

A entregada do título ao empresário deve ocorrer nas dependências da Câmara Municipal. A data, ainda não foi definida.

Foto: José Luciano de Oliveira. 

          Bom Carnaval e até quinta-feira!

A partir deste ano, o blog do Gidi Santos fará uma pausa durante a folia de momo para o descanso da nossa equipe. Em 2019, o feriado da Data Magna, que celebra a Revolução Pernambucana, no dia 6 de março, coincide com a quarta-feira de Cinzas. Por isso, o nosso noticiário retorna nas primeiras horas da próxima quinta-feira.

Aos nossos amigos; leitores diários, que ultrapassam a marca dos 10 (dez) mil, desejamos um bom Carnaval!

Recife, PE: Desfile do Galo da Madrugada reverencia as mulheres

Nos trios, a reverência à figura feminina foi latente. Houve vários duetos de cantoras, entre eles, 
Gaby Amarantos e Fafá de Belém e Nena Queiroga e Margareth Menezes. (Folha de Pernambuco).

Homenageando as mulheres e colocando-as como protagonistas da festa, o Galo da Madrugada arrastou milhares de pessoas pelas ruas do centro do Recife neste sábado de Zé Pereira (2). A chuva que caiu durante o início do dia não atrapalhou os planos dos foliões, mas fez com que muitos chegassem ao desfile um pouco mais tarde.  

No entanto a chuva não foi capaz de esfriar a 42ª edição do maior bloco de rua do mundo. Pelo contrário, mesmo após o meio-dia, o público seguia muito animado, esbanjando alegria e criatividade. Com tranquilidade, muitas mulheres, crianças e idosos caem na dança ao som do frevo. 

Este ano, inspirado no tema “Frevo Mulher”, o Galo reverenciou a garra e a altivez feminina com alegorias que retratam algumas personalidades que desfilam como destaques: Amelinha (cantora e compositora), Fabiana Karla (atriz), Lia de Itamaracá (dançarina, cantora e compositora), Yane Marques (pentatleta) e Léa Lucas (foliã).
.

Nos trios, a reverência à figura feminina foi latente. Houve vários duetos de cantoras, entre eles, Gaby Amarantos e Fafá de Belém e Karynna Spinelli e Isabella Tavianni, Nena Queiroga e Margareth Menezes. 

O secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, ressaltou a importância do bloco para o turismo de Pernambuco. "O Galo é o que marca o início do Carnaval de Pernambuco, e a gente tem certeza que é uma grande festa. E, através da festa, festa que é um símbolo, que é um marco que atrai muitos turistas para as ruas do Recife. É uma satisfação poder receber os turistas que acabam gastando em nosso Estado, gastando na cidade e gera oportunidade, gera renda. É um ciclo virtuoso do Carnaval", disse ele, em entrevista durante o Café da manhã do Forte das Cinco Pontas, área central do Recife.

Novaes destacou, ainda, o esquema de segurança montado para a festa. "O Galo mais uma vez sai às ruas com muita alegria, a alegria de sempre, organizado, o Governo do Estado fazendo a sua parte, estruturando o evento. São mais de 4500 policias na rua, entre policiais civis, bombeiros e policiais militares", complementou.
.

Agências bancárias só voltam a abrir na próxima quarta-feira às 12h

Contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 4 ou 5
de março poderão ser pagas, sem acréscimo, na quarta-feira (6). (Agência Brasil).

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que as agências bancárias de todo o país, estarão fechadas para atendimento ao público na segunda-feira, dia 4 e na terça-feira (5). Na quarta-feira de cinzas, 6 de março, os bancos abrirão a partir do meio-dia, com exceção do estado do Rio de Janeiro, onde não haverá expediente em razão de feriado estadual, estabelecido pela Lei de número, 8.217.

A entidade lembra que a população pode utilizar os canais eletrônicos e correspondentes para o pagamento das contas. Além disso, os tributos que possuem código de barras podem ter o seu pagamento agendado nos caixas eletrônicos, no internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

As contas de consumo, como água, energia, telefone, carnês, dentre outas, com vencimento para os dias 4 ou 5 de março, poderão ser pagas sem acréscimo, na quarta-feira (6), já que normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais, segundo informa a Febraban.

Já para aqueles clientes que passarão a semana inteira viajando e não dispensam a ida a uma agência, é possível consultar o endereço dos bancos no site Busca Banco da Febraban. Para isso, basta acessar o link www.buscabanco.com.br 

Áudios sugerem interesse do PCC em ataque a faca a Bolsonaro

Conversas captadas pelo setor de inteligência da PF, sustentam uma das linhas de investigação 
de inquérito que apura se Adélio Bispo, agiu a mando de alguém. (Estadão Conteúdo).

A Polícia Federal (PF) apresentou ao presidente Jair Bolsonaro (PSL) áudios que mostram o possível interesse do Primeiro Comando da Capital (PCC) no atentado que ele foi vítima, em setembro do ano passado, durante a campanha eleitoral. As conversas foram captadas pelo setor de inteligência e sustentam uma das linhas de investigação de inquérito que apura se Adélio Bispo, autor da facada, agiu a mando de alguém.

Bolsonaro relatou a jornalistas no decorrer da semana, que teve acesso aos áudios.

O Jornal o Estado, que é responsável por essa matéria, apurou que o presidente teve acesso ao material da PF em encontro no Planalto na segunda-feira. Estavam presentes na reunião o delegado federal responsável pelo caso, Rodrigo Morais, o diretor-geral da PF, Maurício Valeixo, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e o superintendente da PF em Minas Gerais, o delegado Cairo Costa Duarte.

Antes da reunião, Moro disse à imprensa que o presidente seria informado do andamento do inquérito, ainda sem conclusão. “O presidente é a vítima, então, é interessado. Então, será apresentado a ele o resultado da investigação até o momento”, disse o ministro da Justiça e Segurança Pública na ocasião.

Atualmente, o inquérito sobre o atentado está na fase final e a principal linha de investigação tenta esclarecer se o PCC teve participação no ataque. Um dos focos é saber se a facção criminosa financiou a defesa de Adélio no caso.

"Lula prometeu a neto, provar que não é ladrão", diz Ivan Valente

Segundo deputado, ex-presidente ainda disse que o neto
iria encontrar a avó, Marisa Letícia, no céu. (Estadão Conteúdo).

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou entre quatro e cinco minutos na manhã deste sábado (2), durante o velório do neto Arthur Araújo Lula da Silva, que morreu aos 7 anos de meningite meningocócica, na manhã da última sexta-feira (1). Segundo o deputado Ivan Valente (Psol-SP), que participou do velório, Lula prometeu ao neto que iria provar que os ladrões chegaram ao poder e que ele não é ladrão.

Ainda de acordo com Valente, Lula ficou todo o período ao lado dos familiares e disse também que o neto iria encontrar no céu a avó e ex-primeira-dama Marisa, mulher de Lula, que morreu em 2017. O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, que foi candidato do PT a presidente no ano passado, disse que Lula está triste "com tudo o que está acontecendo" e afirmou que não se pode subestimar a dor do ex-presidente.

"Eduardo Bolsonaro é um sociopata desqualificado", diz Humberto

Neste sábado, deputado se manifestou sobre a liberação de Lula para o velório do seu neto, 
Arthur. “Absurdo, só deixa o larápio em voga posando de coitado”, escreveu Eduardo. (Estadão Conteúdo).

Em publicação no Twitter, o senador Humberto Costa, líder do PT no Senado, reagiu duramente à crítica do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) à liberação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ir ao velório do neto Arthur Araújo Lula da Silva, 7 anos. Arthur morreu, na manhã desta sexta-feira (1º), vítima de uma meningite meningocócica. Humberto chamou o filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL) de “sociopata desqualificado à espera de tratamento”.

Em uma resposta a um usuário do Twitter que fez uma enquete sobre a liberação do ex-presidente, Eduardo disse que a saída temporária de Lula só deixaria o petista “posando de coitado”. “Lula é preso comum e deveria estar num presídio comum. Quando o parente de outro preso morrer ele também será escoltado pela PF para o enterro? Absurdo até se cogitar isso, só deixa o larápio em voga posando de coitado”, publicou o deputado.

Saída temporária de Lula - O governo do Paraná confirmou a operação que será montada para levar o ex-presidente para o velório do neto. Uma aeronave da gestão do governador Ratinho Júnior (PSD) será utilizada a pedido da Polícia Federal. A autorização para a saída temporária da prisão em Curitiba foi concedida com base na Lei de Execução Penal, que concede a liberação de presos temporariamente para velórios e enterros de familiares, incluindo descendentes. 

Em janeiro passado, no entanto, a juíza Carolina Lebbos, responsável pela execução da pena do ex-presidente, negou o pedido dele para ir ao sepultamento do irmão Genival Inácio da Silva, o Vavá. A defesa de Lula teve de recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir o direito, mas a decisão só saiu momentos antes do sepultamento do corpo de Genival e o ex-presidente não deixou a superintendência da PF. O ministro Dias Toffoli permitiu apenas que Lula se encontrasse com familiares em uma unidade militar.
.

Dado ruim: Pernambuco perdeu 7.242 empregos em janeiro de 2019

Estado teve o terceiro pior resultado do Brasil no primeiro mês do ano,
segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Pernambuco perdeu 7.242 empregos formais em janeiro de 2019, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quinta-feira (28), pelo Ministério da Economia. O número vai na contramão da tendência nacional, já que o Brasil gerou 34.313 postos de trabalho com carteira assinada no mesmo mês.

Em janeiro deste ano, Pernambuco teve o terceiro pior saldo de geração de empregos do país, atrás da Paraíba, que teve 7.845 postos fechados e do Rio de Janeiro, cujo resultado foi de 12.253 vagas demissões. Em 2018, o estado teve resultado positivo no número de empregos após quatro anos de perdas. Apesar disso, estado teve 14.954 postos formais de trabalho fechados em dezembro.

Dos oito setores da economia analisados, o de serviços teve variação positiva, com abertura de 800 postos, bem como a administração, com a criação de 7 vagas, enquanto os outros seis tiveram perdas no número de trabalhadores. O setor que teve o maior número de desligamentos foi a indústria de transformação (-3.441), seguida pelo comércio (-3.013) e por fim, pelo segmento de agropecuária (-1.060).

Entre os municípios que mais perderam vagas de emprego formal do Brasil, Igarassu, no Grande Recife, ocupa o quarto lugar (-2107). Olinda vem em segundo entre as cidades que mais perderam vagas de emprego (-948) e o Recife aparece em terceiro lugar (-663).

Carnaval terá 20% mais Equipes da Operação Lei Seca aqui em PE

Operação teve início nessa sexta-feira, dia 1º, e vai até a Quarta-Feira de Cinzas,
dia 6. Ao total, 11 equipes estão em atividade diariamente. (G1 Pernambuco).

A Operação Lei Seca vai contar com 20% mais equipes no carnaval deste ano em Pernambuco. Durante a festa de Momo, a fiscalização acontece nos três turnos e conta com 11 equipes por dia, além de sete pontos de bloqueios e 36 policiais circulando em motocicletas. As blitzes e os serviços de saúde também são ampliados no interior do Estado.

A operação teve início nessa sexta (1), e vai até a Quarta-Feira de Cinzas, dia 6. "Trabalhamos, normalmente, com nove equipes por dia e passaremos a operar com 11. É bom frisar que as operações vão funcionar em todos os horários. Esses pontos de fiscalização também vão ter as devidas orientações a todos os condutores que forem abordados", afirma o coordenador da Operação, o Tenente Coronel da PM Fábio Bagetti.

A Operação trabalha, ainda, com quatro equipes educativas, que atuam nos bloqueios com distribuição de cartilhas informativas sobre a Secretaria de Saúde, adesivos, leques com informações sobre prevenção de acidentes, bafômetros descartáveis e camisinhas. Equipes do Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) também participam da Operação Lei Seca e das Operações Trânsito Seguro e Rota de Fuga, que levam ações de fiscalização para o litoral e interior do Estado.

"Como existem pontos fortes de carnaval também no interior, a gente mapeou os mais tradicionais e vai fazer operações de trânsito tanto de fluidez, para minimizar os transtornos, quanto coercitiva, para que sejam respeitadas as leis de trânsito", afirma o diretor de fiscalização do Detran-PE, Sérgio Lins. Ao todo, o Detran-PE conta com efetivo de 180 agentes de trânsito, 40 a mais do que no ano passado, quando foram empregados 140.
.

13º do programa Bolsa Família começa a vigorar no próximo dia 6

Medida foi uma promessa de campanha 
do atual governador, Paulo Câmara. (JC Online).

Uma das principais promessas da campanha à reeleição do governador Paulo Câmara (PSB), o programa Nota Fiscal Solidária (NFS) – ou 13º do Bolsa Família, como ficou conhecido – entra em vigor na próxima semana, no dia 6 de março.

Enviado à Assembleia Legislativa (Alepe) no fim de 2018 com pedido de tramitação em urgência, a oito dias para o seu início efetivo e às vésperas do Carnaval, o projeto de transferência tributária ainda não foi regulamentado e não há detalhes de como ele funcionará na prática. O texto da lei nº 16.490, de 3 de dezembro de 2018, diz que será concedido benefício de até R$ 150 a pessoas cadastradas no Bolsa Família que comprarem itens da cesta básica – em estabelecimentos que emitam nota fiscal – entre 6 de março de 2019 e 1º de dezembro de 2019. Se informarem o número dos seus CPFs no ato da compra, em 2020 essas pessoas receberão 5% do total gasto no período. Ou seja, para sacar o teto prometido pelo NFS, a família precisará gastar R$ 333,33 por mês até o início de dezembro com produtos como feijão, arroz, charque ou óleo.
.

Sobre as normas de funcionamento do programa, o texto afirma que elas serão especificadas por decreto em até 90 dias após a publicação da Lei, prazo que se extingue na próxima semana. Em reserva, uma fonte da Secretaria da Fazenda do Estado afirmou, nessa terça-feira, dia 26, que devido às mudanças ocorridas no comando da Pasta no início deste ano, quando o secretário Marcelo Barros foi substituído por Décio Padilha, provavelmente o cronograma de implantação do NFS seria modificado. Oficialmente, porém, a Pasta afirmou, em nota, que “o cronograma de implantação do Programa Nota Fiscal Solidária ocorrerá em conformidade com a lei 16.490, de dezembro de 2018”.

Em resposta a questionamentos sobre possíveis mecanismos de conferência da pontuação acumulada pelos beneficiários e sobre o modo como o NFS seria operado, o texto encaminhado pela Sefaz disse apenas que “o detalhamento referente à operacionalização do pagamento, bem como o mecanismo de acompanhamento por parte dos beneficiários, serão regulamentados por decreto”.

O Palácio do Campo das Princesas garantiu que o Decreto será publicado dentro do prazo estipulado. O líder do governo na Alepe, Isaltino Nascimento (PSB), reconheceu que há um período atípico com os festejos carnavalescos no Estado – o prazo para a assinatura do decreto é dia 4 de março, segunda-feira de Carnaval – mas garantiu que não haverá prejuízo à população. “O foco central do governador Paulo Câmara é buscar resolver as demandas das pessoas que mais precisam de atenção do Estado”.
.