terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Sesc Garanhuns realiza prévia de Carnaval com idosos e crianças

Bloco Sesc Folia desfila pela Avenida Santo Antônio
 nesta quarta-feira (27/2), a partir das 9 da manhã

Nesta quarta-feira, dia 27 de fevereiro, o Centro da cidade de Garanhuns se rende ao som do frevo durante o desfile do Bloco Sesc Folia. A concentração será a partir das 8 horas da manhã, na sede do Sesc, e o percurso será pela Avenida Santo Antônio, principal via do comércio da cidade. A saída do bloco será às 9h e vai contar com a participação dos alunos e pais da Escola Sesc, dos grupos de jovens e idosos e funcionários da Unidade. Os trabalhadores do comércio também podem acompanhar a folia.

A prévia do Sesc Folia já é tradicional às vésperas do Carnaval. Cerca de 500 pessoas devem participar do desfile. O bloco será animado por um mini trio elétrico que vai tocar os principais ritmos carnavalescos de Pernambuco. “Quando o Carnaval se aproxima, os moradores de Garanhuns já ficam na expectativa de saber quando o bloco vai desfilar. E quando ele sai pela Avenida Santo Antônio, contagia a todos que passam ou trabalham no local”, afirma Ivânia Barros, gerente do Sesc Garanhuns.

Camaragibe, PE: Pedido de impeachment do prefeito é aprovado

Processo foi aberto, a partir de quatro votos favoráveis, quatro contrários
e quatro abstenções. (Lourenço Gadelha, especial para Folha de Pernambuco).

Após muita confusão e reviravolta, os vereadores da Câmara Municipal de Camaragibe encerraram a votação pelo pedido de impeachment do prefeito Demóstenes Meira (PTB). na manhã desta terça-feira (26). Com quatro abstenções, quatro votos favoráveis e quatro contrários à abertura do processo, a dúvida era se o voto de minerva poderia ser dado pelo presidente da Casa, vereador Toninho (PTB), posto que ele foi o autor do pedido. Depois de esclarecida a dúvida no regimento e no processo legislativo, o presidente desempatou, decidindo contra o prefeito.

O risco de que a Casa barrasse o pedido de impeachment provocou revolta entre os moradores, que lotavam as galerias aos gritos de "fora meira" e ameaçavam invadir o plenário. Segundo o presidente da Câmara Municipal de Camaragibe, vereador Toninho, a Casa tem cinco dias para o elaborar o parecer e encaminhar ao prefeito, que contará com 15 dias para apresentar sua defesa. Após a defesa do prefeito ser protocolada, o relator da comissão deve proferir o resultado final, que pode ser confirmado em até 60 dias.

Segundo Toninho, a pressão popular e a atuação das instituições foram importantes para a abertura do processo de impeachment do prefeito. "Se o Ministério Público, a OAB, o Tribunal de Justiça e o Tribunal de Contas do Estado cobraram explicações do prefeito, porque a Câmara, principal órgão fiscalizador do município ficaria omissa? A gente precisava dar uma resposta à população e, graças a Deus, foi positiva", comemorou. A assessoria do prefeito informou que a prefeitura ainda não foi notificada sobre o pedido.

De olho em 2020: Advogado lidera grupo para eleger vereadores

Em formação a pouco menos de dois meses, "Viva Mais Garanhuns"
já reúne 30 integrantes. 20 são pré-candidatos a vereador.

O advogado e ex procurador do município, Tony Neto, que já presidiu o PRB, e que atualmente ocupa o posto de assessor político do Prefeito de Garanhuns, Izaias Regis (PTB); vem trabalhando na formação de um coletivo político, que estima eleger ao menos três novos vereadores nas eleições municipais de 2020.

Em formação a pouco menos de dois meses, o "Viva Mais Garanhuns" já reúne 30 integrantes, dentre eles, empresários, funcionários públicos, comerciantes, professores, autônomos e profissionais liberais. Pré-candidatos, são 20.

Ligada ao Prefeito Izaias, a agremiação conta com dois integrantes que atuam como uma espécie de guias políticos. São eles, o administrador, Mano do Caetano, que é ligado a pesquisas eleitorais para consumo interno, e ainda o ex-vereador e Major PM, Geraldo Lucena, este último, que tem sido um dos motivadores do conjunto.
.

Desde de fevereiro, o coletivo passou a contar com mais dois nomes de peso. Um deles, o enfermeiro Jailson Batista, o “Jailson da Perpétuo Socorro"; já tem experiência eleitoral. Ele disputou uma vaga na Câmara em 2012, e naquela ocasião, atingiu 639 votos.

Servidora pública municipal, Cristina Moraes é mais uma que acredita na formação liderada por Tony. Além de filha do jornalista e odontólogo Cláudio Moraes, ela é neta do também odontólogo e ex-vereador por três ocasiões, Raimundo de Moraes; o mesmo que empresta seu nome ao Legislativo Municipal.

Mais sangue nobre – E por falar em ex-vereador, não custa lembrar, o líder do Viva Mais Garanhuns, tem logo dois em sua família. É que o ex-procurador Tony Neto é irmão de Cid, e filho de Osvaldo Ferreira; ambos garanhuenses que tiveram o privilégio de exercer mandato parlamentar na suíça pernambucana.

Triunfo – Em 2012, tendo em vista o legado e o capital político dos Ferreiras, Tony foi candidato a vereador. Naquela ocasião, ele atingiu a marca dos 748 votos; não foi eleito, mas do grupo que liderou, três candidatos ascenderam da condição de postulante à de vereador pela primeira vez. Foram eles: Nelma Carvalho, Alcindo Correia e Gil PM.

Passada a eleição, Tony recebeu uma espécie de convocação do Prefeito Izaías, que foi a de ocupar um dos postos de procuradores do município. No cargo, ele imprimiu um ritmo de trabalho alucinante, a medida que revelou toda sua envergadura jurídica, absorvida na formação acadêmica. Saiu da função maior do que entrou, e após o Governo realizar concurso público para o cargo em 2015. De la pra cá, ele subiu outros degraus, e agora é nada menos que o braço direito do chefe do executivo, na condição de “guru” político.

Reencontro – O Viva Mais Garanhuns volta a se reunir logo após o carnaval; já que o coletivo promove ao menos um encontro de seus membros a cada mês. A expectativa até dezembro, segundo Tony, é de que através dessas reuniões, cerca de 50 lideranças políticas passem a integrar a agremiação, sendo que 30, na condição de pré-candidatos.

Em janeiro, o Viva Mais Garanhuns foi tema de reportagem aqui no blog. 
          Relembre, clicando aqui
.