domingo, 10 de fevereiro de 2019

Pesquisa revela: 75% dos garanhuenses aprovam Governo Izaias

Quanto aos eventos realizados em Garanhuns, levantamento do Instituto Analysis revelou 
que a Magia do Natal é aquele que traz o maior benefício, e o que tem mais impacto no município.

Uma pesquisa de avaliação realizada pelo Instituto Analysis  Pesquisa e Mercado apontou a preferência dos garanhuenses com relação aos eventos realizados na cidade e também sobre a qualidade de alguns serviços prestados à comunidade pela esfera pública. O levantamento também auscultou a população de Garanhuns quanto ao desempenho dos governos: municipal, que tem à frente o prefeito Izaías Régis, o estadual, comandado pelo reeleito Paulo Câmara, e o federal, reformulado com a eleição de Jair Bolsonaro.  

Quanto aos eventos realizados em Garanhuns, na opinião de 50,2% dos entrevistados, a Magia do Natal é aquele que traz maior benefício e que tem mais impacto no município. A decoração nas ruas, praças e no Palácio Celso Galvão foi escolhida como a atração mais importante, e a que chama mais atenção.

Já sobre a avaliação de alguns serviços públicos prestados à população, o executivo recebeu avaliação positiva de 66,2%, quando o estudou se debruçou a saber como estava a educação (neste caso, a escola em cada bairro). Na seara da Assistência Social, o índice foi ainda melhor, já que 72% se disseram satisfeito com o atendimento. Outro setor que chama atenção pelo bom desempenho, é o de iluminação pública. Essa divisão está ligada a Secretaria de Infraestrutura, e é comandada por Bruno Silva. Na aferição do Instituto, esse departamento registrou 71,2% de aprovação, entre ótimo e bom. Limpeza pública se saiu ainda melhor, uma vez que 78,9% aprovam o serviço desempenhado pelo Governo local. Quanto aos postos de Saúde, o resultado também foi acima do esperado, pois no estudo, 63,4% dos entrevistados avaliaram positivamente o serviço. Transporte público também não se saiu mal, já que ele foi aprovado por 60,2%, segundo o levantamento.

Quando os garanhuenses foram perguntados sobre os serviços atribuídos ao Governo do Estado, os números se invertem. No caso da segurança pública, por exemplo, a avaliação dos entrevistados é de que a atuação da Polícia Militar aqui no município se desdobra com pouca fluidez, já que 54,4% consideram a atuação dela como péssima/ruim. A Polícia Civil, também não alcançou números favoráveis, uma vez que 53,2% não aprovam sua performance. O Serviço de saúde disponibilizado pelo Hospital Regional Dom Moura, foi outro setor que se saiu mal. É que para 50% dos entrevistados pelo Instituto Analysis Pesquisa e Mercado, o HRDM não cumpre o seu devido papel.

Governo bem avaliado - No que se refere a avaliação do desempenho dos governos, a gestão municipal comandada pelo Prefeito Izaías Régis (PTB), obteve boa avaliação, já que para 75,2% dos entrevistados, o Governo local executado um trabalho ótimo/bom. 22,7% desaprovam a atuação, enquanto que 2,2% não sabem.

Em se tratando do Executivo Estadual, onde o Governador Paulo Câmara (PSB), está à frente dos trabalhos, 50,9% não aprovam a forma como a gestão vem sendo conduzida. 42,6% discordam, e avaliam que Câmara está no caminho certo. 6,5% não sabem.

Quanto a esfera Federal, liderado pelo Presidente Jair Bolsonaro (PSL), o resultado ficou assim: 45,1% aprovam, na medida em que 28,9% desaprovam. 26,1% não sabem.

Metodologia – A Pesquisa quantitativa, por amostragem do Instituto Analysis, foi realizada aqui em Garanhuns, entre os dias 20 e 30 de janeiro de 2019. Ao total, 402 pessoas foram ouvidas em pontos residenciais. A Margem de erro é de 5 pontos percentuais, para mais ou para menos. O Intervalo de confiança do estudo é de 95,0%.


Abaixo, você confere os números do estudo:

.

.

.

.

.

.

.

Garanhuns apresenta resultados positivos de gestão previdenciária

Por meio de suas aplicações, órgão conseguiu um rendimento de 10,32%. 
Esse resultado, supera a meta preestabelecida. (Secom/PMG).

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Garanhuns (IPSG) segue promovendo boas práticas de gestão que comprovam o compromisso com as normas e exigências necessárias para o funcionamento do Regime Próprio de Previdência (RPPS). As iniciativas vêm permitindo que o Instituto seja reconhecido nacionalmente, e assim, continue concorrendo a prêmios de boa governança que evidenciam a transparência e a responsabilidade no trabalho desempenhado pelo órgão municipal.

Este ano, o município teve o seu Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP) renovado até o mês de junho de 2019. O documento atesta o cumprimento dos critérios e exigências da Lei Federal 9.717/98, e comprova que o órgão segue as normas de boa gestão de forma a assegurar o pagamento dos benefícios previdenciários dos seus segurados. Para este resultado, a gestão também trabalhou administrativamente para obter a Certidão Negativa de Débitos (CND), o que comprova que todos os entes do município cumpriram com seus débitos previdenciários.

Além disso, em seu orçamento, o IPSG, cumpriu a meta pré-estabelecida pela Secretaria da Previdência do Governo Federal Brasileiro, referente a política de investimento do IPCA, mais 6% ao ano. Concluindo que o ao final do exercício, o IPCA chegou a 3,92%, este valor seria de 9,92%. O IPSG, por meio de suas aplicações, conseguiu um rendimento de 10,32%, superando assim, a meta pré-estabelecida no início do ano.
.

Todas as conquistas vêm no momento em que diversos municípios estão passando por uma crise financeira, o que corrobora com o compromisso da administração municipal com a gestão previdenciária, explica o prefeito de Garanhuns, Izaías Régis. “Tenho certeza que todo o trabalho desempenhado será de grande importância no futuro, para garantir a aposentadorias e pensões dos próximos anos. Também zelamos pelo pagamento dos nossos servidores, que segue à risca a data estabelecida no calendário, inclusive com garantia do 13° salário”, destacou o gestor municipal.

Com o cumprimento de todas essas exigências o município está apto para continuar concorrendo prêmios de reconhecimento por sua gestão previdenciária, — como em 2018, quando o IPSG foi premiado pelo quarto ano consecutivo, e obteve o sexto lugar no ranking nacional da nona edição do Prêmio de Boas Práticas de Gestão Previdenciária da Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (Aneprem).

O presidente do IPSG, Marcelo Marçal, destaca o trabalho integrado entre os órgãos da municipalidade para o equilíbrio financeiro e atuarial do Instituto. “Continuamos procedendo com o cumprimento das obrigações patronais dos entes previdenciários de Garanhuns, que exigem de nós boas práticas de gestão dentro do Regime Próprio. Vale destacar que mesmo com todas as dificuldades econômicas encontradas em outros municípios, continuamos empregando medidas positivas em nosso município”, finalizou.
.