sábado, 5 de janeiro de 2019

Prefeito Izaías divulga data do Viva Dominguinhos edição de 2019

Este ano, evento acontecerá de 25 a 27 de abril. E como vem ocorrendo desde
sua primeira edição, o evento abrirá o São João do Brasil. (Secom/PMG).

O prefeito Izaías Régis divulgou a data no Viva Dominguinhos na tarde desta sexta-feira (04). O evento será realizado entre os dias 25 e 27 de abril deste ano. O Viva Dominguinhos abre a temporada de festividades juninas com uma programação repleta de artistas nacionais e locais que apresentam o autêntico forró nordestino, em homenagem ao sanfoneiro, cantor e compositor Dominguinhos, que nasceu em Garanhuns, e está sepultado no município, mais precisamente, no cemitério São Miguel.

O gestor do município ressaltou que a festa já faz parte do calendário junino do Nordeste “O Viva Dominguinhos já se consagrou como um dos maiores eventos culturais do Brasil, sendo hoje conhecido nacionalmente como o evento que abre o São João do Nordeste. Nós queremos ressaltar o forró tradicional, além de incentivar projetos e oficinas que fazem Garanhuns respirar cultura durante os três dias de evento. O Viva Dominguinhos cresce a cada ano, e em 2019 com certeza teremos um público ainda maior que nos anos anteriores, aumentando nossa movimentação econômica”, comemorou.
.

.

Garanhuns: Matrículas no município iniciam na próxima segunda

Para efetivarem sua inscrição, estudantes devem comparecer
à unidade escolar com a documentação completa. (Secom/PMG).

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) dará início ao processo de matrículas para estudantes que já integram a Rede Municipal de Ensino de Garanhuns e para aqueles que serão transferidos entre escolas a partir da próxima segunda-feira (07); seguindo com elas até a sexta-feira (11). As matrículas para alunos novatos, segundo informa a Seduc, deverão ser feitas no período de 14 a 18 de janeiro.

Para efetuar o procedimento é necessário que os pais ou responsáveis compareçam à Unidade de Ensino portando o documento de transferência da escola de origem do aluno (sem emendas e/ou rasuras); cópias simples da certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência com CEP, carteira de vacinação e cartão do SUS; comprovante de tipo sanguíneo e fator RH; requerimento de matrícula assinado pelo responsável do estudante para efeito de compromisso, acompanhamento e participação no processo de aprendizagem; perfil socioeconômico da família; e uma foto 3x4 recente.

Segundo a Seduc, só serão asseguradas as vagas para os estudantes que efetuarem as matrículas no prazo estabelecido, e de acordo com a quantidade de vagas ofertadas em cada unidade escolar.

Uninassau Garanhuns oferece 200 vagas em cursos gratuitos

Instituição oferta 4 opções de capacitações
nas áreas de Tecnologia da Informação e Exatas.

A Faculdade UNINASSAU Garanhuns promove, de 08 a 16 de janeiro deste ano, o Projeto Capacita. Ao todo, serão oferecidas 200 vagas em cursos gratuitos nas áreas de Tecnologia da Informação e Ciências Exatas. A iniciativa tem como objetivo promover a capacitação da população para o mercado de trabalho, por meio da oferta de cursos gratuitos de rápida duração e com certificado.  

A programação conta com quatro cursos, que abordarão os temas: Marketing digital para empreendedores; Boas práticas em segurança digital; Como utilizar a calculadora científica; e Como utilizar a calculadora financeira HP12C. As aulas acontecem nas dependências da Instituição de Ensino Superior (IES), no turno da noite.   

Segundo o diretor da UNINASSAU Garanhuns, Francisco Sarinho, o Projeto é uma grande ocasião para que a comunidade possa aumentar o seu potencial profissional. “O Capacita é uma oportunidade para que os participantes aperfeiçoem os seus conhecimentos, além de poderem aprender novas habilidades e competências, visando a oportunidade de empreender ou disputar uma vaga de inserção ou recolocação no mercado de trabalho, seja ele local, regional ou estadual”, destaca. 

Para conferir a lista completa dos cursos disponíveis em cada uma das IES e realizar as inscrições, os interessados em participar do Capacita 2019 devem clicar aqui, e selecionar a cidade onde os cursos serão realizados.

No dia do evento, é solicitado aos participantes que façam a doação de 1 kg de alimento não perecível, que posteriormente serão repassados a instituições filantrópicas.

No Parque: Academia Garanhuns abre processo de inscrições

Interessados devem comparecer à Secretaria de Juventude, Esportes
e Lazer de acordo com cada especificidade. (Secom/PMG).

A Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer irá disponibilizar mais vagas para a Academia Garanhuns. O espaço beneficiou inicialmente mais de 700 pessoas desde sua inauguração, em dezembro de 2018, e agora abrirá mais 150 vagas gratuitas para os frequentadores do Parque Euclides Dourado. Ao todo, serão quatro turmas disponíveis durante a semana. Os interessados devem comparecer à Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, de acordo com sua necessidade, a partir da próxima segunda-feira (07).

De acordo com a pasta, as matrículas são destinadas a pessoas com idades a partir dos 15 anos completos. Os interessados maiores de 15 anos e menores de 18 anos devem levar originais e cópias, dos documentos de Identidade; CPF e o comprovante de residência, tanto do aluno, quanto do responsável (pai, mãe, tio (a)), que inclusive, também deve estar presente no ato da matrícula para assinar a documentação. As pessoas com idades entre 18 e 59 anos devem apresentar a Identidade; o CPF e o comprovante de residência (original e cópia). Já os cidadãos com 60 anos ou mais, precisam apresentar identidade; CPF e Comprovante de Residência (original e cópia), além de um atestado específico para a prática de exercícios de musculação, emitido por um médico.

No momento da inscrição, o aluno assinará a ficha cadastro, bem como responderá e assinará um questionário sobre suas atuais condições físicas e de saúde, além de tirar uma foto, portanto, apenas o aluno poderá se matricular.
.

Confira as vagas e horários disponíveis:
VAGAS DISPONÍVEIS:

1. TURMA – SEGUNDA/QUARTA E SEXTA
- Das 5h30min às 6h10min – 3 Vagas
- Das 6h10min às 6h50min – 3 Vagas
- Das 6h50min às 7h30min – 10 Vagas
- Das 7h30min às 8h10min – 5 Vagas
- Das 8h50min às 9h30min – 8 Vagas

OBSERVAÇÃO: As Inscrições para as vagas acima serão realizadas, EXCLUSIVAMENTE, nesta SEGUNDA-FEIRA (07), DAS 8 ÀS 11H, NA SECRETARIA DE JUVENTUDE, ESPORTES E LAZER, localizada no Parque Euclides Dourado.

2. TURMA – SEGUNDA/QUARTA E SEXTA
- Das 17h às 17h40min – 7 Vagas
- Das 17h40min às 18h20min – 6 Vagas
- Das 18h20min às 19h – 3 Vagas
- Das 19h às 19h40min – 4 Vagas
- Das 20h20min às 21h – 3 Vagas

OBSERVAÇÃO: As inscrições para as Vagas acima serão realizadas, EXCLUSIVAMENTE, nesta TERÇA-FEIRA (08), DAS 8 ÀS 11H, NA SECRETARIA DE JUVENTUDE, ESPORTES E LAZER, localizada no Parque Euclides Dourado.

3. TURMA – TERÇA/QUINTA E SÁBADO
- Das 6h10min às 6h50min – 5 Vagas
- Das 6h50min às 7h30min – 9 Vagas
- Das 7h30min às 8h10min – 16 Vagas
- Das 8h10min às 8h50min – 26 Vagas
- Das 8h50min às 9h30min – 28 Vagas

OBSERVAÇÃO: As inscrições para as Vagas acima serão realizadas, exclusivamente, nesta QUARTA-FEIRA (09), DAS 8 ÀS 11H, NA SECRETARIA DE JUVENTUDE, ESPORTES E LAZER, localizada no Parque Euclides Dourado.

4. TURMA – TERÇA/QUINTA E SÁBADO
- Das 17h às 17h40min – 2 Vagas
- Das 17h40min às 18h20min – 4 Vagas
- Das 19h às 19h40min – 2 Vagas
- Das 19h40min às 20h20min – 2 Vagas
- Das 20h20min às 21h – 5 Vagas

OBSERVAÇÃO: As inscrições para as Vagas acima serão realizadas, exclusivamente, nesta QUINTA-FEIRA (10), DAS 8 ÀS 11H, NA SECRETARIA DE JUVENTUDE, ESPORTES E LAZER, localizada no Parque Euclides Dourado. 

Paulo reconduz Francisco Dirceu à procurador-geral de Justiça

Promotor, que está à frente do  Ministério Público desde 2017, segue
no posto para o biênio 2019/2021. (Foto: Roberto Pereira/SEI).

O governador Paulo Câmara oficializou, neste sábado (05), no Palácio do Campo das Princesas, a recondução do promotor Francisco Dirceu Barros para o cargo de procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Pernambuco (MPPE). Dirceu, que está à frente do órgão desde 2017, segue no posto para o biênio 2019/2021. Ele foi o primeiro colocado na eleição realizada ontem pelos membros da Instituição, com 281 votos. Além de Dirceu, constavam na lista tríplice apresentada após o pleito interno os nomes dos procuradores Maviael de Souza Silva e Paulo Augusto de Oliveira – ambos da atual gestão.

“Recebemos com muita satisfação a lista tríplice do Ministério Público e, dentro das normas constitucionais, demos, mais uma vez, a oportunidade a Francisco Dirceu, que fez um trabalho muito bom nos últimos dois anos, com parceria com todos os Poderes. Estamos muito felizes pela forma como ele tem trabalhado em todo o Estado. Então, poderá, por mais dois anos, conduzir o destino do Ministério com a competência que mostrou, e a gente não tem dúvida de que a instituição continuará a trabalhar em favor da democracia, dos direitos, da harmonia dos Poderes e da população de Pernambuco”, afirmou o governador.

Francisco Dirceu Barros tem 52 anos, é mestre em Direito (Ordem Jurídica Constitucional), especialista em Direito Penal e Processo Penal, professor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) no curso de pós-graduação em Direito Eleitoral, professor de dois cursos de pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal, com experiência em cursos preparatórios para concursos do Ministério Público e Magistratura, lecionando as disciplinas de Direito Eleitoral, Direito Penal, Processo Penal, Legislação Especial e Direito Constitucional. Dirceu exerceu as funções de promotor de Justiça Criminal e da Justiça Eleitoral. O novo procurador de Justiça é escritor com 67 livros jurídicos publicados.