sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

MEC cria Universidade Federal do Agreste de PE e reitor é nomeado

Quem ocupará o posto será o professor Airon de Melo, que é graduado, 
mestre doutor em zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

O Ministério da Educação (MEC) criou, nessa quinta-feira, dia 12 de dezembro, a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape).

Outras quatro universidades foram criadas, são elas: a Universidade Federal de Catalão (UFCat), Universidade Federal de Jataí (UFJ), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

Os reitores das instituições tomaram posse também  nesta quinta, em cerimônia realizada em Brasília, na sede do Ministério da Educação (MEC). Para UFAPE, foi nomeado como reitor o professor Airon Aparecido Silva de Melo, que é graduado, mestre e doutor em zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

A UFAPE, cuja implantação está orçada em R$ 121 milhões de reais, nasce do desmembramento do campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFREP) instalado aqui em Garanhuns. Criada a partir de emenda proposta pelo então senador Armando Monteiro (PTB), ainda em 2018, a UFAPE, que até então operava como Campus da UFRPE com 160 professores poderá  contratar outros 600.

Os cursos superiores oferecidos na IES nos dias de hoje, são sete; (Veterinária, Zootecnia, Ciência da Computação, Agronomia, Engenharia de Alimentos e Licenciatura em Letras e em Pedagogia); por força da criação da nova universidade, todavia, poderão chegar a trinta. Novos cargos administrativos também serão criados; estima-se que até 1.500.

Izaías Régis: “Quero parabenizar o professor Airon Melo, que tomou posse hoje à tarde, no Ministério da Educação, em Brasília, como Reitor pro Tempore da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco. Estamos muito felizes com a sua nomeação. Venho há meses mobilizando a nossa bancada federal para que esse dia chegasse com a rapidez que precisávamos, e finalmente chegou. A UFAPE representa a concretização do sonho de ver Garanhuns se consolidando na liderança como polo educacional e sediando uma Universidade Federal que atende a muitos outros municípios, mas que é daqui, que é nossa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário