quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

DEZEMBRO VERMELHO: Ação da Secretaria de Saúde beneficiou a população de Garanhuns nesta quinta-feira (19)

Iniciativa contou com o apoio do ônibus ‘Prevenção
Para Todos’, e promoveu 480 testes rápidos.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), promoveu, nesta quinta-feira (19), no Espaço Luís Jardim, uma ação alusiva ao ‘Dezembro Vermelho’, que busca conscientizar a população sobre o combate ao vírus HIV, além da prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) e hepatites virais. A iniciativa contou com o apoio do ônibus ‘Prevenção Para Todos’, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Na ocasião, 120 pessoas foram beneficiados em 480 testes rápidos de HIV, sífilis, hepatite B e C. Além de 120 procedimentos de aconselhamento e a distribuição de preservativos. A equipe foi formada por profissionais de biomedicina, enfermagem, psicologia e assistência social. O pedreiro Marcos Antônio da Silva aproveitou a oportunidade para buscar a prevenção e realizar seus exames. “Acho essa iniciativa muito importante, pois temos que fazer os exames para se manter informado. E assim cuidar de si e o melhor”, declarou.

A coordenadora do CTA, Fabíola Lins, destacou a relevância da campanha e da rede de atendimento no combate ao HIV e prevenção das infecções sexualmente transmissíveis. “Por uma questão cultural muitas pessoas acabam não procurando o serviço que o município dispõe, que é o CTA/SAE. Essa ação de hoje é justamente uma forma de alertar para a importância de se prevenir e realizar a testagem para as infeções sexualmente transmissíveis e hepatites virais”, pontuou.

CTA/SAE — O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA)/Serviço de Assistência Especializada (SAE) — Espaço Pró-vida funciona como referência no desenvolvimento de ações de prevenção, diagnóstico e aconselhamento do HIV, hepatites B e C, sífilis, e outras infecções sexualmente transmissíveis no município. O serviço funciona na rua Mato Grosso do Norte, n° 26, no bairro Boa Vista (próx. a sorveteria Doce Mel), de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h, para os serviços do Centro de Testagem e Aconselhamento. Já os atendimentos do Serviço de Assistência Especializada, acontecem às quartas-feiras, das 07h às 16h. O telefone para contato é (87) 3763-1790.
.

Com informações da Secom/PMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário