segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Garanhuns: Indecisão do eleitorado tem provocado diversos estudos sobre intenção de voto

Em um deles, trazido ao conhecimento da redação do Blog nesta segunda (25), 
a indecisão se repete. Nele, Sivaldo lidera a disputa pela prefeitura, mas com pequena vantagem.

No próximo ano, a exemplo do que ocorrerá nos demais municípios Brasileiros, Garanhuns também escolherá seus novos representantes políticos; prefeito e vice; e ainda 17 novos vereadores. Desde o início do ano, o Blog do Gidi Santos obteve acesso a cinco pesquisas de intenção de voto para Prefeitura Municipal. Em todas elas, o cenário se mostra indeciso com nomes se alternando na liderança, assim como nas primeiras posições.

Em um dos estudos por exemplo, a liderança é ocupada pelo vereador Zaqueu Naum Lins (PP). Noutro, o médico Silvino Duarte aparece rigorosamente empatado com o deputado Estadual Sivaldo Albino (PSB); este, que por sua vez lidera os três últimos levantamentos. 

         Quanto ao vice-prefeito, Haroldo Vicente, com o apoio de Izaías ele figurou em um desses estudos vencendo os três, todavia em confrontos diretos. Aliás, Silvino, Zaqueu, Sivaldo e Haroldo sempre aparecem nas quatro posições iniciais; nem sempre, claro, nesta ordem. Outros postulantes também pontuam, entretanto oscilando entre 1 e 5%. 

Diante da indecisão do eleitorado local, os estudos de intenção de voto tem se multiplicado aqui em Garanhuns. Em um deles, trazido ao conhecimento do Blog em reserva nesta segunda (25), a indecisão se repete. Nele; por meio de entrevista estimulada, onde os pré-candidatos tem seus nomes apresentados aos entrevistados, o Deputado Estadual Sivaldo Albino aparece liderando a disputa. De acordo com o estudo, ele tem 17% das intenções de voto; quatro a mais que o médico Silvino Duarte, que tem 13%. Haroldo é o terceiro colocado com 10,5%; ao tempo em que Zaqueu é o quarto, com 7%.

Vale dizer, o estudo tem base empírica; não científica. Em sua aplicação, ele não associou apoio político a nenhum dos pré-candidatos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário