segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Programação do Festival de Literatura Infantil de Garanhuns é divulgada

Tradicional no calendário literário da cidade, Festival contará com cortejos, exposições, atividades formativas
para adultos e crianças, conversas com autores, feira de livro e ainda apresentações culturais. (G1).

A programação do Festival Internacional de Literatura Infantil de Garanhuns, foi divulgada. Esta é a quinta edição do evento que vai contar com 45 atividades gratuitas em quatro dias. O Filig vai acontecer de 24 a 27 de outubro e espera receber público de quatro mil pessoas, vindas também da região do Agreste. Com o tema “Africanidades – um mundo de histórias e memórias”, o Festival é idealizado pela Ferreira Costa, empresa nascida na cidade que que chega aos 135 anos de atuação, junto a Proa Marketing Cultural e Projetos.

Já tradicional no calendário literário da cidade, vai trazer cortejo, exposição, momentos de leitura, atividades formativas para adultos e crianças, conversas com autores, feira de livro, além de apresentações culturais. A programação vai ocupar o Centro de Produção Cultural do Sesc Garanhuns, a Unidade Acadêmica de Garanhuns e a turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Ranser Alexandre Gomes, no bairro do Magano. “O Filig é a realização de nosso comprometimento com a educação e com o município, que já espera por esse evento”, afirma Pietra Costa, representante da Ferreira Costa.
.

O escritor e ilustrador Luciano Pontes, especialista em literatura para infância, assina novamente a coordenação pedagógica e a curadoria do festival. “A oralidade é criada e recriada dentro do ciclo contínuo da vida, e perpassa a literatura reconectando às ancestralidades, mas, diante da fragilidade de nossas memórias e a visão de uma “história única” homenagearemos a diáspora africana para celebrar a palavra ancestral que fundamentou e fundamenta nossa cultura brasileira”, pontua. Para esta edição, foram convidados nomes importantes nesse resgate e defesa das matrizes africanas, como o escritor e contador de histórias nigeriano, Sunny; o autor infantil e ilustrador sul-africano, Piet Grobler; a autora e contadora de histórias cubana, Teresa Cárdenas; a pedagoga e escritora paulista, Kiusam de Oliveira; e o professor, pesquisador e terapeuta, Hugo Monteiro.
.

Para conferir a programação completa do evento, clique aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário