quinta-feira, 30 de maio de 2019

RECONHECIMENTO: Pesquisa do Instituto Plural revela que 68% da população aprova a administração do Prefeito Izaías Régis

Izaías: “Mesmo com o país em crise há anos, contrariando as 
expectativas, vamos tornando o município cada vez melhor para se viver!"

      Realizada entre os dias 25 a 27 de abril deste nas zonas rurais e urbana do município de Garanhuns, uma pesquisa de Opinião e Avaliação Político-administrativo do Instituto Plural, revelou números positivos para o atual Prefeito Izaías Régis (PTB), quando o tema envolve a sua aprovação. De acordo com o estudo, 68% dos garanhuenses aprovam a administração do atual Prefeito; que foi avaliada como ótima e boa por 66% dos entrevistados.
         
         Quatro serviços da administração receberam avaliação positiva. Educação (ensino nas escolas) recebeu aprovação de 68%, com 66% dizendo estar satisfeito com a merenda escolar e 64% assegurando ser boa ou ótima, a conservação e organização das unidades escolares. Outro dado positivo a favor da gestão, ficou por conta do serviço de Transporte de Estudantes. Ele recebeu 60% de aprovação, com 10%, o considerando regular.

Iluminação pública, setor que é comandado por Bruno da Luz, na Secretaria de Infraestrutura, bateu a marca de 66%, ao tempo que na Saúde, pasta que desde o ano passado é ocupada por Nilva Mendes, os atendimentos nas UBS’s, foram considerados ótimos/bons por 56%, com 26% dizendo que ele é regular. Quanto a limpeza urbana, com varrição e recolhimento de lixo, a aprovação dos garanhuenses foi de 84%.
.

Outro dado aferido no levantamento, indagou os garanhuenses sobre como está a vida deles, por efeito da administração Izaías Régis, e aí entenda-se o período que compreende as duas gestões até aqui, ou seja, seis anos e meio. Mais uma vez o número foi positivo. 66% dos entrevistados pela Plural, afirmaram que está melhorando.

Quando o Instituto se debruçou a saber como as pessoas se sentem morando em Garanhuns, o número surpreendeu ainda mais. É que 86% alegou estar satisfeito ou muito satisfeito, ao tempo em que 10% se disse insatisfeito, e apenas 4%; indiferente.

Nas redes sociais, o Prefeito Izaías Régis destacou a importância do trabalho do Governo Municipal, para assegurar melhor qualidade de vida para a população. “Mesmo com o país em crise há anos, contrariando as expectativas vamos tornando o município cada vez melhor para se viver! Dignidade, respeito e cuidado com o povo garanhuense são princípios fundamentais da nossa gestão. Com muito trabalho e amor por Garanhuns, vamos transformando nosso sonho em realidade!”, escreveu ele no Facebook.
.

Política – Outros dois dados colhidos pela Plural em abril, também foram favoráveis à Izaías. Um deles, que indagou a população sobre quem seria o melhor Prefeito da história de Garanhuns, apresentou o seguinte resultado: 45% Izaías, 6%, Silvino, e 5% Ivo Amaral.

Em 2020, Izaías não poderá ser candidato a reeleição, apesar disso, a Plural quis saber a intenção de voto espontâneo do garanhuense. Mais uma vez, e sem nenhuma surpresa, o Prefeito aparece liderando. Neste recorte do estudo, Régis tem 15%, enquanto que seu arquirrival, o Deputado Estadual Sivaldo Albino (PSB), apenas 4%. Zaqueu tem 3%; Silvino e Haroldo, correndo por fora, apenas 1%, cada.
.

Governador em baixa – Se por um lado, a avaliação do governo Izaías somou números que estão sendo comemorados pelos governistas, o mesmo não acontece com executivo estadual; que esta sob o comando do  Governador Paulo Câmara (PSB).

Se para Izaías o céu é de brigadeiro, para Câmara, não se pode dizer o mesmo. Segundo dados da pesquisa, 51% considera ruim ou péssima a gestão do socialista. Ótimo e bom, representam juntos, 24%, ao tempo em que regular 14%, e não sabe/não opinou, 10%.

Não por acaso, os serviços administrados pelo Governo do Estado de Pernambuco aqui em Garanhuns, também não apresentaram bons resultados. Dois exemplos deixam claro isso. Segurança foi considerada ruim/péssima por 48%, e não menos importante, abastecimento d'água, foi reprovado por 45% dos entrevistados.

Números do levantamento - Ao total, 300 pessoas foram entrevistadas pela Pesquisa da Plural; sendo que 140 (47%), do sexo masculino e 160 (53%), do sexo feminino. 263 pessoas, ou seja 88% foram ouvidos na Zona urbana, enquanto que 37 (12%), na zona rural.

As entrevistas realizadas, levaram em consideração variáveis como sexo, faixa etária, grau de instrução, renda familiar, local de residência, bairro/distrito e religião.

Vale dizer, o estudo realizado aqui em Garanhuns pela Plural ainda se debruçou sobre outros temas, que envolvem desde a administração ao atual cenário político e eleitoral do município. Aguardem, pois nos próximos dias eles serão abordados aqui, através de nova publicação. Já nesta sexta, estaremos fazendo uma avaliação política dos números.

Nenhum comentário:

Postar um comentário