terça-feira, 16 de abril de 2019

TCE: “Prefeitura de Garanhuns é destaque em Transparência Pública”

De acordo com Tribunal de Contas, município passou do
status moderado para o de desejado nesse quesito. (Secom/PMG).

O município de Garanhuns continua se destacando no quesito Transparência Pública. O Tribunal de Contas do Estado (TCE), que acompanha a transparência dos municípios, divulgou, hoje (16), o último levantamento realizado nas prefeituras do estado. A lista está indexada pelo Nível de Transparência e ordem alfabética, Garanhuns atingiu 94%, com 654 pontos, ficando na frente de municípios como Recife, Caruaru, Petrolina, Araripina e Olinda.

O resultado da apuração do Índice de Transparência dos Municípios Pernambucanos - ITMPE das Prefeituras relativo ao ano de 2018, foi feito a partir da fiscalização realizada nos Sítios Oficiais e Portais de Transparência das 184 Prefeituras pernambucanas. O status do município de Garanhuns passou de moderado para desejado com todos os requisitos obrigatórios atendidos. Para conferir os detalhes, basta clicar aqui.

Segundo o relatório, observou-se que, em relação aos patamares alcançados no ano anterior, a média do ITMPE das Prefeituras apresentou elevação de 0,46 para 0,72, demonstrando, de modo geral, uma visível evolução da qualidade da informação e das ferramentas de consulta disponibilizadas pelos municípios pernambucanos em seus Sítios Oficiais e Portais de Transparência.

Os critérios de avaliação, segundo informa o Governo Municipal, foram divididos em grupos, quais sejam: Transparência Ativa (disponibilização da informação independentemente de requerimentos); Transparência Passiva (disponibilização da informação mediante provocação, através do Serviço de Informação ao Cidadão presencial e eletrônico - SIC e e-SIC); e Boas Práticas de Transparência.

Glauco Brasileiro, controlador Geral do Município (foto ao lado), responsável pela coordenação do Portal da Transparência, destaca o trabalho feito durante os últimos anos. “O Portal da Transparência está em constante atualização, contamos com a participação de todas as Autarquias e Secretarias que integram a Prefeitura. Desde o início da Gestão estamos trabalhando para fornecer os melhores índices de transparência e vamos continuar com esse processo até atingir a nota máxima”.

O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, ressalta que isso sempre foi um compromisso de Governo. “O Portal da Transparência da Prefeitura de Garanhuns busca a cada dia praticar a cultura da transparência e do controle social no Município, importante para a Gestão e mais importante ainda para a população do município que pode acompanhar o nosso trabalho”, declarou o chefe do executivo local.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário