quinta-feira, 4 de abril de 2019

Reconhecimento: Jornalista será homenageada pela Câmara Municipal

Por iniciativa dos vereadores Alcindo Correia e Carla Patrícia, Selma Melo será agraciada
com a medalha Aurora Cristina e com um título de cidadã honorária de Garanhuns.

A jornalista Selma Mello, que atualmente apresenta o programa Jornal, Café e Notícias, nas manhãs da Web Rádio Antena, e que assina desde 2012, um dos veículos de comunicação mais acessados e respeitados da região Agreste Meridional de Pernambuco, o Blog Jornal Sináculo, receberá duas homenagens em vida da Câmara Municipal de Garanhuns; numa forma de reconhecimento ao seu trabalho.

Por iniciativa do vereador Alcindo Correia (PCdoB), a profissional de imprensa será agraciada com a medalha Deputada Aurora Cristina Rolim de Andrade, enquanto que por resolução proposta pela vereadora Carla Patrícia, Selma receberá um título de cidadã honorária de Garanhuns; já que é natural do município vizinho de Lagoa do Ouro.

Surpresa - Na última quinta-feira, a jornalista foi surpreendida com a notícia, durante o programa que apresenta na Web Rádio Antena, já que o vereador Alcindo Correia, fez questão de revelar sua indicação pessoalmente. Resultado: muita emoção tomou conta do momento, e ambos vieram as lágrimas. Passada a emoção, a radialista agradeceu o gesto do parlamentar, dizendo se sentir honrada com a homenagem.

Ela também fez questão de externar o seu agradecimento a todos os vereadores; ressaltando a importância da Câmara Municipal contar com quatro mulheres na atual legislatura. “Fico lisonjeada com a lembrança que partiu de Alcindo e de Carla; e que foi subscrita por todos os parlamentares. Aproveito também para dizer da justa homenagem que o povo de Garanhuns estende as mulheres, pelo fato de quatro de nós manterem assento no Poder Legislativo local”, registrou a jornalista.
.

A Medalha - Criada em 2017, pela então presidente da Câmara, a vereadora Carla Patrícia, a popular Carla de Zé de Vilaço; ela é concedida a mulheres que se destacaram no seio da sociedade local, mas especialmente prestaram relevantes serviços na área social, como é o caso da jornalista, já que ela ocupou diversos postos na condição de voluntária aqui no município, isso é, sem nenhuma remuneração.

Cunhada em bronze, a medalha contém de um lado, o brasão do Poder Legislativo, em auto relevo, enquanto que do outro, o número da Resolução, junto com a frase: “Este é o reconhecimento do povo de Garanhuns, àquela que prestou relevantes serviços ao povo de Garanhuns”. E no caso da jornalista, não foram poucos. Confira alguns deles:
.

Histórico de vida e trabalho - Natural da cidade de Lagoa do Ouro; filha de Arlindo Viera de Melo e Itamar Gonçalves de Melo; Selma Gonçalves de Melo tem 57 anos, é casada, mãe de três filhos, e reside em Garanhuns desde os primeiros meses de vida.

Aluna dos colégios XV de Novembro, Municipal e Santa Sofia; Selma é jornalista, radialista e blogueira; sendo que atualmente ainda é acadêmica do curso de Ciências Políticas da Universidade Laureate Internacional, pólo Garanhuns.

Ex-membra do Conselho de Alimentação Escolar de Garanhuns (CAE), ela acumula passagem pela Tesouraria do Clube Sete de Setembro, durante a gestão do ex-presidente, Severino Albino, e ainda na Diretoria da Secretaria de Cultura do Governo Municipal, durante a gestão do Ex-Prefeito de Garanhuns, Bartolomeu Quidute.
.

Por nove anos, ela atuou como professora de alfabetização e ressocialização na cadeia pública de Garanhuns; oportunidade onde esteve ligada aos programas educacionais de jovens e adultos, “Brasil Alfabetizado” e “Pernambuco Escolarizado”; ambos ligados ao Instituto de Educação Professor Paulo Freire.

No Programa Mova Brasil, também dedicado a educação de jovens e adultos, Selma desenvolveu e publicou um Cartilha do Recluso, cuja finalidade era a alfabetização solidária, destinada aos aprisionados do Sistema Penitenciário de Pernambuco.

Já no Programa Mais Educação, na Escola Municipal Letácio Brito Pessoa; localizada no bairro da boa vista, ela ocupou o posto de Monitora de PPS (Programa de Prevenção a Saúde Física, Mental e Ambiental), e ainda o de Monitora de Patrimônio Público.
.

Primeira Mulher de Garanhuns e do Estado de Pernambuco a coordenar o FNUSUAS, que é o Fórum Nacional de Usuários do Sistema Único de Assistência Social, Selma ainda é membra e palestrante efetiva do NIPAC/9ªBPM, que é o Núcleo Integrado de Prevenção e Ações Comunitárias; cuja finalidade é estimular condutas cívicas, morais, de prevenção as drogas e a violência, e ainda disseminar a cultura de paz, entre crianças e adolescentes das escolas de Garanhuns e região Agreste Meridional do Estado.

Mesma finalidade, tinha o Programa Educacional de Resistência a Drogas e a Violência (PROERD), também de autoria da Polícia Militar do Estado de Pernambuco, onde Selma era membra e palestrante efetiva do mesmo modo.

Uma das responsáveis pela instalação da Delegacia da Mulher em Garanhuns; durante o ano de 2016 Selma ocupou a presidência municipal do PMB (Partido da Mulher Brasileira).
.

Colunista social por 17 anos, ela reúne passagens pelos jornais “Informa Garanhuns”, “O Monitor” e ainda o “Gazeta de Garanhuns”, sendo que entre os anos de 2005 e 2010 ela foi proprietária e redatora chefe do “Jornal Sináculo, o Selo de um Povo”.

Além desses periódicos, Selma ainda conduziu o programa “Flash Social, na TV AG/Garanhuns; bem como apresentou o Programa “Bom dia Comunidade”, no ar de segunda a sexta, pela Rádio 87 FM, ambos do Grupo HC Comunicação.

Ligada a comunicação há 20 anos, atualmente ela apresenta um periódico na Web Rádio Antena; intitulado de “Café, Jornal e Notícias”. O Programa, que vai ao ar de segunda a sexta, sempre das 08 as 09 da manhã, é líder de audiência da rádio.

        Entrega - A solenidade que marcará a entrega do título de cidadã honorária, bem como da Medalha Aurora Cristina Rolim de Andrade a jornalista Selma Melo, deve ocorrer nas dependências da Câmara Municipal. A data ainda não foi definida.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário