sábado, 20 de abril de 2019

Prefeitura Municipal inicia padronização das feiras livres de Garanhuns

Processo acontece de forma gradual e já beneficia feirantes dos 
bairros Heliópolis, Magano e Boa Vista. (Secom/PMG).

A Prefeitura de Garanhuns deu início à padronização, organização e manutenção das feiras livres realizadas em espaços públicos do município. A mudança tem o intuito de reestruturar os locais; oferecendo melhores condições de trabalho para os feirantes e atendendo aos anseios dos clientes. A implantação ocorre de forma gradual nos espaços e algumas bancas já foram instaladas nas feiras da avenida Santa Terezinha, no bairro Magano, e da Boa Vista. Na útima quinta-feira, 18 de abril, os equipamentos chegaram à feira livre da avenida Oliveira Lima, no bairro Heliópolis.

Visando o comércio de alimentos de forma higiênica, os novos modelos de bancas serão desmontáveis, o que permite que sejam armazenadas em um local adequado, o que não era feito anteriormente. Diversas bancas ficavam expostas ao ar livre e empilhadas em locais irregulares, não atendendo aos padrões sanitários exigidos. A montagem e desmontagem passa a ser realizada em horários definidos, de acordo com cada feira.

Outra etapa da padronização consiste na identificação dos profissionais, por meio de crachás e uniformização. Ainda serão oferecidos cursos de qualificação, para que os feirantes possam se capacitar em gestão financeira e no atendimento de clientes. A partir do próximo ano a venda de carnes também vai passar por adequações, e será feita apenas sob condições de refrigeração recomendadas pelos órgãos de vigilância sanitária.
.

Com o intuito de apresentar os benefícios da mudança e ouvir os profissionais que atuam nas feiras livres, o secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Gerson Filho, participou ontem (17) de uma reunião no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. Também estiveram presentes o diretor de Feiras do município, Piquê Vegas, e representantes da empresa responsável pela implantação do processo de padronização.

Todo o processo acontece de forma gradual e será acompanhado diretamente pela equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRMA). “É importante destacar que estamos cumprindo com a legislação, que determina que essas mudanças ocorram. Sabemos da importância cultural das feiras livres e que elas são um meio de subsistência para muitas famílias. Por isso a nossa preocupação é de disciplinar e organizar estes espaços, para que se tornem ainda mais atrativos para os clientes”, declarou o titular da pasta Gerson Filho.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário