sábado, 30 de março de 2019

Câmara: Alcindo quer ampliar o Viva Dominguinhos para São Pedro

Ideia do parlamentar, é levar cultura, entretenimento e ainda gerar emprego e renda para 
Distrito, com o Festival. “Pensou grande”, declarou um vereador sobre a proposta de Alcindo.

Consolidado no calendário festivo e turístico de Garanhuns, o Festival Viva Dominguinhos que chega a sua sexta edição em 2019, pode passar a ser realizado também no Distrito de São Pedro. É que por iniciativa do Vereador Alcindo Correia (PCdoB), a Câmara Municipal aprovou requerimento de autoria do parlamentar, que reivindica que o Governo de Garanhuns expanda o Festival para o Distrito, a partir do próximo ano.

O Evento - Criado para homenagear a vida e a obra do cantor, músico e compositor garanhuense, José Domingos de Moraes, o Festival Viva Dominguinhos demonstrou ano passado que está consolidado. Os números mostram isso. Em 2018, cerca de 200 mil pessoas estiveram nos dois polos da festa, ao tempo em que 91% dos 2,500 leitos disponíveis na rede hoteleira da cidade  foram ocupados.

Os dados, que são de uma pesquisa realizada á época pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo Municipal de Garanhuns; relacionada a movimentação dos negócios da cidade durante o período do evento, atestam ainda que 84% da rede alimentícia obteve aumento nas vendas; de 58% em média.

Como outro bom resultado, neste caso que se refere a geração de emprego e renda, destaque para 44% dos hotéis e pousadas que contrataram mão de obra para o período do Festival; o mesmo que foi feito por 55% dos estabelecimentos comerciais.
.

Passado o período do evento (de 19 a 21 de abril de 2018), a decisão desses empreendimentos se mostrou acertada, afinal, o fluxo de vendas para os comerciantes de alimentos e bebidas teve um acréscimo de 80% com o Festival; segundo levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Garanhuns.

Pensou grande – Na quarta-feira, ao apresentar o requerimento para expansão do Viva Dominguinhos para o Distrito de São Pedro, o vereador Alcindo Correia foi bastante elogiado. Na ocasião, teve até colega parlamentar que chegou a dizer que Correia “pensou grande”, já que além de exaltar a cultura nordestina e oferecer entretenimento; o evento ainda será crucial para geração de emprego e renda no Distrito.

Ex-Presidente do Poder Legislativo, a vereadora Carla Patrícia, concorda com essa opinião; tanto que na reunião ordinária da última quarta, ela aproveitou para anunciar que apresentará requerimento semelhante na casa, com objetivo de levar o Viva Dominguinhos para o Distrito que ela representa na Câmara; o de Iratama.

Vale dizer, para que o Viva Dominguinhos seja realizado em São Pedro e Iratama, bem como em Miracica; o Prefeito de Garanhuns Izaías Régis precisa decidir-se a esse favor.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário