segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Garanhuns: Enquete com votos "fake" pode ser levada a Justiça

Caso, envolve o Coronel Campos, que teria sido 
prejudicado; e o assessor Parlamentar Luiz Roldão.


Conforme temos acompanhado semanalmente, as enquetes promovidas nas redes sociais tem se disseminado de tal maneira, que isso tem agitado os grupos políticos não só de Garanhuns, mas também da Região Agreste Meridional. Se por um lado esses levantamentos não representam nenhum valor científico, bem como a sua metodologia também se apresenta de maneira restrita, por outro eles demonstram a capacidade de mobilização dos envolvidos em arregimentar votos à seu favor.

Diversos estudos que envolvem, sobretudo possíveis candidaturas a Prefeito e a Vereador, já foram realizados. A Fan-page Pernambuco.net, tem sido uma das mais ativas quando nos referimos a frequência desses levantamentos. Mais recentemente, a página promoveu um estudo em que os envolvidos são dois membros da imprensa local: Kléber Cisneiros e Gidi Santos (o último, editor deste Blog). Após 24 horas no ar, Gidi sagrou-se vencedor ao obter 55% dos votos, contra 45% de Cisneiros.

Se por um lado, o editor do Blog do Gidi Santos foi o preferido pelo atual Prefeito de Garanhuns, Izaías Régis (PTB), por outro, Kléber recebeu os votos de parte da oposição política local. Para o caso de Cisneiros, ele tem forte ligação com a vereadora Betânia da Ação Social, e ainda com Luiz Roldão, que é chefe de Gabinete da parlamentar. Ambos fizeram questão de votar no seu blogueiro preferido. No caso do editor do Blog do Gidi Santos, ele tem exercido um trabalho independente, crítico e com retidão, o que acabou sendo decisivo, no momento em que o chefe do executivo decidiu-se por ele. Vale dizer, Izaías não pediu apoio para o Blogueiro na enquete, apenas registrou sua preferência, numa eventual disputa ào posto de Vereador. Aliás, não apenas ele, mas outras 296 pessoas.

Repercussão – Neste domingo (3), o jornalista Roberto Almeida, repercutiu a enquete em que os dois membros da imprensa local ocuparam lados opostos. Em trecho de sua publicação, ele colocou em suspeição a idoneidade desses levantamentos, sobretudo naquele que envolve o vereador Alcindo Correia e o atual Secretário de Administração, Bruno Gomes. O estudo ao qual Roberto se refere, e que registramos, ainda não terminou, busca saber, quem deve ser o indicado ao posto de vice prefeito de Haroldo Vicente, numa eventual candidatura dele, apoiada pelo Prefeito Izaías em 2020. “O que não falta nessas disputas eletrônicas são “fakes”; perfis falsos criados na internet para garantir a vitória de determinado pré-candidato”, escreveu Roberto em seu Blog.

Como forma de embasar a informação, Almeida ilustrou a matéria com aquilo que segundo ele, seriam “fakes” votando a favor de Alcindo. O detalhe fica por conta do experiente jornalista não ter exibido outros “perfis supostamente falsos”, que registraram voto a favor de Bruno, como pode ser visto, abaixo:
.



Bronca – E por falar em “fakes”, já que eles são o assunto do momento; quem não anda nada satisfeito com essa prática é o Coronel Marcos Campos, articulador político para o Agreste Meridional do deputado federal Luciano Bivar (PSL), e pré-candidato a Prefeito de Garanhuns.

É que mais recentemente, ele teria sido vítima dessa prática escusa. Segundo apurou o blog, esses perfis falsos teriam assegurado a vitória de Luiz Roldão; numa enquete em que eles disputaram a preferência do eleitor para o posto de Prefeito. Luiz venceu o levantamento por 56% a 44%. A queixa maior do coronel nesse caso, está no fato de alguns fakes terem votado nele; a pedido de terceiros, no intuito de equilibrar uma suposta fraude para ambos os lados. Policial experiente, ele já investiga a prática, e no caso de elucidar o caso, ele deve acionar a justiça, já que não compartilha de atividades enganosas.

Não conseguimos acessar o levantamento na página Pernambuco.net. Tudo leva a crê que ele foi retirado do ar; já que o compartilhamento feito pelo próprio Luiz Roldão, sugere isso, como pode ser visto, abaixo. Não conseguimos contato com o administrador da Página Pernambuco.net.
.


O Blog está a disposição, acaso o assessor parlamentar
Luiz Roldão queira se pronunciar oficialmente sobre o caso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário